Edema Flashcards
Do que depende a correta circulação e distribuição sanguínea ?
Da açào coordenada do:
-Coração
-Vasos sanguíneos
-Sistema linfático
Qual é o papel do sistema linfático no sistema circulatório?
Os vasos linfáticos reabsorvem o excesso de líquido que foi retirado das artérias e que não retornaram às veias.
Na prática, compensa a o desequilíbrio das forças de Starling, que leva à tendência de retirar mais fluido do vaso do que será posteriormente reabsorvido.
Quais são os tipos de alteraçòes circulatórias?
-Alteraçòes por distúrbios de água e eletrólitos.
-Alteraçòes por distúrbio de volume de sangue circulante.
-Alteraçòes por disturbios circulatórios obstrutivos.
Qual o principal exemplo de distúrbio de água e eletrólitos?
Edema.
Qual é o conceito de um edema e quais alterações conduzem a ele?
Edema é o acúmulo anormal e excessivo de líquido livre nos espaços intersticiais ou nas cavidades corporais, causando inchaço e tumefação.
O edema vai ser ocasionado por fatores que levem à redução da pressão coloidosmótica capilar, aumento da pressão hidrostática capilar ou diminuição da drenagem linfática.
Como é a microscopia de um tecido em edema?
-Alargamento do espaço entre os constituintes celulares por acúmulo de líquido.
-Estruturas sendo afastadas
-Presença de material amorfo
-Se o líquido do edema for rico em proteínas, ele ficará eosinofílico no HE.
Como é a macroscopia de um tecido em edema?
Edemas são mais comuns em tecido subcutâneo de membros inferiores, e gera um aspecto brilhante, inchaço e aumento de peso do membro/órgão.
Qual é a diferença de um edema para uma efusão?
O edema vai ocorrer exclusivamente nos espaços intersticiais de um órgão/membro, o fluido fica se acumulando no espaço entre as células do local.
A efusão é caracterizada pelo acúmulo de líquido nas cavidades corporais, como no espaço pleural, na cavidade peritoneal, no espaço pericárdico.
NB:
-Água no espaço pleural = derrame pleural
-Água no pericárdio = derrame pericárdico
-Água na cavidade peritoneal = ascite
Qual é a diferença entre o edema localizado e a anasarca (edema generalizado) ?
O edema localizado se limita a um único membro, ocorre, por exemplo, só nas pernas ou só nos pulmões, e geralmente deriva de alterações circulatórias locais.
A anasarca é quando o edema está acometendo todo o corpo, e é causado por alterações circulatórias sistêmicas, como no caso da insuficiência cardíaca, renal ou nutricional.
Qual é o mecanismo por meio do qual a insuficiência cardíaca, renal ou hepática irá levar a um edema?
Qual é a diferença de um transudato para um exsudato?
Ambos são acumulados líquidos em um espaço do organismo (geralmente derivado de uma efusão).
Transudato = quando o líquido não possui muita celularidade ou proteínas, nesse caso, saiu do endotélio apenas o plasma, a parte líquida, e isso indica que a permeabilidade do vaso está resguardada.
Exsudato =Nesse caso, o líquido possui alta quantidade de células e proteínas em sua composição, indicando que a permeabilidade do vaso foi grande o suficiente para deixar vasar proteínas e células. Característica de processos inflamatórios.
Por que a reduçào da pressão coloidosmótica do capilar conduz a um edema?
A concentraçào de proteínas (albumina) no sangue gera a pressão coloidosmótica: uma força que “atrai” água para o vaso; na prática, não deixa que muito líquido saia do vaso, empurrado pela pressão hidrostática capilar.
Se a pressão coloidosmótica estiver reduzida, muita água vai sair dos vasos sanguíneos ao interstício, saturando a drenagem linfática: o resto vai se acumulando nesse interstício.
Isso ocorre em:
-Doença renal= condiçòes que levem a perda de albumina na urina (proteinúria) - síndrome nefrótica
-Doença hepática: pouca albumina é produzida - cirrose
-Desnutrição
Por que o aumento da pressão hidrostática capilar conduz a um edema?
A pressão hidrostática capilar é essa força derivada da pressão do líquido sobre a parede do vaso, esse líquido tenta sair do vaso, e quanto maior essa força, mais líquido sai efetivamente para o interstício.
Quando há maior quantia de sangue no vaso, maior é a força desse líquido para deixar o vaso, e a pressão coloidosmótica não é suficiente para reter a água no vaso.
Aumento de p. hidrostática está relacionado a falha de retorno venoso, que acumula água no vaso e aumenta pressão hidrostática.
Ocorre em:
-Insuficiência cardíaca congestiva, em que a pressão venosa sistêmica está aumentada, dificultando o retorno do sangue venoso (que retorna ao coração principalmente por ali ter uma pressão mais baixa, o que não ocrre na ICC)
-Trombose venosa profunda, em que uma massa está obstruindo uma veia e não deixando o sangue passar, este se acumula ali e conduz a um edema local
-Edema postural: quando a gravidade dificulta o retorno do sangue venoso qaundo se fica muito tempo em pé, que se acumulo nos pés.
Como uma falha na drenagem linfática vai levar a um edema?
No capilar, a pressão hidrostática resultante é maior que a pressã coloidosmótica resultante. Então, sempre há a tendência do líquido sair mais do que voltar para o vaso. E esse excedente é drenado para o sistema linfático. Então, se este falhar, haverá acumulo desse líquido no interstício e edema = linfedema.
Ocorre com:
-Obstrução do ducto linfático (por fibrose, tumor insasivo, infecção)
-Reação inflamatória obstruindo vasos linfáticos (elefantíase)
Aumento de permeabilidade capilar pode levar a um edema?
Sim.
Em condiçòes fisiológicas, o endotélio vascular fica permeável para o livre fluxo de água e cristalóides, sem permitir passagem das proteínas plasmáticas.
Se houver uma lesão enditelial, ação da histamina ou de outros fármacos, haverá aumento da permeabilidade vascular (aumento dos poros entre células endoteliais) e assim poderá ocorrer um edema por excesso de saída de componentes séricos.