Direitos fundamentais Flashcards

1
Q

“A ação de habeas corpus pode ser impetrada por qualquer pessoa, mesmo que não seja advogado, em seu favor ou de outrem, ou pelo Ministério Público”

V ou F?

A

Certo.

Conforme art. 654 do CPP;

OBS: O STF confirmou a legitimidade ativa de caráter universal do habeas corpus, situação que torna prescindível, até mesmo, a outorga de mandado judicial que autorize o impetrante a agir e favor de quem estaria sujeito a injusto constrangimento em sua liberdade de locomoção

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

“Não se conhecerá de pedido de Habeas Corpus desautorizado pelo paciente”

V ou F?

A

VERDADEIRO.
Em casos da espécie, o Supremo tem determinado a intimação pessoal do paciente, para que este esclareça se concorda ou não com a impetração do writ (dentre outros, HC 114.815 MC/DF, rel. Min. Celso de Mello; HC 69.889/ES, Rel. Min. Celso de Mello).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

“Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros por tempo indeterminado”

V ou F?

A

FALSO

“PELO TEMPO QUE A LEI FIXAR”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

“A lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio vitalício para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País”

V ou F?

A

FALSO.

Não é vitalício, a CF fala que a lei assegurará “privilégio temporário”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

“É gratuito, para os reconhecidamente pobres:

a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;
b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;”

V ou F?

A

FALSO

XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

“são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei:

a) o registro civil de nascimento;
b) a certidão de óbito;”

V ou F?

A

VERDADEIRO

LXXVI

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

____________ é parte legítima para propor AÇÃO POPULAR que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

A

QUALQUER CIDADÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

a) partido político ___________

A

com representação no Congresso Nacional

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento _________, em defesa dos interesses _________;

A

“organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

“A liberdade de associação é plena, exigindo-se apenas autorização estatal”

V ou F?

A

FALSO

Independe de autorização estatal, desde que tenha fins lícitos e são vedadas as de caráter paramilitar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

“No tocante ao MS coletivo, os direitos protegidos podem ser individuais homogêneos, assim entendidos, para efeito da norma regulamentadora do Mandado de Segurança, os transindividuais, de natureza indivisível, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica básica.”

V ou F?

A

FALSO

Os direitos protegidos pelo MS coletivo podem ser:

I. coletivos: transindividuais, de natureza indivisível de que sejam titulares grupo, categoria ou classe de pessoas, determináveis, ligadas entre si, ou com a parte contrária por uma relação jurídica base.

II. Individuais homogêneos: também decorrem de uma origem comum e da atividade ou situação específica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante. Assim como os coletivos, sendo também chamados de “acidentalmente coletivos”, possuem transindividualidade instrumental ou artificial, pois os seus titulares são pessoas determinadas e o seu objeto é divisível e admite reparabilidade direta, ou seja, fruição e recomposição individual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

“As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.”

V ou F?

A

VERDADEIRO, ART. 5º §1º

Não confundir aplicação com aplicabilidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais são os quatro status do indivíduo perante o Estado, em teoria elaborada pelo filósofo alemão Georg Jellinek?

A
  • passivo
  • negativo
  • positivo
  • ativo (direitos políticos)

=> no status passivo o individuo é obrigado ao dever de obediência, estando privado de personalidade.
=>Depois, no status negativo, lhe é reconhecida uma esfera de independência, livre do Estado, passando da condição de mero objeto do Estado à condição de sujeitos de direito frente a esse mesmo Estado.
=>No status positivo o Estado obriga-se a prestações para com o individuo, adquirindo assim uma posição jurídica em face do Estado, do qual recebe prestações.
=>No status ativo a vontade do individuo é chamada a participar no processo político, habilitando-se ativamente em seu exercício, tornando-se sujeito do próprio Estado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que se entende por eficácia diagonal dos direitos fundamentais?

A

É a incidência dos direitos fundamentais em relações privadas marcadas pela desigualdade entre os particulares, especialmente onde se verifique um contraponto entre o poder econômico e a vulnerabilidade (jurídica ou econômica).

Em tese, as partes estão em situações equivalentes (particular-particular), mas, na prática, há um império do poder econômico, razão por que se defende a observância dos direitos fundamentais nestas relações.

A este respeito, o TST já tem aplicado a eficácia diagonal dos direitos fundamentais nas relações trabalhistas para combater atos discriminatórios

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

“A repressão penal à prática da homotransfobia não alcança nem restringe ou limita o exercício da liberdade religiosa, qualquer que seja a denominação confessional professada”

V ou F?

A

Verdadeiro, julgado da ADO 26/DF pelo STF

A repressão penal à prática da homotransfobia não alcança nem restringe ou limita o exercício da liberdade religiosa, qualquer que seja a denominação confessional professada, a cujos fiéis e ministros (sacerdotes, pastores, rabinos, mulás ou clérigos muçulmanos e líderes ou celebrantes das religiões afro-brasileiras, entre outros) é assegurado o direito de pregar e de divulgar, livremente, pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, o seu pensamento e de externar suas convicções de acordo com o que se contiver em seus livros e códigos sagrados, bem assim o de ensinar segundo sua orientação doutrinária e/ou teológica, podendo buscar e conquistar prosélitos e praticar os atos de culto e respectiva liturgia, independentemente do espaço, público ou privado, de sua atuação individual ou coletiva, desde que tais manifestações não configurem discurso de ódio, assim entendidas aquelas exteriorizações que incitem a discriminação, a hostilidade ou a violência contra pessoas em razão de sua orientação sexual ou de sua identidade de gênero;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O sigilo das correspondências, das comunicações telegráficas, e da telefonia, é inviolável.

  • Pode ser afastado por decisão judicial?
  • Existe alguma outra possibilidade de restrição?
A

O sigilo das comunicações e das correspondências não pode ser afastado por decisão judicial, em regra. A ponderação tem que ser feita no caso concreto.

A CF apenas prevê a possibilidade de sua restrição em caso de estado de DEFESA e de SÍTIO

Com relação ao sigilo telefônico, a CF prevê expressamente que pode ser relativizado por decisão judicial, para fins de investigação/instrução criminal, na forma que a lei estabelecer (RESERVA LEGAL QUALIFICADA)

17
Q

Historicidade, universalidade, ilimitabilidade, irrenunciabilidade e imprescritibilidade são algumas das características dos direitos fundamentais.

A

ERRADA!
Historicidade; Universalidade, Relatividade (não é ilimitabilidade), Irrenunciabilidade, Inalienabilidade, Imprescritibilidade, Imprescritibilidade, Unidade, Indivisibilidade e Interdependência.

18
Q

Por afrontar o direito à liberdade de expressão previsto na Constituição, é inconstitucional dispositivo que proíbe, no âmbito da programação das emissoras de radiodifusão comunitária, a prática de proselitismo.

A

CORRETA!

O Plenário do STF julgou inconstitucional a proibição a proselitismo de qualquer natureza na programação das emissoras de radiodifusão comunitária. Segundo os ministros, a norma constitui censura prévia e ofende ao princípio constitucional da liberdade de expressão. Por maioria de votos, foi julgada procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2566, ajuizada pelo Partido da República (antigo Partido Liberal) contra dispositivo da Lei 9.612/1998 (parágrafo 1º, artigo 4º) que instituiu o Serviço de Radiodifusão Comunitária.

19
Q

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso especial e essencial à sadia qualidade de vida

A

Errado

Meio ambiente é de uso comum do povo

Art. 225, caput. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

20
Q

A Receita Federal poderá requerer informações bancárias diretamente das instituições financeiras?

A

SIM, com base no art. 6º da LC 105/2001. O repasse das informações dos bancos para o Fisco não pode ser definido como sendo “quebra de sigilo bancário”.

Resumindo a posição do STJ:
Os dados bancários requisitados diretamente pelo Fisco poderão ser utilizados?
• Em processo administrativo fiscal: SIM.
• Em processo penal: NÃO.

21
Q

A CPI poderá requerer informações bancárias diretamente das instituições financeiras?

A

SIM (seja ela federal ou estadual/distrital) (art. 4º, § 1º da LC 105/2001).
Prevalece que CPI municipal não pode.

22
Q

O TCU poderá requerer informações bancárias diretamente das instituições financeiras?

A

NÃO. É necessária autorização judicial (STF MS 22934/DF, DJe de 9/5/2012).
Exceção: O envio de informações ao TCU relativas a operações de crédito originárias de recursos públicos não é coberto pelo sigilo bancário (STF. MS 33340/DF, j. em 26/5/2015).

23
Q

O MP poderá requerer informações bancárias diretamente das instituições financeiras?

A

NÃO. É necessária autorização judicial (STJ HC 160.646/SP, Dje 19/09/2011).
Exceção: É lícita a requisição pelo Ministério Público de informações bancárias de contas de titularidade de órgãos e entidades públicas, com o fim de proteger o patrimônio público, não se podendo falar em quebra ilegal de sigilo bancário (STJ. 5ª Turma. HC 308.493-CE, j. em 20/10/2015).

24
Q

A revogação de norma que assegura direitos fundamentais sociais, sem a implementação de medidas alternativas que tenham a capacidade de compensar eventuais perdas já sedimentadas, contraria o princípio da proibição do retrocesso social.

A

Certo

Segundo Cristina Queiroz: “Concretamente, o princípio da “proibição do retrocesso social” determina, de um lado, que, uma vez consagradas legalmente as “prestações sociais”, o legislador não poderá depois eliminá-las sem alternativas ou compensações. Uma vez dimanada pelo Estado a legislação concretizadora do direito fundamental social, que se apresenta face a esse direito como uma “lei de proteção”, a ação do Estado, que se consubstanciava num “dever de legislar”, transforma-se num dever mais abrangente: o de não eliminar ou revogar essa lei” (QUEIROZ, 2006, p. 116.)

25
Q

“É assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação individual.”

A

FALSO