Direito Previdenciário Flashcards
A Previdência Social tem por fim assegurar a todos, universal e igualitariamente, meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente
ERRADO
Art. 3º A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus BENEFICIÁRIOS meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.
Segundo entendimento do STF aos benefícios da Seguridade Social são vedados reduções do seus valores reais.
ERRADO.
Nos benefícios da Seguridade, veda a redução do valor nominal, que é o valor numérico.
Nos benefícios da previdência, veda a redução do valor real, que é relacionado ao poder de compra.
A Lei Eloy Chaves determinou a criação de caixas de aposentadoria e pensões para os empregados ferroviários de nível nacional.
CERTO!
A Lei Eloy Chaves, publicada em 24 de janeiro de 1923, consolidou a base do sistema previdenciário brasileiro, com a criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. Após a promulgação desta lei, outras empresas foram beneficiadas e seus empregados também passaram a ser segurados da Previdência Social.
É expressamente vedado computar o mesmo tempo de contribuição para obter mais de um benefício previdenciário. Esse princípio garante que um período de contribuição só pode gerar um direito à aposentadoria, seja no RGPS ou no RPPS.
CERTO!
As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, integrando o orçamento da União.
ERRADO!
“NÃO integram o orçamento da União.”
Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
…
§ 1º - As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, NÃO integrando o orçamento da União.
Conforme previsão Constitucional compete privativamente a União legislar sobre questões relacionadas a seguridade Social. Não podendo os Estados legislar sobre.
ERRADO!
Conforme previsão Constitucional compete privativamente a União legislar sobre questões relacionadas a seguridade Social.
LEI COMPLEMENTAR poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas relacionadas à Seguridade Social.
Compete a União legislar exclusivamente sobre previdência social.
ERRADO.
Compete a União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre previdência social.
A União limita-se a estabelecer normas gerais, não excluindo assim a competência suplementar dos Estados.
Caso inexista normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena.
Na superveniência de lei federal sobre normas gerais SUSPENDERÁ a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrária.
O Regime de Previdência Privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, de filiação obrigatória, é baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.
ERRADO!
O Regime de Previdência Privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, é FACULTATIVO, e baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar, nos termos do art. 202 da CF.
Quais os 3 regimes de previdência existentes no Brasil? (3)
1-Regime Geral de Previdência Social - RGPS
2-Regime Próprio de Previdência Social - RPPS
3-Regime de Previdência Complementar
A União, os Estados e o Distrito Federal já instituíram os seus regimes próprios de previdência. Contudo, a maioria dos municípios, não criaram regimes próprios para seus servidores, e nem poderão criar, ficando seus servidores amparados pelo RGPS.
CERTO.
Com a reforma da previdência EC nº 103/2019, não há mais como ser criado novos regimes próprios de previdência social no Brasil, conforme disposto no §22 do Art. 40 da CF/88.
Os dados constantes dos cadastros informatizados da previdência social, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), valem como prova da filiação à previdência social, do tempo de contribuição e dos salários-de-contribuição, desde que acompanhados de outras provas documentais.
ERRADO!
Decreto 3.048/99.
Art. 19. Os dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS relativos a vínculos, remunerações e contribuições VALEM como prova de filiação à previdência social, tempo de contribuição e salários-de-contribuição.
Ou seja, não necessitam estar acompanhados de outras provas documentais.
A filiação ao RGPS na qualidade de segurado facultativo pode retroagir, permitindo-se o recolhimento das contribuições relativas a competências anteriores à data da inscrição.
ERRADO!
Decreto 3.048/99.
Art. 11. […]
§ 3º A filiação na qualidade de segurado facultativo representa ato volitivo, gerando efeito SOMENTE A PARTIR DA INSCRIÇÃO e do primeiro recolhimento, NÃO PODENDO RETROAGIR e não permitindo o pagamento de contribuições relativas a competências anteriores à data da inscrição, (…)
A filiação do segurado obrigatório ao RGPS decorre automaticamente do exercício da atividade remunerada.
CERTO!
Decreto 3.048/99.
Art. 20. Filiação é o vínculo que se estabelece entre pessoas que contribuem para a previdência social e esta, do qual decorrem direitos e obrigações.
§ 1º A filiação à previdência social decorre automaticamente do exercício de atividade remunerada para os segurados obrigatórios, observado o disposto no § 2º, e da inscrição formalizada com o pagamento da primeira contribuição para o segurado facultativo.
Quais os tipos de segurados obrigatórios? (5)
1- Empregado
2- Empregado doméstico
3- Contribuinte individual
4- Trabalhador avulso
5- Segurado especial
O Bolsista e o estagiário contratados em desacordo com a lei, estes serão considerados segurados obrigatórios na condição de empregados.
CERTO!
Curiosidade, o médico-residente se sujeita as mesmas condições, se prestar serviços em desacordo com a lei n º 6932/81 será considerado segurado empregado. Se estiver de acordo, contribuinte individual.
Ressalvada a revisão prevista em lei, os proventos da inatividade regulam-se pela lei vigente ao tempo em que o militar, ou o servidor civil, reuniu os requisitos necessários.
CERTO!
Súmula 359 (STF): Ressalvada a revisão prevista em lei, os proventos da inatividade regulam-se pela lei
vigente ao tempo em que o militar, ou o servidor civil, reuniu os requisitos necessários.
O direito à previdência social constitui direito fundamental e, uma vez implementados os pressupostos de sua aquisição, não deve ser afetado pelo decurso do tempo.
CERTO
STF: não há prazo decadencial para a concessão inicial do benefício previdenciário. Também já foi cobrado em certame anterior. A frase transcrita na assertiva é trecho retirado do voto do Min. Edson Fachin (RE 626.489; bem como ADI 6096). Em suma, caso o indivíduo pleiteie seu benefício previdenciário anos depois (do preenchimento dos pressupostos), isso não acarretará decadência de seu direito.
Os servidores de cargo efetivo de município que não editou lei instituidora do Regime Próprio de previdência, aplica-se obrigatoriamente o Regime Geral de Previdência Social.
CERTO!
Estados, DF e municípios definirão, mediante lei, a alíquota e a base de cálculo da contribuição do respectivo ente, não podendo tal contribuição ser inferior à do servidor e nem superior ao dobro dessa.
CERTO
A contribuição da União , de suas autarquias e fundações para o custeio do RPPS será igual a contribuição do servidor ativo, devendo o produto de sua arrecadação ser contabilizado em conta específica.
ERRADO.
Será o DOBRO.
A contribuição da União , de suas autarquias e fundações para o custeio do RPPS será o dobro da contribuição do servidor ativo, devendo o produto de sua arrecadação ser contabilizado em conta específica.
O servidor titular de cargo efetivo que tenha completado exigências para aposentadoria voluntária e que opte em por permanecer atividade fará jus a um abono de permanência equivalente, ao valor da sua contribuição previdenciária.
ERRADO!
Observados critérios a serem estabelecidos em lei
federativo do respectivo ente
, o servidor titular de cargo efetivo que tenha completado
exigências
para a aposentadoria voluntária e que opte em permanecer atividade poderá fazer jus a um abono de permanência equivalente, no máximo, ao valor da sua contribuição previdenciária, até completar a idade para aposentadoria compulsória
Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente
federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para
aposentadoria
de servidores com deficiência, previamente submetidos
a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e
interdisciplinar
CERTO!
Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente
federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para
aposentadoria de servidores cujas
efetiva à atividades sejam exercidas com exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação.
CERTO!
Perde o direito à pensão por morte o condenado sentença definitiva, como autor, coautor ou partícipe criminalmente por de homicídio doloso, ou de tentativa desse crime, cometido contra o segurado, mesmo os absolutamente incapazes e os inimputáveis.
ERRADO!
Perde o direito à pensão por morte o condenado sentença com trânsito em julgado, como autor, coautor ou partícipe criminalmente por de homicídio doloso, ou de tentativa desse crime, cometido contra a pessoa do segurado, ressalvados os absolutamente incapazes e os inimputáveis.