Crimes contra o Patrimônio Flashcards
Qual sujeito ativo e passivo do crime de furto?
Ambos os sujeitos podem ser qualquer pessoa.
Qual elemento subjetivo do tipo penal de furto?
Há elemento subjetivo específico?
Dolo. O elemento subjetivo específico diz respeito ao ânimo de apossamento definitivo.
Classifique o crime de furto.
Comum, material, de forma livre, comissivo, instantâneo, de dano, unissubjetivo e plurissubsistente.
O crime de furto admite tentativa?
Sim.
Quais as espécies de furto previstas no Código Penal?
Simples, furto noturno, privilegiado e qualificado.
Qual o momento consumativo do crime de furto?
O furto está consumado tão logo a coisa subtraída saia da esfera de proteção e disponibilidade da vítima, ingressando na do agente.
Em qual circunstância há a diminuição de pena no crime de furto?
Há diminuição de pena quando o criminoso é primário e a coisa furtada é de pequeno valor.
No crime de furto, qual o critério para se definir que a coisa furtada é de pequeno valor para configuração da diminuição de pena?
A coisa é considerada de pequeno valor quando não ultrapassa quantia equivalente ao salário mínimo, à época da consumação do furto.
Aplica-se a qualificadora do emprego de chave falsa quando o agente utiliza a chave original que conseguiu indevidamente? Explique.
A qualificadora do emprego de chave falsa não se aplica quando se utiliza a chave original subtraída sub-repticiamente. Pode haver, no caso, abuso de confiança ou fraude.
É possível aplicar no furto qualificado pelo concurso de agentes a majorante do roubo?
Segundo a súmula nº 442, STJ, é inadmissível aplicar, no furto qualificado, pelo concurso de agentes, a majorante do roubo.
É possível o reconhecimento do furto previlegiado nos casos de furto qualificado? Explique.
Segundo a súmula nº 511, STJ, é possível o reconhecimento do privilégio, nos casos de furto qualificado, se estiverem presentes a primariedade do agente, o pequeno valor da coisa e a qualificadora for de ordem objetiva.
Na aplicação da pena, como deve o juiz proceder em caso de haver a incidência de mais de uma qualificadora do crime de furto?
Ele deve escolher uma delas – a mais – grave para servir de alicerce, quando começar o processo de individualização da pena. As demais circunstâncias qualificadoras que “sobrarem”, devem ser utilizadas em outras fases da aplicação da pena.
Se um imóvel não habitado é invadido e furtado durante a noite incide-se o aumento de pena do crime de furto?
Se um imóvel é invadido durante a noite, estando ou não habitado, com ou sem moradores no seu interior repousando, o furto merece pena mais severa.
O “furto de cadáver” é considerado furto? Explique.
O furto de cadáver apenas é considerado furto quando ele tiver um valor econômico e estiver na posse de alguém (ex: museu). Não sendo este o caso, a subtração do cadáver pode constituir crime contra o respeito aos mortos.
É possível configurar-se o chamado “furto de imagem”? Explique.
Inexiste viabilidade de se configurar o furto de imagem, pois este não se caracteriza como coisa. Eventual captação indevida da imagem pode representar uma violação de direito autoral, referente à propriedade imaterial.