Competência Flashcards
Qual a competência da justiça comum estadual em matéria criminal
A justiça residual por excelência, competente para apreciar, por exclusão, todas as infrações que não sejam da alçada da Justiça especializada ou comum federal.
Se o delito foi praticado pela internet, a competência é da Justiça Federal?
O fato de o delito ser praticado pela internet não atrai, automaticamente, a competência da Justiça Federal, sendo necessário demonstrar a internacionalidade da conduta ou de seus resultados.
De quem é a competência para julgar crime de estelionato consistente em falsificação de guia do INSS?
Compete à Justiça Comum Estadual processar e julgar crime de estelionato praticado mediante falsificação das guias de recolhimento das contribuições previdenciárias, quando não ocorrente lesão à autarquia federal
Como se dá a competência para julgar o crime de uso de documento falso?
A competência para processar e julgar o crime de uso de documento falso é firmada em razão da entidade ou órgão ao qual foi apresentado o documento público, não importando a qualificação do órgão expedidor.
A previsão em tratado internacional é suficiente para atrair competência da Justiça Federal?
A mera previsão do crime em tratado ou convenção internacional não atrai a competência da Justiça Federal, com base no art. 109, inciso V, da CF/88, sendo imprescindível que a conduta tenha ao menos potencialidade para ultrapassar os limites territoriais.
A quem compete processar e julgar crime em que um índio figure como vítima?
Compete a Justiça Comum Estadual processar e julgar crime em que o índio figure como autor ou vítima, desde que não haja ofensa a direitos e a cultura indígenas, o que atrai a competência da Justiça Federal.
Como funciona o incidente de deslocamento de competência?
Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.
O incidente de deslocamento de competência anula os atos já práticados?
Controvérsia doutrinária se o incidente de deslocamento anula os atos já praticados ou se tem efeito apenas ex nunc. O STJ entende que não anula,
Quais os critérios usados pelo CPP para definir a competência?
I - o lugar da infração: II - o domicílio ou residência do réu; III - a natureza da infração; IV - a distribuição; V - a conexão ou continência; VI - a prevenção; VII - a prerrogativa de função.
Qual a regra geral para definir a competência?
Art. 70. A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução.
É possível a modificação da regra geral de competência do CPP?
A competência é determinada pelo lugar em que se consumou a infração (art. 70 do CPP), sendo possível a sua modificação na hipótese em que outro local seja o melhor para a formação da verdade real.
No crime de homicído, como se dá a definição de competência?
Crime de homícidio – o STJ tem aplicado a teoria da atividade (local da ação), pela facilidade de obter as provas. Princípio do esboço do resultado: o fato delituoso já havia prenunciado ou esboçado o seu resultado no local da ação e sua consumação só ocorreu em outro lugar por acidente ou causalidade.
Se a infração se consumar no exterior, como se define a competência?
Se, iniciada a execução no território nacional, a infração se consumar fora dele, a competência será determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o último ato de execução.
Se o último ato de execução ocorrer no exterior, como se define a competência?
Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado.
Como é definida a competência nos crimes continuados e permanentes?
Tratando-se de infração continuada ou permanente, praticada em território de duas ou mais jurisdições, a competência firmar-se-á pela prevenção.