Aula 8 :Doenças da Mielina Flashcards
O que é Esclerose Múltipla (EM)?
É uma doença autoimune, crônica e evolutiva que afeta a substância branca do sistema nervoso central (SNC). É caracterizada por lesões desmielinizantes, onde o sistema imunológico ataca a mielina, a camada protetora dos neurônios.
Qual é a característica principal da EM?
É a presença de placas inflamatórias na mielina, resultando em áreas de desmielinização no SNC.
Quais são os custos anuais associados à EM nos Estados Unidos?
Chegam a $85.4 bilhões, considerando gastos com medicamentos caros, fisioterapia, internações e outros cuidados médicos.
Quais são os sintomas clínicos típicos da EM?
Déficits sensitivos como parestesia e neurite óptica, déficits motores como sinais piramidais, ataxia cerebelar e sensitiva, distúrbios neurovegetativos como urgência urinária e lesões medulares como mielite.
Como a EM afeta o sistema imunológico?
Através da ativação desregulada do sistema imune com linfócitos T. Isso leva à ativação de linfócitos B e monócitos, que atravessam a barreira hematoencefálica e causam reações inflamatórias indesejadas no SNC.
Quais são os diferentes cursos clínicos da EM?
EM Remitente-Recorrente (EMRR)
EM Progressiva Primária (EMPP)
EM Secundária Progressiva (EMSP)
Quais são os elementos prognósticos associados a um mau prognóstico na EM?
Idade avançada, início multifocal, comprometimento do sistema eferente, recidivas frequentes nos primeiros anos da doença, incapacidade substancial após 5 anos, entre outros fatores.
Quais são os tratamentos utilizados no manejo agudo e de manutenção da EM?
Usa-se metilprednisolona para exacerbações agudas, para manutenção, beta-interferons, glatirâmer, teriflunomida, e em casos de alta atividade, drogas mais potentes como alemtuzumabe, fingolimode.
O que é Encefalomielite Disseminada Aguda (ADEM)?
É uma doença desmielinizante autoimune do SNC, desencadeada por infecções virais, que afeta principalmente crianças e se caracteriza por um início agudo ou subagudo com múltiplas áreas de desmielinização.
Quais são os tipos de ADEM e suas características?
ADEM monofásico
ADEM recorrente
ADEM multifásico
Quais são os sintomas clínicos da ADEM?
Hemiparesia, paraparesia, neuropatias cranianas, ataxia, mudanças no estado mental que podem variar de estupor a coma, entre outros sintomas neurológicos.
Como é feito o diagnóstico de ADEM?
É baseado na história clínica, exame físico e estudos de imagem como ressonância magnética (RNM) do encéfalo e da medula, que evidenciam múltiplas lesões hiperintensas em T2 e FLAIR.
Qual é o tratamento para a ADEM?
Metilprednisolona por via intravenosa por 3 a 5 dias, e em casos mais graves, pode ser considerada a plasmaférese ou imunoglobulina intravenosa.
O que é Neuromielite Óptica)?
É uma doença desmielinizante do SNC caracterizada por neurite óptica bilateral simultânea, mielite transversa e outros sintomas neurológicos específicos, causada pela presença de anticorpos anti-aquaporina-4
Quais são os sintomas clínicos característicos da AQP4-IgG NMOSD?
Neurite óptica bilateral simultânea, mielite transversa, síndrome de área postrema, síndromes de tronco encefálico, diencefálicas e outros sintomas neurológicos associados.
Como é feito o diagnóstico de AQP4-IgG NMOSD?
É feito através de estudos laboratoriais como a pesquisa de AQP4-IgG no sangue ou líquor, além de exames de imagem como RNM do encéfalo, medula e nervo óptico.