Aula 11 :Doenças do Neurônio Motor Flashcards
Qual é a incidência e prevalência das doenças do neurônio motor?
- A incidência das doenças do neurônio motor, varia de 1,5 a 2,7 por 100.000 habitantes ( novos casos ano)
- À prevalência, que indica o número total de casos existentes é estimada entre 3 e 5 por 100.000 habitantes.
Quais são as proporções entre casos esporádicos e familiares das doenças do neurônio motor?
- A grande maioria dos casos de doenças do neurônio motor, cerca de 90%, são considerados esporádicos, ou seja, não apresentam uma história familiar conhecida da doença.
- Os casos familiares, que representam aproximadamente 10% do total, estão associados a uma predisposição genética hereditária.
Qual é a relação de gênero nas doenças do neurônio motor?
- Predominância nos homens em comparação com as mulheres, 1,5 homens para cada mulher afetada.
Quais são as faixas etárias mais comuns para o desenvolvimento das doenças do neurônio motor?
As doenças do neurônio motor são mais frequentemente diagnosticadas em indivíduos com idades entre 40 e 70 anos. Essa faixa etária compreende a maioria dos casos devido à maior incidência dessas condições nessa faixa etária.
Existe alguma predileção étnica para o desenvolvimento das doenças do neurônio motor?
Não há evidências significativas que indiquem uma predileção étnica específica para o desenvolvimento das doenças do neurônio motor. Isso sugere que essas condições podem afetar igualmente pessoas de diferentes origens étnicas.
Qual é a anomalia genética envolvida na patogênese das doenças do neurônio motor?
- anomalia genética localizada no braço curto do cromossomo 21.
- Essa anomalia afeta a codificação da enzima superóxido dismutase (SOD1), levando a uma agregação anormal de proteínas e desencadeando estresse oxidativo e excitotoxicidade glutamaérgica.
Como essa anomalia genética afeta a patogênese das doenças do neurônio motor?
- resulta na agregação anormal de proteínas, o que desencadeia um processo de estresse oxidativo e excitotoxicidade glutamaérgica.
- Esse fenômeno leva à desestruturação dos neurofilamentos, principalmente no trato corticoespinhal, resultando na perda progressiva das células neurais motoras.
Quais são os sintomas clínicos característicos das doenças do neurônio motor?
- como fraqueza, hiporreflexia, atrofia muscular, fasciculações, câimbras, hiperreflexia, clônus, espasticidade, sinal de Babinski, Tromner e Hoffmann.
- sintomas bulbares como disartria, disfagia, sialorreia, atrofia e fasciculações bilaterais de língua são comuns.
- Esses sintomas resultam da afetação tanto dos neurônios motores superiores quanto dos inferiores.
O que é o sinal da garrafa de vinho e qual é sua importância no diagnóstico?
- Refere-se a uma lesão do trato piramidal que pode ser observada clinicamente em pacientes com doenças do neurônio motor
- Esse sinal é relevante no diagnóstico, pois indica uma disfunção específica no sistema nervoso central, auxiliando no diagnóstico diferencial e na identificação das doenças do neurônio motor.
Quais são as formas clínicas mais comuns das doenças do neurônio motor?
- Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) Clássica ou Espinal: A ELA é predominante em 50 a 80% dos casos e apresenta manifestações tanto de neurônio motor superior quanto de neurônio motor inferior, começando geralmente nos membros superiores e progredindo para os quatro membros e região bulbar.
- Paralisia Bulbar Progressiva: ocorre em 20 a 35% dos casos e se caracteriza por alterações nas inervações bulbares, como disfagia, disfonia, atrofia e fasciculação de língua, podendo evoluir com manifestações de neurônio motor inferior.
Quais são os fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento das doenças do neurônio motor?
- Veterano militar (com risco dobrado)
- jogador de futebol americano (com risco quadruplicado)
- jogador de futebol e ter baixo índice de massa corporal (IMC).
Qual é o prognóstico geralmente associado às doenças do neurônio motor?
- Sobrevida média de cerca de 3 anos após o diagnóstico.
- O prognóstico é mais favorável em pacientes mais jovens com início dos sintomas nos membros, enquanto idade mais avançada, comprometimento respiratório precoce e início bulbar estão associados a um prognóstico menos favorável.
Como é feito o diagnóstico das doenças do neurônio motor e qual é o tempo médio para o diagnóstico correto?
- Eletroneuromiografia, que avalia a atividade elétrica dos músculos e dos nervos
- Ressonância magnética para excluir outras condições.
- O tempo médio para o diagnóstico correto é de 11 a 12 meses, sendo que muitos pacientes passam por diagnósticos incorretos ou visitam vários médicos antes de receberem o diagnóstico correto.
Quais são os tratamentos disponíveis para as doenças do neurônio motor e qual é o impacto deles na progressão da doença?
- Riluzole, que é a única droga com impacto comprovado na sobrevida, reduzindo a excitotoxicidade do glutamato.
- Edaravone, um antioxidante, pode ser usado nos estágios iniciais da doença para retardar a progressão em alguns pacientes.
- Fenilbutirato de sódio e taurusdodiol, que atuam no músculo para manter o tônus mais próximo do normal, embora não influenciem diretamente no curso da doença.
Como o Riluzole atua no tratamento das doenças do neurônio motor?
O Riluzole é uma droga que atua reduzindo a excitotoxicidade do glutamato, um neurotransmissor que pode causar danos aos neurônios quando em excesso. Ele ajuda a prolongar a sobrevida dos pacientes com doenças do neurônio motor, embora não reverta o quadro, sendo mais eficaz quando iniciado precocemente.
Qual é o papel do Edaravone no tratamento das doenças do neurônio motor?
O Edaravone é um antioxidante que tem sido utilizado para retardar a progressão das doenças do neurônio motor, especialmente em estágios iniciais. Ele age reduzindo o estresse oxidativo, protegendo as células nervosas contra danos causados por radicais livres. Seu uso pode resultar em uma leve melhora na função motora e na qualidade de vida em alguns pacientes.