Aula 3 - Conhecimento e Producões Acadêmicas Flashcards

1
Q

1 O que são produtos acadêmicos

A

trabalhos acadêmicos, que envolvem mais do que apenas a ciência, já que compreendem, também, produções especí cas da arte, das letras, da teologia, da loso a etc. Isso porque esse conceito envolve pesquisas de vários cunhos (e não apenas cien cas), como as monogra as, as dissertações, os ar gos, os aforismos, os relatórios, as comunicações, os resumos, as resenhas, os ensaios e chamentos, entre outros.
um dos objetos de trabalho que se pode ter são as obras de autores, as quais são usadas em todos os trabalhos acadêmicos, principalmente através dos produtos acadêmicos, que diferem dos produtos não acadêmicos, como textos de blogs e de jornais ou revistas, por serem aqueles em que se buscam informações cien cas. Como exemplos, podemos citar o ar go cien co, o relatório de pesquisa, a pesquisa em base de dados e as formas de resumo existentes: o resumo simples, a resenha e o chamento.
enquanto o objeto do produto não acadêmico é popular, co diano, genérico, subje vo, assistemá co e, muitas vezes, espontâneo, impreciso e inde nido – como uma receita de culinária, a letra de uma música, uma peça de teatro, um lme de cinema ou curta-metragem - o objeto do produto acadêmico é preciso, de nido e permite o tratamento sistemá co e obje vo, seguindo determinado método controlado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2 Resumo, resenha e fichamento

A

Em relação ao chamento, trata-se de algo funcional e instrumental, que pode servir tanto para a uma simples instrução e organização do seu repertório de leituras como para a produção de um trabalho mais extenso e complexo, que terá, na obra chada, um de seus referenciais bibliográ cos ou suas fundamentações teóricas. Trata-se de umas das ferramentas mais u lizadas para a sistema zação de leituras, o qual, precisamente por ser tão importante no preparo e na fundamentação de uma pesquisa, muitos docentes pedem como trabalho para a avaliação em seus componentes curriculares.
Portanto, o chamento nada mais é do que um resumo, que é uma ferramenta para você poder consultar as obras lidas e estudadas para a sua pesquisa, sem ter que consultar novamente o livro ou o ar go. Normalmente, eles são realizados sobre livros inteiros e devem ter os seguintes obje vos:
Iden car as obras consultadas;
Registrar o conteúdo das obras;
Registrar as re exões proporcionadas pelo material de leitura; Organizar as informações coletadas.
Outro nome que se pode dar ao chamento, de acordo com Reis (2015), é “Ficha Técnica de Pesquisa” (FTP). Ela contém uma relação dos principais elementos de uma pesquisa pretendida, que podem servir de roteiro inicial. Uma FTP pode ser bibliográ ca ou documental e responde às seguintes perguntas em relação ao que se projeta pesquisar:
• Qual a questão-problema que quero responder com a pesquisa?
• Sob qual perspec va (objeto de estudo) quero tratar o tema escolhido?
• Quais são os obje vos que quero alcançar com a pesquisa?

Assim, todo chamento é um resumo, ou seja, um apanhado das ideias centrais e mais importantes de um texto, traduzindo-o em poucas palavras. Mas há resumos mais amplos do que o chamento, que, muitas vezes, é apenas esquemá co. De acordo com Casarin e Casarin (2012, p. 77), eles devem conter os seguintes elementos:
[…] tema principal […] a estrutura teórica e metodológica do texto […] Os trechos signi ca vos do texto, tais como conceituações, histórico, procedimentos, metodologias, resultados e conclusões, além de outros que tenham algum proveito para o trabalho a ser desenvolvido, devem ser anotados.
Os autores estabelecem três tipos de resumo; o primeiro, mais adequado ao fichamento, que é um resumo mais curto; e outros dois, no sentido mais amplo de resenha, que envolvem partes que extrapolam apenas as ideias principais. Podemos classificá-los da seguinte forma:
1. Indica vo – é menos complexo do que os outros dois, pois só apresenta as ideias e a estrutura do texto, sem a parte da crí ca.
2. Crí co – já inclui um parecer do resumidor sobre o texto lido e resumido. Esse po de resumo também não precisa apresentar todos os detalhes do texto, apenas aqueles que interessam ao resumidor, principalmente no que diz respeito à sua crí ca.
3. Informa vo – seu obje vo é ser mais completo e detalhado em relação às informações con das no texto e que já aparecem no chamento, que querem apenas que a sua leitura se torne indicada, mas, também, de modo que o resumo se torne fonte de dados e informações mais completas sobre o texto, mas sem a parte crí ca.
En m, enquanto os resumos analí co e indica vo são caracterizados pela linguagem direta, obje va e focada no conteúdo, a resenha envolve, além do conteúdo da obra, interpretação e análise crí ca, que implicam uma leitura mais aprofundada da obra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly