Aula 15 - Formas de Comunicar a Pesquisa Flashcards

1
Q

1 Formas de comunicação da pesquisa

A

É importante que o pesquisador compreenda que o seu projeto não é uma missão pessoal ou a expressão de desejos particulares seus. É preciso que ele entenda que uma pesquisa tem uma natureza pública e deve atender as necessidades e as demandas sociais.

1.1 Artigo científico

Reforçamos que o artigo científico é um dos formatos de comunicação da pesquisa mais comuns que existe. E, para publicá-lo, existem as revistas científicas, anais de eventos, jornais científicos, etc.
Para publicar o seu artigo, você deve considerar os critérios que estejam alinhados ao crivo rigoroso da avaliação por parte de cientistas da área, como no caso das periódicos ou revistas acadêmicas. E, para escolher a revista que mais se adeque ao assunto e nível do seu trabalho, seria interessante você verificar:
1. Se ela tem ISSN (International Standard Serial Number), que é o registro dos direitos da revista, ou seja, a garantia de que ela seja oficial, e não informal. Trata-se de um código internacional que toda revista científica tem que ter para conseguir ser indexada e figurar entre as classificadas pela Qualis, que é a entidade nacional de avaliação das revistas, dando-lhes notas, de modo que haja um ranking.
2.Se ela está indexada, ou seja,se foi selecionada por uma entidade de classificação e avaliação de revistas, com uso de critérios rigorosos para essa seleção.
3. Se encontra classificada na lista Qualis da CAPES.

1.2 Relatórios de pesquisa

Os relatórios de pesquisa são uma exigência das entidades que financiam e fomentam a pesquisa, concedendo bolsas. Os relatórios podem ser completos e parciais, quando a pesquisa já terminou ou ainda está em andamento, respectivamente. Normalmente, essas entidades têm formulários próprios para essa que é uma prestação de contas, que envolve não apenas as atividades desenvolvidas e resultados finais e parciais obtidos, mas também os valores gastos.

1.3 Comunicações

As comunicações normalmente são uma versão simplificada e resumida da pesquisa que se destina à apresentação oral, com tempo normalmente de não mais de vinte minutos, com abertura posterior para perguntas e debate. Nem sempre existe versão escrita das comunicações, sendo suficientes os resumos, e algumas vezes, esses resumos ou até os textos completos são publicados em anais dos eventos, os quais são distribuídos em CDs, pendrives, ou disponibilizados no site do evento.

1.4 Pôsteres

Um pôster é uma apresentação visual, em forma de cartaz com fotos, dizeres, gráficos, diagramas, e outros elementos visuais relativos à pesquisa realizada. Vale aqui o uso da criatividade e da técnica. Os organizadores dos eventos colocam regras e normas claras para a confecção desses pôsteres, não menos do que para os artigos. Por eles serem mais simples do que um texto completo, o iniciante na pesquisa normalmente estreia a sua participação nesses eventos por essa modalidade. Mestrandos e doutorandos também se valem de pôsteres para indicar o andamento ou finalização de seus trabalhos acadêmicos.

1.5 Livros

Outra maneira de você publicar o seu trabalho é em forma de livro. Hoje em dia, existem editoras que oferecem publicação em formato de e-book, que é mais econômica e rápida. Para você escolher a editora, precisa acessar o site dela e sua linha editorial. Muitas universidades possuem suas próprias editoras para publicar livros dos seus professores, pesquisadores e alunos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2 Eventos de comunicação da pesquisa

A

Congressos – O congresso é o termo genérico de um evento de maiores proporções, de duração de vários dias, que pode incluir todos os demais eventos que vamos detalhar a seguir, inclusive, há abertura e tempo reservado para comunicações, pôsteres e painéis. Mas são reuniões de instituições científicas ou entidades de classe em que o destaque é a apresentação de conferências. Uma conferência é uma palestra especializada proferida por especialista em uma determinada área, como veremos.
Dependendo da procedência dos participantes, um congresso pode ser regional, nacional e internacional. É recomendável que os eventos internacionais envolvam tradutores e intérpretes de várias línguas. Quanto maior a abrangência do evento, mais pontos ele conta no currículo do participante.
Palestras – discursos apresentados por especialistas sobre um tema especializado relativo à temática e área do encontro. Pode ser seguido ou não de debate e formulação de perguntas ao palestrante.
Encontros – eventos que envolvem o diálogo entre profissionais e pesquisadores a respeito de determinado assunto ou problema, com vista à obtenção de resultados e linhas de ação práticas.
Conferências – preleções públicas com duração limitada, que têm, de diferente em relação às palestras, a questão de serem destinadas a um público que já é conhecedor em certa medida do assunto a ser tratado. As palestras podem ser destinadas a públicos leigos.
Seminários – o nome tem a ver com a semeadura, ou seja, lançamento de sementes. Normalmente é dividido em apresentações por parte de especialistas sobre temas relacionados e inovadores, seguido de debate entre esses especialistas. Normalmente se tem uma conclusão ao final, que é apresentada em plenária.
Mesas-redondas – os especialistas geralmente se apresentam em uma mesa, coorde- nados por uma pessoa central que atribui e introduz as falas a respeito de temas relacionados e zela para que os objetivos sejam atingidos. Muitas vezes, há ainda a figura do moderador que controla o tempo destinado a cada especialista e cuida para que não se perca o foco da temática central. Normalmente, há abertura para a participação dos ouvintes ao final.
Simpósios – são mesas-redondas de especialistas sobre temas específicos, que têm a diferença de não abrirem para a participação do público no final.
Painéis – Simpósios com menor número de especialistas e duração mais limitada.
Jornadas – Eventos científicos especializados diversificados, que reúnem entidades de classe e cientistas de determinada área, com duração de vários dias. Normalmente, há a organização de grupos de trabalho que continuam se encontrando após o evento.
Fóruns – reuniões de especialistas cujo foco não está nas preleções, mas na participação máxima de todos os envolvidos. Os resultados e conclusões dos debates geralmente são registrados em relatórios que são apresentados em plenárias finais. Muitas políticas públicas são decididas a partir de resultados de fóruns de profissionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly