Aula 16 - Senac e a Pesquisa Flashcards
1 Iniciação Científica
É uma introdução à ciência, que se entende como programa voltado para os estudantes que nunca antes desenvolveram uma pesquisa e mal tiveram contato com ela, a fim de familiarizá-los com a filosofia e postura, a metodologia, a escrita e redação acadêmica e a ética do trabalho científico.
A iniciação à pesquisa no Centro Universitário SENAC segue a filosofia do Método Educar pela Pesquisa (MEP), que busca quebrar com o ensino tradicional de Metodologia da Pesquisa, mais voltado para a teoria do que para a prática e concentrado em disciplinas pontuais, que é adotado pela maioria das faculdades. Trata-se de uma postura que deve ser adotada por todos os professores da instituição, que segue objetivos claros, e que visa que todos eles reúnam esforços constantes e permanentes de formar os seus alunos para o espírito científico e de pesquisa. A ideia é que se promova o diálogo e até uma dialética entre teoria e prática desde as primeiras disciplinas de cursos técnicos, de graduação e pós, visando à formação integral do aluno, que também é convidado a colaborar nesse esforço, assumindo objetivos próprios.
No programa de bolsas do Senac, estão apresentados os seguintes objetivos:
• contribuir para o fortalecimento dos grupos de pesquisa do Centro Universitário Senac;
• identificar e apoiar alunos de graduação com potencial para atuação em pesquisa científica;
• contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
• preparar alunos de graduação para a pós-graduação lato e stricto sensu.
2 O encontro de pesquisa e extensão
O Encontro de Pesquisa e Extensão (EPE), que é organizado pelo Senac com certa periodicidade, é um evento promovido pela instituição para oportunizar a apresentação de pesquisas em andamento e realização de outras atividades de extensão do centro universitário.
Embora o EPE ainda seja um evento presencial, já está em curso um projeto de digitalização do mesmo, para que a participação possa ser feita à distância e os materiais, acessíveis online e offline.
3 Congresso de iniciação científica, tecnológica e artística
O congresso serve para que todos aqueles que participam do Programa de Iniciação Científica apresentem os seus trabalhos, que serão julgados de forma correspondente. O primeiro Congresso foi em 2005.
Todo ano, há seleção dos melhores trabalhos de cada área, que são avaliados pelos Comitês Científicos do Programa e divulgados pelo portal.
Além dos eventos, o site também apresenta:
• as publicações científicas do Senac, que vamos abordar em detalhe a seguir;
• as práticas acadêmicas, que são iniciativas da instituição para divulgação da ciência, através do desenvolvimento de jogos, organização de cursos e workshops, projetos, etc.;
• a pesquisa aplicada, com projetos e laboratórios de pesquisa;
• e uma relação de todas as bibliotecas eletrônicas acessíveis aos alunos.
Portanto, o site traz todas as novidades interessantes trazidas pela pesquisa no Senac, por exemplo em realidade virtual aumentada, que já rendeu citação em programa do Canal Futura sobre novas tecnologias.
4 Revistas científicas e Revista de iniciação científica, tecnológica e artística
4.1 Contextos da alimentação
Trata-se de uma revista sobre comportamento, cultura e sociedade, ou seja, trata-se de uma revista multidisciplinar que, portanto, engloba várias áreas e o diálogo e interface entre elas, e que pode ser usada como veículo de comunicação e divulgação do seu trabalho, se ele estiver relacionado à alimentação ou gastronomia.
4.2 Iara – Revista de moda, cultura e arte
Essa revista vai além da moda e do design de moda propriamente dita e abrange abordagens multiculturais do campo das ciências humanas e das artes.
4.3 InterfacEHS - Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade
A revista é um veículo de: discussão, reflexão, crítica, disseminação e análise do estado da arte em gestão integrada e inovação.
4.4 Iniciação – Revista de Iniciação cientfica, tecnológica e artstica
O objetivo da revista é oportunizar a publicação, divulgação e debate sobre trabalhos acadêmicos, desenvolvidos principalmente pelos alunos de iniciação científica, tanto dos cursos técnicos, quanto superior, contribuindo em sua formação científica, tecnológica e artística, inclusive há trabalhos de alunos provenientes de outras universidades.