Aula 13 - Fatores Da Concorrêncial Mundial Flashcards
1 Concorrência global e vantagem competitiva nacional
A concorrência global tem uma proximidade teórica com o conceito de concorrência como visto em um mercado local, ou seja, é preciso ter informações sobre o mercado onde se pretende atuar para decidir qual a estratégia de marketing que deverá ser adotada. Informações sobre o comportamento do consumidor, sua preferência e gosto pelos produtos, poder aquisitivo, dentre outros; além de conhecer os concorrentes e seu poder de atuação em cada um dos mercados. Depois disso, a estratégia considera inclusive a comunicação das mensagens da empresa com vistas à redução de custo e obtenção de vantagem competitiva (PIGOZZO, 2012).
A vantagem competitiva nacional refere-se à disponibilidade de recursos e às condições que a empresa local trabalha. Logo, em um primeiro momento, a aparência mostra que a empresa local possui benefícios que a torna indestrutível sob o ponto de vista de privilégios de mercado. Este é o engano de uma empresa nacional que não avalia a concorrência global e o poder da empresa global quando resolve penetrar em seu mercado.
Esse é o caso das indústrias que atuam em uma estrutura de mercado oligopolizado e isso exige que os investimentos para produzir e comercializar seus produtos em outro mercado sejam grandes. Por outro lado, essas empresas possuem vantagem competitiva de ter uma marca global, que é facilmente reconhecida em qualquer outra região e isso facilita no momento de ofertar seus produtos.
Quando analisamos os mercados da América Central, a concorrência global trouxe benefício para os consumidores locais com produtos de alta tecnologia e qualidade, baixo preço e uma cobrança para que as empresas regionais buscassem a melhoria de seus processos, a qualidade dos seus produtos e preços mais competitivos.
Por outro lado, sem a concorrência global, fabricantes locais não buscam melhorias e nem mudanças em seus produtos para proporcionar mais qualidade e preços mais baixos.
Faz parte do processo competitivo a diminuição do mercado das empresas locais quando uma empresa estrangeira começa a vender seus produtos com qualidade superior e preço baixo. O problema pode ser agravado com a diminuição da produção local, que obriga a empresa a demitir ou, até mesmo, fechar suas portas. Existe uma preocupação entre governos e empresas para entenderem porque determinados mercados são mais vantajosos do que outros e os benefícios e prejuízos que causam para a economia local.
1.1 Recursos disponíveis no mercado local
O conhecimento sobre os recursos ou condições de fatores ou dotação de recursos disponíveis em um mercado local, representa uma vantagem competitiva para a empresa estrangeira produzir e comercializar seus produtos nesse mercado. Os recursos são: humanos, físicos, de capital, de infraestrutura e de conhecimento.
[QUADRO 1]
O quadro 1 mostra as vantagens e desvantagens dos recursos de produção no mercado local. Como exemplo, os recursos humanos devem ser abundantes, mas com qualidade em termos de habilidade e competência, além de uma formação ética e moral para ajudar a empresa estrangeira a adaptar-se e ter bons resultados no novo mercado.
Quanto mais preparada for a mão de obra, maior a produtividade que ela pode gerar com baixo custo, porque o retrabalho praticamente não existirá. De uma maneira geral, todos os recursos citados devem ser abundantes e de custo baixo, além de facilidade de uso e aplicação quanto às questões políticas e burocráticas. Caso o recurso tenha custo de uso elevado e for necessária sua aplicação em quantidade expressiva, o preço final do produto pode inviabilizar a concorrência global.
2 Condições de demanda
As condições de demanda devem ser avaliadas para determinar o quanto o mercado local vai exigir de investimentos na produção, em renovação do parque produtivo e de despesas em pesquisa e desenvolvimento para inovar o produto. Ter informações sobre as condições de demanda representa uma vantagem competitiva na concorrência global por causa da representação que a empresa pode ter quando decide participar desse novo mercado.
[QUADRO 2]
No quadro 2 são apresentadas as características da demanda interna como determinante da vantagem competitiva. A empresa que reunir informações sobre a composição da demanda interna a partir das necessidades dos compradores e, dependendo da reação das empresas locais com a mudança nesse comportamento, consegue ganhar mais rapidamente o mercado local.
Igualmente, a questão do padrão de crescimento da demanda é que determina o quanto a empresa deverá investir no aumento da produção, inovação do produto e ter economia de escala com oferta de preço mais competitivo que os concorrentes.
2.1 Estratégia, estrutura e competitividade
O conhecimento do mercado de capitais representa uma vantagem competitiva quando se sabe a reação dos investidores em relação à proposta de produção, tipo de produto e o prazo que preferem para o retorno do seu investimento. Nesse sentido, o retorno do investimento deve ser atraente para o mercado de capitais.
Embora os conceitos tratados aqui estejam mais ligados ao contexto racional de previsibilidade do mercado em termos de vantagem competitiva, existem dois outros elementos importantes: o acaso e o governo. Pode ser que esse último tenha um fator de previsibilidade definido em muitos mercados, mas ele exerce influência determinante em todos os demais elementos de vantagem competitiva.
O acaso pode ser definido como um acontecimento fortuito – aquilo que não se espera – como uma alteração no mercado de câmbio fora do que se espera, mudança inesperada no custo dos fatores, uma descoberta tecnológica que altera profundamente o quadro de produção planejado, ou seja, tudo que representar uma perda de vantagem competitiva.
Quanto ao governo, esse exerce influência sobre os demais elementos de vantagem competitiva, então, a empresa global deve estar atenta às mudanças nas direções políticas que o comportamento de governos de determinado país possa indicar.