Aula 1 - Introdução ao Mercado Globalizado Flashcards
Apresentar noções sobre o conceito de globalização.
- Conceito de globalização:
O conceito surgiu na virada do século XX para XXI, mas pode ser observada desde o século XV.
Globalização 1.0: Colombo e o estabelecimento de um comércio entre nações quando embarcava para a Índia em busca de produtos. (Grandes Navegações)
Globalização 2.0: 1800-2000 - integração de mercados e redução dos custos de transporte. (Revolução Industrial)
1.1. Definição de globalização:
É consequência dos avanços tecnológicos globais. Estabelece uma comunicação bilateral: receptor - emissor.
Características:
1. Expansão do fluxo de informações: troca de informações em tempo real, independentemente da localização dos indivíduos participantes.
2. Aceleração das transações econômicas: troca de mercadorias, aplicações financeiras em diferentes países.
3. Difusão de valores sociais e culturais: troca de valores culturais e sociais entre indivíduos.
O mundo globalizado é um mundo em que há um estreitamento de fronteiras temporais e geográficas.
Globalização não significa tornar todos os países ou sociedades iguais, mas facilitar a integração entre eles.
Esferas:
Econômica - interação mais rápida por meio da interligação de mercados.
Política - redução de fronteiras e alta velocidade de fluxos econômicos. Existem organizações mundiais que facilitam a integralização. Ex: OMC.
Social - desenvolvimento econômico de cada sociedade que transformam questões relacionadas ao desemprego, movimentos sindicais, doenças, etc. Questões sociais são debatidas por organizações mundiais para facilitar o progresso. Ex: ONU.
Cultural - indústria midiática televisiva, jornalística, musical, literária e cinematográfica. Transmite e dissemina a cultura de cada região.
1.2. Agentes globalizadores e globalizados:
Globalizadores - aqueles que têm maior avanço tecnológico, possuem maiores multinacionais e maior autonomia política. Qualquer crise em um desses países afetará todo o sistema mundial, principalmente nações que tiverem grandes acordos com eles. Globalizados - mais suscetíveis aos impactos negativos da globalização. Dependem de produtos importados ou possuem a maior parte de sua geração de receita na exportação. Um país pode ser tanto globalizador quanto globalizado. Ex: China - globalizadora em tecnologia e globalizada no mercado de alimentos (importados). Países subdesenvolvidos buscam obter vantagem no mercado internacional por meio de inovações ou por diversidade cultural, como o turismo. Forças motrizes: movem a organização para uma busca de oportunidade e vantagem estratégica. São compostas de: 1. Tecnologia; 2. Cultura; 3. Necessidades de mercado; 4. Custos; 5. Mercados livres; 6. Integração econômica; 7. Paz; 8. Visão gerencial; 9. Objetivo estratégico; 10. Estratégia e ação global. Forças restritivas: são aquelas que funcionam como barreiras para o desenvolvimento global. São compostas de: 1. Cultura; 2. Diferenças de mercado; 3. Custos; 4. Controles nacionais; 5. Nacionalismo; 6. Guerra; 7. Miopia gerencial; 8. História da organização; 9. Foco doméstico.
1.3. Consequências da globalização:
A globalização não atingiu toda população mundial, gerando exclusão digital. Os fatores que a geram são níveis de renda e escolaridade. Logo, não há como afirmar que exista uma nação completamente globalizada e uma nação não globalizada. As nações possuem tanto uma elite da globalização quanto excluídos, a única diferença é que isso acontece em diferentes graus.
Críticas: Milton Santos descreve a globalização como monstruosa e perversa, pois as nações evoluem tão rapidamente que não há tempo hábil de criar políticas de proteção ao avanço. A globalização torna o consumo um propósito de vida, concentrando riquezas nas mãos de quem possui maior poder.
Aspectos positivos:
- Aumento de produtos comercializados mundialmente, facilitando o acesso às novas tecnologias.
- Efeito dinâmico da economia mundial através de investimentos.
- Troca de cultura e uma interação social maior entre os povos.
Aspectos negativos:
- Aumento da competitividade (aspecto positivo: gera inovação);
- Nações com maior poder político e econômico tendem a crescer mais do que nações de baixo desenvolvimento.