Anestesia em Cirurgia Abdominal Flashcards
Falso.
Pacientes adultos ou idosos ASA 3 podem realizar anestesia ambulatorial desde que as doenças sistêmicas estejam sob controle e que a anestesia seja realizada em unidade ambulatorial tipo IV.
V.
V ou F?
Diabéticos, mesmo com o tempo de jejum adequado, podem apresentar risco aumentado de broncoaspiração durante a indução anestésica.
V.
V ou F?
Um VPP > 13% significa que o subsídio cardíaco aumentou em caso de infusão de volume no paciente.
V.
V ou F?
Em cirurgias abdominais longas, a programação volêmica guiada por objetivos apresenta as vantagens de prevenir a hipovolemia oculta, como também prevenir a hipervolemia.
V.
V ou F?
Em cirurgias abdominais, a presença de hipovolemia oculta pode causar edema de alças intestinais, com prejuízo da circulação na área que está sendo operada.
Falso.
Em cirurgias abdominais, a presença de hipovolemia oculta pode causar vasoconstrição esplâncnica , com prejuízo da circulação na área que está sendo operada.
V ou F?
Em cirurgias abdominais, a presença de hipervolemia pode causar edema de alças intestinais.
V.
V ou F?
Em cirurgias abdominais, a realização de anestesia combinada e/ou multimodal reduz a incidência de NVPO e de íleo paralítico em relação à anestesia geral com analgesia baseada em opioides.
V.
V ou F?
A realimentação precoce, após cirurgia abdominal, aumenta o risco de complicações infecciosas, aumentando a translocação bacteriana e piorando o sistema imunológico.
Falso.
A realimentação precoce, após cirurgia abdominal, reduz o risco de complicações infecciosas, reduzindo a translocação bacteriana e melhorando o sistema imunológico.
V ou F?
A hipotermia no perioperatório aumenta o risco de infecção, aumenta o sangramento perioperatório e a necessidade de transfusão de hemoderivados.
V.
Hipotermia ________ (pode reduzir o/pode aumentar o/não interferir no) tempo até o despertar da anestesia geral.
Pode aumentar o.
Segundo o protocolo ERAS, é recomendado para auxiliar na analgesia pós-operatória, se possível, a realização de peridural com punção em altura…
torácica média.
Protocolo ERAS
Altura recomendada para anestesia peridural?
Torácica média.
V ou F?
Em cirurgias abdominais abertas, a analgesia peridural contínua é melhor do que a administração intravenosa de opióides para o controle do dor no pós-operatório, com menor incidência e tempo de duração do íleo paralítico, melhora da função respiratória, risco diminuído de pneumonia pós-operatória , melhor oxigenação arterial e menor resistência insulínica.
V.
Protocolo ERAS
Recomendação sobre medicação pré-anestésica?
Não é recomendado de rotina.
(uso criterioso e em pacientes selecionados)
V ou F?
O protocolo ERAS recomenda a ingestão de líquidos claros, ricos em carboidratos até duas horas antes do procedimento para diminuir a resistência insulínica no perioperatório.
V.
V ou F?
A prevenção da hipotermia por meio de aquecimento corporal ativo e uso de fluidos aquecidos não faz parte das orientações do protocolo ERAS.
Falso.
Prevenção de hipotermia por meio de aquecimento corporal ativo e uso de fluidos quentes faz parte das orientações do protocolo ERAS.
IMC do sobrepeso?
25 a < 30.
IMC da obesidade grau 1?
30 a < 35.
IMC da obesidade grau 2?
35 a < 40.
IMC da obesidade grau 3?
≥ 40.
Classificação ASA da obesidade grau 3?
ASA 3.
Pacientes obesos apresentam prevalência _______ (reduzida/aumentada/igual) de insuficiência cardíaca em relação a pacientes magros.
Aumentada.
V ou F?
Pacientes obesos podem cursar com resistência vascular periférica aumentada.
V.
V ou F?
A obesidade é um fator de risco para eventos tromboembólicos.
V.