Agentes Públicos (CF + 8.112/91) Flashcards
O que são AGENTES PÚBLICOS?
- São pessoas físicas;
- Que, temporária ou permanentemente;
2.1. Com ou sem remuneração - Estão incumbidas de exercer alguma função estatal atribuída a órgão ou a entidade da Administração Pública.
Segundo a doutrina de Hely Lopes Meirelles, em quais categorias podem ser o agentes públicos divididos.
- Agentes Políticos;
- Agentes Administrativos;
- Agentes Honoríficos;
- Agentes Delegados; e
- Agentes Credenciados.
Fale acerca da seguinte categoria de Agentes Públicos:
AGENTES POLÍTICOS.
Cite exemplos de agentes políticos.
- São os ocupantes dos primeiros escalões do PODER PÚBLICO;
- Exercem a função política do país e a vontade superior do Estado. São responsáveis pela elaboração de normas legais e de diretrizes de atuação governamental.
2.1. ATUAM COM LIBERDADE FUNCIONAL, possuindo prerrogativas e responsabilidades estabelecidas na própria CF ou em Leis Especiais. Não se sujeitam à responsabilização civil por erros, salvo nos casos de erro grosseiro, má-fé ou abuso de poder.
2.2. NÃO SÃO HIERARQUIZADOS, sujeitando-se apenas às regras constitucionais. Exceção: os auxiliares imediatos do Poder Executivo, que estão ligados ao Chefe do Executivo por uma relação de hierarquia.
- São agentes políticos os Chefes do Executivo, os Auxiliares Imediatos dos Chefes do Executivo, os Membros do Poder Legislativo, e para a posição minoritária (Hely Lopes Meirelles) os Membros da Magistratura e do Ministério Público.
Fale acerca da seguinte categoria de Agentes Públicos:
AGENTES ADMINISTRATIVOS.
Cite exemplos.
- São aqueles que se vinculam aos órgãos e entidades da Administração Pública por relações PROFISSIONAIS e REMUNERADAS,
- Submetidos à HIERARQUIA FUNCIONAL e ao REGIME JURÍDICO DETERMINADO.
- Exercem atividades administrativas.
Dividem-se em:
- SERVIDORES PÚBLICOS: mantêm relação com o Estado em REGIME ESTATUTÁRIO. São titulares de CARGOS PÚBLICOS, efetivos ou em comissão, sujeitos a regime jurídico de direito público. EX.: analistas, auditores etc.
- EMPREGADOS PÚBLICOS: mantêm relação com o Estado em REGIME CONTRATUAL CELETISTA (CLT). Estão submetidos ao regime majoritário de Direito Privado, derrogado por algumas regras de direito público, tais como admissão. EX.: empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista.
- TEMPORÁRIOS: contratados por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Exercem função pública remunerada. Mantêm relação de CONTRATO ESPECIAL DE DIREITO PÚBLICO, disciplinado por cada unidade da federação. EX.: professores substitutos, recenseadores do IBGE.
Fale acerca da seguinte categoria de Agentes Públicos:
AGENTES HONORÍFICOS OU DESIGNADOS.
Cite exemplos.
- Pessoas convocadas, designadas ou nomeadas para prestar, transitoriamente, determinados serviços relevantes ao Estado.
- Em razão de sua condição cívica, honorabilidade ou de sua notória capacidade profissional.
- NÃO POSSUEM QUALQUER VÍNCULO EMPREGATÍCIO OU ESTATUTÁRIO e, normalmente, SEM REMUNERAÇÃO, assim como não geram obrigações de natureza trabalhista ou previdenciária.
EX.: Mesários, Jurados, membros dos Conselhos Tutelares etc.
Fale acerca da seguinte categoria de Agentes Públicos:
AGENTES DELEGADOS.
Cite exemplos.
- São PARTICULARES
- Que recebem a atribuição para EXECUTAR determinada ATIVIDADE, OBRA ou SERVIÇO PÚBLICO
- Realizam em NOME PRÓPRIO, POR CONTA E RISCO,
- MAS sob as normas estatais e sob a fiscalização do Estado,
- A remuneração por tais OBRAS, SERVIÇOS e ATIVIDADES é paga pelos USUÁRIOS DO SERVIÇO.
EX.: Concessionários e Permissionários de Obras e Serviços Públicos, Leiloeiros, os que exercem serviços notariais e registrais.
Os concessionários e permissionários de serviços públicos são considerados agentes públicos.
Em caso de dano extracontratual, como se dará a sua responsabilidade?
Responsabilidade civil objetiva.
Fale acerca da seguinte categoria de Agentes Públicos:
AGENTES CREDENCIADOS.
Cite exemplos.
- São pessoas designadas pela Administração para representá-la em determinado ato ou praticar certa atividade específica;
- Mediante remuneração a ser paga pelo Poder Público credenciante.
Como exemplo, podemos citar as clínicas especializadas credenciadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), as clínicas especializadas credenciadas pelo DETRAN e a atribuição a alguma pessoa da tarefa de representar o Brasil em determinado evento internacional (ex., artistas).
Verdadeiro ou Falso:
Os ministros de Estado são considerados agentes políticos, dado que integram os mais altos escalões do Poder Público.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
É possível que um indivíduo, mesmo sem ter uma investidura normal e regular, execute uma função em nome do Estado.
Verdadeiro.
Seria o caso dos agentes de fato.
O que se entende por CARGO PÚBLICO e quais são suas características.
- Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um agente público.
- Remete à adoção de Regime Jurídico Estatutário.
- São ocupados por servidores públicos dos órgãos e entidades de direito público, isto é, administração direta, autarquias e fundações públicas.
- O cargo público pode ser de provimento EFETIVO, mediante concurso público, ou em COMISSÃO, de livre nomeação e exoneração, para atribuições de direção, chefia e assessoramento, podendo ser ocupando por servidor público efetivo ou não. Estes também são estatutários, muito embora seu regime de previdência seja o mesmo aplicável aos celetistas. Há, também, os VITALÍCIOS, cujas hipóteses de perda do cargo são ainda mais estritas.
- O vencimento É PAGO PELOS COFRES PÚBLICOS.
O que se entende por EMPREGO PÚBLICO e quais são suas características.
- Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura de organizações que devem ser cometidas a um agente público.
- Diferencia-se do CARGO PÚBLICO em razão do regime jurídico aplicável: CELETISTA, embora estejam submetidos a algumas regras de direito público aplicáveis aos ocupantes de cargos públicos, como é a exigência de concurso público.
- Os empregos públicos são ocupados pelos empregados público da Administração direta e indireta, sendo mais comuns nas entidades administrativas de direito privado, isto é, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas de direito privado.
O que se entende por FUNÇÃO PÚBLICA e quais são suas características.
- Conjunto de atribuições às quais não correspondem um cargo ou emprego.
- Na CF abrange apenas duas situações:
- Exercidas por servidores temporários, para exercício de atividade por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;
- Funções de natureza permanente, as quais o legislador não criou o cargo; são, em geral, as FUNÇÕES DE CONFIANÇA, de livre provimento e exoneração, para atribuições de direção, chefia e assessoramento, ocupado exclusivamente por servidor ocupante de CARGO EFETIVO.
Verdadeiro ou Falso:
Em regra, a criação dos cargos, empregos e funções depende de lei. Quanto Às funções, essa exigência de lei refere-se tão somente às funções de confiança, não se aplicando para as funções temporárias.
Falso.
Função temporária também exige lei (art. 37, IX).
Verdadeiro ou Falso:
O cargo público, cujo provimento se dá em caráter efetivo ou em comissão, só pode ser criado por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos.
Verdadeiro.
Art. 3º, parágrafo único, da Lei 8.112/90.
Verdadeiro ou Falso:
Os dirigentes das empresas estatais não são empregados públicos celetistas. Constituem uma categoria à parte, regidos por leis específicas, como o Código Civil e a Lei nº 6.4.04/76.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
A criação de cargos públicos é competência do Congresso Nacional, que a exara por meio de lei. No entanto, a inciativa desse tipo de lei é privativa do presidente da República.
Falso.
A iniciativa privativa do Presidente da República fica restrita apenas aos cargos do Poder Executivo Federal.
Desse modo, no âmbito estadual, a competência é do governador; no âmbito do Judiciário, a competência é do STF, Tribunais Superiores e STJ. No âmbito do Legislativo Federal, a competência é do Senado e da Câmara dos Deputados, por meio de RESOLUÇÃO.
Verdadeiro ou Falso:
O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, mas não exime a entidade beneficiária desse serviço da obrigação de natureza previdenciária.
Falso.
Lei nº 9.608/98, art. 1º, parágrafo único: o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.
Segundo a CF/88, quais são os cargos privativos de brasileiro nato?
- Presidente e Vice-Presidente da República;
- Presidente da Câmara dos Deputados;
- Presidente do Senado;
- Ministro do STF;
- Oficial das Forças Armadas;
- Ministro da Defesa;
- Carreira Diplomática.
Verdadeiro ou Falso:
A norma constitucional que prevê o acesso dos estrangeiros aos quadros públicos é de eficácia limitada, dependendo de edição de lei regulamentadora para produzir efeitos. Essa norma regulamentadora, por outro lado, não é de competência privativa da União, cabendo a cada Estado-membro editar sua própria lei sobre o tema.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
O acesso a cargos, empregos e funções públicos pode ser objeto de certas restrições, mas que devem observar os princípios da isonomia, razoabilidade e impessoalidade, devendo tais limitações serem compatíveis com as atividades a serem exercidas.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da CF, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.
Verdadeiro.
Súmula 683 do STF.
Verdadeiro ou Falso:
O STF entende ser razoável a exigência de altura minima para cargos da área de segurança. Para isso, há necessidade de previsão em lei, em sentido material e formal, bem como no edital que regule o concurso.
Verdadeiro.
RE 600.885/RS
Verdadeiro ou Falso:
Na jurisprudência do STJ, é firme o entendimento de que é possível a definição de limite máximo e mínimo de idade, sexo e altura para ingresso na carreira militar, levando-se em conta as peculiaridades da atividade exercida, desde que haja PREVISÃO NA LEI específica e no edital do concurso.
Verdadeiro.
AgRg no RMS 30047/MT.