4. Sujeitos do processo Flashcards

1
Q

Nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu é indispensável nas hipóteses de ____________ ou ________.

A

composse ou de ato por ambos praticado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O Município será representado, ativa e passivamente, em juízo, por seu _______, _________ ou _________.

A

prefeito, procurador ou Associação de Representação de Municípios, quando expressamente autorizada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte, o juiz __________ e __________.

A

suspenderá o processo e designará prazo razoável para que seja sanado o vício.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

C/E
Os honorários advocatícios não podem ser fixados com base em equidade nas causas de grande valor concreto.

A

Verdadeiro (art. 85, § 6º-A, CPC).
É proibida a apreciação equitativa dos honorários mesmo quando o valor atualizado da causa for liquidável, salvo nas causas de inestimável ou irrisório proveito econômico, ou, ainda, quando o valor da causa for muito baixo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

C/E
Em ação para remoção de conteúdo ofensivo, não há litisconsórcio passivo necessário entre o provedor de aplicação e o autor da mensagem.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A audiência poderá ser adiada se houver atraso injustificado de seu início em tempo superior a _____do horário agendado.

A

30 minutos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

C/E
Caso haja acordo entre as partes na audiência de instrução, elas ficarão dispensadas do pagamento de eventuais custas processuais remanescentes.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

C/E
A boa-fé é exigível de qualquer pessoa que participe do processo, inclusive testemunhas, peritos e tradutores, sob pena de multa, a ser fixada pelo juiz, por litigância de má-fé.

A

Errado.
Só responde por litigância de má-fé autor, réu e interveniente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

C/E
Não será devido o recolhimento de custas iniciais complementares na homologação de pedido de desistência do processo em que a parte contrária ainda não tenha sido citada.

A

Certo. Info 762.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

C/E
No CDC e na ação civil pública só haverá condenação em honorários sucumbenciais se houver má-fé

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

C/E
A sentença que liminarmente julgar a pretensão improcedente, na forma do Art. 332 do Código de Processo Civil, deve condenar a parte autora sucumbente em honorários advocatícios.

A

ERRADO.
A sentença que liminarmente julgar a pretensão improcedente, na forma do art. 332 do Código de Processo Civil, não deve condenar a parte autora sucumbente em honorários advocatícios porque o réu não chegou a integrar o processo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

C/E
No cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje a expedição de precatório não serão devidos honorários, desde que inexistente impugnação.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Na ação de indenização por ato ilícito ______, o percentual de honorários incidirá sobre a soma das prestações vencidas acrescida de ___________.

A

contra pessoa;

12 (doze) prestações vincendas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Consequência da prática de ato atentatório à dignidade da justiça

A

Aplicação de multa em favor da União ou do Estado em até 20% (vinte por cento) do valor da causa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Hipóteses configuradoras de ato atentatório à dignidade da justiça (3)

A

Não cumprir com exatidão as decisões jurisdicionais, de natureza provisória ou final;

Criar embaraços à sua efetivação;

Praticar inovação ilegal no estado de fato de bem ou direito litigioso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Diferença entre ato atentatório à dignidade da justiça e litigância de má-fé

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

C/E
Se a transação ocorrer antes da sentença, as partes ficam dispensadas do pagamento das custas processuais remanescentes, se houver.

A

Certo.
Art. 90, § 3º

18
Q

C/E
Incumbe ao juiz dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito, inclusive após encerrado o prazo regular.

A

Errado.
Art. 139. O juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste Código, incumbindo-lhe:

VI - dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito;

Parágrafo único. A dilação de prazos prevista no inciso VI somente pode ser determinada antes de encerrado o prazo regular.

19
Q

Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o ________.

A

terceiro grau, inclusive

Ex. Se for primo do juiz não há impedimento.

20
Q

C/E
O impedimento e a suspeição do juiz para o processamento e julgamento da causa são hipóteses de rescindibilidade da sentença de mérito transitada em julgado.

A

ERRADO.
Apenas o impedimento do juiz é hipótese de rescindibilidade da sentença de mérito transitada em julgado (art. 966, II, CPC).

21
Q

C/E
Reconhecido o impedimento ou a suspeição, o tribunal fixará o momento a partir do qual o juiz não poderia ter atuado, declarando nulos os atos do juiz, se praticados quando existente o motivo de impedimento ou de suspeição.

A

CERTO.
art. 146, § 6º Reconhecido o impedimento ou a suspeição, o tribunal fixará o momento a partir do qual o juiz não poderia ter atuado.

§ 7º O tribunal decretará a nulidade dos atos do juiz, se praticados quando já presente o motivo de impedimento ou de suspeição.

22
Q

C/E
A alegação de suspeição será ilegítima se a parte que a alega houver praticado ato que signifique manifesta aceitação do arguido.

A

Certo.
Art. 145 § 2º Será ilegítima a alegação de suspeição quando:
I - houver sido provocada por quem a alega;
II - a parte que a alega houver praticado ato que signifique manifesta aceitação do arguido.

23
Q

Hipóteses de suspeição do juiz (4)

A

I - amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados;

II - que receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio;

III - quando qualquer das partes for sua credora ou devedora, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive;

IV - interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes.

24
Q

Hipóteses de impedimento do juiz (9)

A

I - em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como membro do Ministério Público ou prestou depoimento como testemunha;

II - de que conheceu em outro grau de jurisdição, tendo proferido decisão;

III - quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive;

IV - quando for parte no processo ele próprio, seu cônjuge ou companheiro, ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive;

V - quando for sócio ou membro de direção ou de administração de pessoa jurídica parte no processo;

VI - quando for herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de qualquer das partes;

VII - em que figure como parte instituição de ensino com a qual tenha relação de emprego ou decorrente de contrato de prestação de serviços;

VIII - em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório; (Vide ADI 5953)

IX - quando promover ação contra a parte ou seu advogado.

25
Q

C/E
O impedimento/suspeição será processado em separado e sem suspensão do processo, ouvindo o arguido no prazo de 15 (quinze) dias e facultando a produção de prova, quando necessária.

A

Certo.

26
Q

No prazo de _________, a contar do conhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou a suspeição, em petição específica dirigida ao juiz do processo, na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.

A

15 (quinze) dias.

Art. 146.

27
Q

C/E
O conciliador atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, e o mediador atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes.

A

Certo.

Conciliador = S/ vínculo.

Mediador = C/ vínculo.

28
Q

Em razão do dever de sigilo, o conciliador e o mediador não poderão divulgar ou depor acerca de fatos ou elementos oriundos da conciliação ou da mediação, sob pena de ______.

A

exclusão do cadastro de conciliadores e mediadores.

29
Q

C/E
As partes podem escolher, de comum acordo, o conciliador, o mediador ou a câmara privada de conciliação e de mediação, desde que o conciliador ou mediador escolhido pelas partes esteja cadastrado no tribunal.

A

Errado.
Art. 168. As partes podem escolher, de comum acordo, o conciliador, o mediador ou a câmara privada de conciliação e de mediação.
§ 1º O conciliador ou mediador escolhido pelas partes poderá ou não estar cadastrado no tribunal.

30
Q

C/E
A mediação e a conciliação serão regidas conforme a livre autonomia dos interessados, salvo no que diz respeito à definição das regras procedimentais.

A

ERRADO.
Art. 166, § 4º A mediação e a conciliação serão regidas conforme a livre autonomia dos interessados, inclusive no que diz respeito à definição das regras procedimentais.

31
Q

Causas nas quais o MP atua obrigatoriamente como fiscal da lei?

A

Art. 178
I - interesse público ou social;

II - interesse de incapaz;

III - litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana.

e

incidentes de resolução de demandas repetitivas, quando não for parte (art. 976, § 2º, CPC).

nas ações de família em que figure como parte vítima de violência doméstica e familiar (art. 698, § único, CPC).

32
Q

O Ministério Público será intimado para intervir como fiscal da ordem jurídica no prazo de ____dias.

A

30.

Art. 178, caput.

33
Q

C/E
O membro do Ministério Público será civil e diretamente responsável quando agir com culpa ou fraude no exercício de suas funções.

A

Errado.
O membro do Ministério Público será civil e regressivamente responsável quando agir com culpa ou fraude no exercício de suas funções.

34
Q

C/E
O Ministério Público tem legitimidade ativa para atuar na defesa de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos dos consumidores, ainda que decorrentes da prestação de serviço público.

A

Certo.
Súmula 601 do Superior Tribunal de Justiça.

35
Q

C/E
O Ministério Público tem legitimidade ativa para ajuizar ação de alimentos em proveito de criança ou adolescente independentemente do exercício do poder familiar dos pais, ou do fato de o menor se encontrar nas situações de risco descritas no artigo 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente, ou de quaisquer outros questionamentos acerca da existência ou eficiência da Defensoria Pública na comarca.

A

Certo.

Súmula 594 do STJ.

36
Q

C/E
Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz dilatará o prazo por igual período.

A

Errado.
Findo o prazo para manifestação do Ministério Público sem o oferecimento de parecer, o juiz requisitará os autos e dará andamento ao processo.

37
Q

C/E
A incompetência relativa pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar.

A

Certo.
Art. 65.

38
Q

C/E
A Fazenda Pública, quando parte no processo, fica sujeita à exigência do depósito prévio dos honorários do perito.

A

Certo.
Súmula 232 do STJ.

39
Q

C/E
A fazenda pública é isenta do pagamento de emolumentos cartorários.

A

Errado.
O Superior Tribunal de Justiça possui o entendimento segundo o qual a Fazenda Pública não é isenta do pagamento dos emolumentos cartorários, havendo, apenas, o diferimento deste para o final do processo, quando deverá ser suportado pelo vencido.

40
Q

C/E
No cumprimento de sentença de obrigação de pagar, a fazenda pública deve ser intimada para impugnação, tendo prazo em dobro para se manifestar, por prerrogativa legal.

A

Errado.
No cumprimento de sentença de obrigação de pagar, a fazenda pública deve ser intimada para impugnação, mas não tem prazo em dobro para se manifestar porque a lei estabelece o prazo específico de 30 para a prática do ato processual.

41
Q

C/E
Não é cabível ação monitória contra a fazenda pública, em virtude da simplicidade do seu procedimento.

A

ERRADO.
É admissível ação monitória em face da Fazenda Pública (art. 700, § 6º, CPC).