13. LRF I (Introdução a LRF) Flashcards
PARA FIXAR
Do início dos anos 1980 até meados dos anos 1990, a excessiva instabilidade da atividade econômica, principalmente devido ao descontrole inflacionário e às oscilações das taxas de juros, marcou a história econômica brasileira. Planos econômicos não surtiam os efeitos pretendidos e as finanças públicas se apresentavam sempre desequilibradas.
Além disso, a conjuntura nacional, com a transição dos governos militares para os civis, e a promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/1988) trouxeram incentivos e mecanismos para que a população passasse a reivindicar seus direitos, os quais ensejaram mais despesas por parte do Estado.
Para dar resposta em caso de aumento de necessidades de gastos, o Estado adotou mecanismos que comprometem receitas futuras ao realizar despesas em montantes superiores à sua arrecadação imediata.
De acordo com Albuquerque , são exemplos disso:
- Endividamento junto ao setor financeiro, por intermédio de operações de antecipação de receita orçamentária (ARO) ou de contratação de empréstimos;
- Emissão de títulos públicos;
- Contratação de despesas acima dos limites autorizados na lei orçamentária, gerando atrasos junto a fornecedores;
- Inscrição de despesas em restos a pagar;
- Concessão de benefícios de natureza continuada sem respaldo em aumento permanente de receitas, comprometendo os orçamentos futuros;
- Concessão de subsídios e garantias por adoção de mecanismos de pouca transparência, como a contratação de empréstimos com taxas de juros inferiores às de mercado, de forma que os custos efetivos dos benefícios somente eram reconhecidos no futuro, quando então comprometiam as receitas e as finanças do Estado.
Acrescenta-se ainda o mecanismo de utilização da inflação para obter ganho ao postergar pagamentos, já que as dívidas do Estado não eram remuneradas adequadamente ou, algumas vezes, sequer eram acrescidas de juros ou correção monetária. Imagine, como exemplo, o ganho do Governo caso houvesse um atraso de uma semana no pagamento de fornecedores, dentro de um mês em que a inflação atingisse o patamar de 60%. No entanto, com o Plano Real, que culminou com o controle da inflação em meados da década de 90, não foi mais possível adiar o pagamento para se beneficiar da perda do poder aquisitivo da moeda. Tal fato elevou ainda mais o endividamento dos entes.
Qual o objetivo da responsabilidade fiscal?
Evitar que os entes da Federação gastem mais do que aquilo que arrecadam; ou, se necessário, que tais entes recorram ao endividamento apenas caso sigam regras rígidas e transparentes.
A quem compete a função estabilizadora da economia nacional?
Ao governo federal.
PARA FIXAR
Conforme diz a Secretaria do Tesouro Nacional, o cenário nacional que antecede a LRF apresentava:
➔ Déficits excessivos e frequentes em todos os níveis de governo;
➔ Dívida pública elevada em todos os níveis de governo;
➔ Gastos com pessoal elevados em todos os níveis de governo;
➔ Carga tributária elevada;
➔ Privatização em fase avançada;
➔ Guerra fiscal entre Estados.
De acordo com Nascimento e Debus , no que diz respeito a experiências de outros países, quais referências inspiraram as normas e princípios da LRF?
- O Fundo Monetário Internacional, organismo do qual o Brasil é Estado-membro, e que tem editado e difundido algumas normas de gestão pública em diversos países;
- A Nova Zelândia, através do Fiscal Responsibility Act, de 1994;
- A Comunidade Econômica Europeia, a partir do Tratado de Maastricht;
- Os Estados Unidos, cujas normas de disciplina e controle de gastos do governo central levaram à edição do Budget Enforcement Act, aliado ao princípio de accountability.
Qual espécie normativa estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal?
Lei complementar.
PARA FIXAR
Art. 163. Lei complementar disporá sobre:
I - finanças públicas;
II - dívida pública externa e interna, incluída a das autarquias, fundações e demais entidades controladas pelo Poder Público;
III - concessão de garantias pelas entidades públicas;
IV - emissão e resgate de títulos da dívida pública;
V - fiscalização financeira da administração pública direta e indireta;
VI - operações de câmbio realizadas por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
VII - compatibilização das funções das instituições oficiais de crédito da União, resguardadas as características e condições operacionais plenas das voltadas ao desenvolvimento regional.
VIII - sustentabilidade da dívida, especificando:
a) indicadores de sua apuração;
b) níveis de compatibilidade dos resultados fiscais com a trajetória da dívida;
c) trajetória de convergência do montante da dívida com os limites definidos em legislação;
d) medidas de ajuste, suspensões e vedações;
e) planejamento de alienação de ativos com vistas à redução do montante da dívida.
Parágrafo único. A lei complementar de que trata o inciso VIII do caput deste artigo pode autorizar a aplicação das vedações previstas no art. 167-A desta Constituição.
CERTO OU ERRADO
Com o objetivo de assegurar recursos para o pagamento dos benefícios concedidos pelo regime geral de previdência social, em adição aos recursos de sua arrecadação, a União poderá constituir fundo integrado por bens, direitos e ativos de qualquer natureza, mediante lei que disporá sobre a natureza e administração desse fundo.
CERTO! Art. 250 da CF.
O Fundo do Regime Geral de Previdência Social, é vinculado a que órgão?
Ministério da Previdência e Assistência Social.
Qual a finalidade do Fundo do Regime Geral de Previdência Social?
Prover recursos para o pagamento dos benefícios do regime geral da previdência social.
Qual espécie normativa deverá dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual?
Lei complementar.
Qual espécie normativa estabelece normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta bem como condições para a instituição e funcionamento de fundos?
Lei complementar.
Quais os princípios norteiam a LRF em sua concepção e são essenciais para sua aplicação?
O planejamento, a transparência, o controle e a responsabilização.
PARA FIXAR
§ 1º A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente,
em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.
Assim, são objetivos da LRF:
- Estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal
- Ação planejada
- Ação transparente
- Prevenção de riscos capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
- Correção de desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
- Cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e à obediência a limites e condições no que tange à renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar
Já de acordo com Machado , os objetivos da LRF são:
- impactar o modelo de gestão do setor público na direção de fortalecer o controle centralizado das dotações orçamentárias, na medida em que exigem o estabelecimento de limites totais de gasto e definem limites específicos para algumas despesas;
- estreitar os vínculos entre PPA, LDO e LOA, criando mecanismos para que a fase da execução não se desvie do planejamento inicial;
- fortalecer os instrumentos de avaliação e o controle da ação governamental.
No que consiste no princípio do PLANEJAMENTO da LRF?
Determinar os objetivos a alcançar e as ações a serem realizadas, compatibilizando-as com os meios disponíveis para a sua execução.
ex: condições para a geração de despesa e para o endividamento, estabelece metas fiscais e acrescenta mais regras para os instrumentos de planejamento e orçamento.
No que consiste no princípio da TRANSPARÊNCIA da LRF?
Que todos os atos de entidades públicas sejam praticados com publicidade e com ampla prestação de contas em diversos meios, inclusive em meio eletrônico.
De que forma o Poder Executivo demonstra e avalia o cumprimento das metas fiscais?
Quadrimestralmente, em audiência pública na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais.
No que consiste no princípio do CONTROLE da LRF?
No gerenciamento do risco por meio de ações fiscalizadoras e de imposição de prazos na gestão de políticas e de procedimentos, que podem ser de natureza legal, técnica ou de gestão.
No que consiste no princípio do RESPONSABILIZAÇÃO da LRF?
Na obrigação de prestar contas e responder por suas ações.
CERTO OU ERRADO
A suspensão de recebimento de transferências voluntárias e de realização de operações de crédito em caso de descumprimento de suas normas é uma das formas de responsabilização estabelecidas na LRF.
CERTO!
CERTO OU ERRADO
As disposições da LRF obrigam a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.
CERTO! As disposições da lei é obrigatória para todos os ente, também compreendidos compreendidos o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judiciário e o Ministério Público; bem como as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes.
CERTO OU ERRADO
Dentre os órgãos e entidades que se submetem à LRF estão os órgãos da administração direta e da administração indireta.
ERRADO! As estatais não dependentes, como SEM e empresas públicas, que são órgãos da administração indireta, não se submetem a LRF.
ex de estatais não dependentes: Petrobrasa, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CAIXA), Casa da Moeda do Brasil (CMB)
CERTO OU ERRADO
A Lei de Responsabilidade é federal, porém, com efeitos gerais ou nacionais, de tal sorte que inexiste necessidade de outra lei para dar aplicabilidade a seus dispositivos.
CERTO!
No que consiste uma empresa estatal dependente?
Uma empresa controlada, mas que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.
II – empresa estatal dependente: empresa controlada pelo Estado, pelo Distrito Federal ou pelo Município, que tenha, no exercício anterior, recebido recursos financeiros de seu controlador, destinados ao pagamento de despesas com pessoal, de custeio em geral ou de capital, excluídos, neste último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária, e tenha, no exercício corrente, autorização orçamentária para recebimento de recursos financeiros com idêntica finalidade.