05.Interrogatório em Reumatologia Flashcards
Quais as perguntas fundamentaias do Interrogatório em Reumatologia? (6)
- Qual a estrutura afectada/ origem da dor? ( tecidos moles, articulações, vísceras)
- Dentro das lesões articulares: (inflamatória, mecânica, pós-traumática) distribuição das articulações afectadas,
- Sintomas sugestivos de envolvimento multissistémico
- Que medicações recebeu e os respectivos resultados
- Qual o impacto funcional e psicológico da doença
- Quais as convicções, expectativas e receios do doente
Quais as formas mais comuns de dor músculo-esquelética referida, de origem visceral? (7)
O que é fundamental avaliar na localização e distribuição das articulações afectadas? (4)
- Quantas articulações foram ou estão afectadas?
- O envolvimento é preferencialmente proximal (ombros, cotovelos, coxofemorais e joelhos) ou distal (pés e mãos)?
- Há envolvimento da coluna cervical e/ou lombo-sagrada?
- As articulações afectadas têm distribuição simétrica ou assimétrica?
Quais os padrões de irradiação da dor?
A dor articular é, geralmente, bem localizada pelo doente, que aponta a articulação. Com muita frequência, especialmente nos processos inflamatórios, a dor é sentida em toda a circunferência articular.
A presença de dor referida a um ponto específico da articulação deve levantar a hipótese de lesão peri articular localizada, como tendinite ou bursite.
Dor originada em articulações profundas pode ser sentida a uma certa distância da articulação.
Na síndroma de dor generalizada o doente refere dores difusas de localização múltipla, frequentemente variável no tempo, com escassa focalização articular.
A dor de origem óssea é profunda e mal definida, predominando no esqueleto axial e partes proximais dos membros.
Notas sobre ritmo inflamatório vs mecânico
O que é imperioso inquirir na presença de artrite periférica?
Em face de artrite periférica devemos sempre inquirir da existência de lombalgia e, na sua presença, caracterizar o seu ritmo de forma independente das restantes articulações.
Na maior parte dos casos, encontraremos um ritmo mecânico traduzindo coincidência de artrite periférica e lombalgia comum. Se a lombalgia for também de ritmo inflamatório, pensaremos em espondilartropatia seronegativa.
Quais as 3 formas de instalação e evolução das Doenças Reumáticas?
- Agudas
- Subagudas
- Insidiosas
Quais os padrões classificativos das artropatias em relação à evolução? (2)
- Aditiva vs Migratória
- Recorrente vs Persistente
Perguntas relevantes no Inquérito Sistemático em Reumatologia
Quais os diagnósticos mais frequentes por grupo etário e sexual?