Trombose Flashcards
Quais são os três principais fatores predisponentes da trombose (tríade de Virchow)? Como eles se relacionam entre si?
Lesão endotelial, hipercoagulabilidade e fluxo sanguíneo anormal. A lesão endotelial e o fluxo anormal se retroalimentam, e ambos estimulam o quadro de hipercoagulabilidade.
Que tipos de alterações no fluxo sanguíneo são predisponentes da trompose? Que quadro inflamatório muito prevalente propicia tais alterações?
Turbilhamento e estase. Ateroesclerose.
Que fator predisponente da trombose é responsável pela síndrome da classe econômica? Por que ele(a) aumenta a produção de trombos?
A alteração do fluxo sanguíneo, mais precisamente, a estase. Neste quadro, o que ocorre é a decantação de elementos figurados no sangue, que entram em contato com o endotélio, iniciando a cascata de coagulação, que não é interrompida como seria em condições normais devido ao fluxo inadequado.
Qual a relação da anemia falciforme com a formação de trombos?
Na anemia falciforme, a forma de “gancho” das hemácias malformadas propicia o encaixamento das mesmas, que se aglomeram obstruindo o capilar. Tal obstrução leva a estase sanguínea, predisponente da trombose.
Quais são e como são classificados os distúrbios que geram hipercoagulabilidade?
Os distúrbios que geram hipercoagulabilidade podem ser dívididos em primários, que são mutações do fator V e da Pró-trombina, e secundários, que podem ser multifatoriais (tabagismo, neoplasia, ac orais, gestação e obesidade), bem como uma trombocitopenia induzida por heparina, ou um quadro de síndrome antifosfolípide, ou resultado de cirurgias de grande porte ou de doenças autoimunes.
Quais são os tipos de trombos (quanto a via em que se encontram) e quais são seus respectivos desencadeadores, caracterizações (direção de progressão) e locais mais comuns?
Quanto a via em que se encontram, os trombos podem ser classificados como arteriais, resultados de turbulências e danos endoteliais, caracterizados por uma progressão retrógrada e comuns em artérias coronárias, cerebrais e femorais, ou como venosos, resultados de estase sanguínea, caracterizados por progressão retrógrada e anterógrada e por uma redução da eliminação de mediadores locais, sendo comuns em veias profundas e plexos venosos.
Após formado, o que pode ocorrer com um trombo?
Um trombo pode sofrer ação de mediadores do próprio organismo levando a uma resolução, mas também podem ser organizados sendo incorporados ao vaso (cobertos por endotélio), bem como perfurados pelo endotélio e, por fim, se desprenderem do local de origem e causar uma embolia em vasos de menor calibre, como é o caso dos capilares pulmonares e cardíacos.
O que é uma embolia?
É qualquer massa intravascular, independente da consistência ou estado físico, que é transportada pelas vias sanguíneas para longe de seu local de origem.
O que é um cor pulmonale? O que o causa?
É uma insuficiência pulmonar direita aguda por conta da dificuldade de fluxo. É causado por obstrução de mais de 60% dos capilares pulmonares.
Por que o tromboembolismo pulmonar é majoritariamente silencioso, ou seja, não apresenta sinais clínicos?
Pois, salvas particularidades, os pulmões apresentam uma grande reserva funcional.
Qual é o principal local origem de tromboembolismos sistêmicos?
Cavidades cardíacas.
Em que caso é possível que uma TVP pode evoluir para um AVC?
Caso haja comunicação inter-atrial.
Qual a relação entre embolia gordurosa e grandes fraturas/politraumas?
Com o passar dos anos, o tecido hematopoiético da medula óssea é, aos poucos, substituído por gordura. Quando há a quebra de um osso longo pode haver o extravasamento desta gordura para vasos que drenam a região, desencadeando possíveis embolias.