Febre Flashcards
Em que regiões se mede a temperatura corporal?
A temperatura periférica pode ser aferida na axila, na membrana timpânica e na orofaringe, já a central pode ser aferida no reto, na bexiga, no esôfago e na a. pulmonar.
Qual é o tipo de termômetro mais fidedigno? Qual sua desvantagem?
O analógico, de mercúrio, com desvantagens de ser tóxico e não ecológicos.
Quais são os principais meios de perda e produção de calor para a homeotermia?
A perda de calor pode ocorrer via respiração, via variação de fluxo sanguíneo cutâneo ou sudorese, enquanto a produção pode ocorrer via síntese de atp, trabalho interno da manutenção da integridade funcional e contração muscular.
Onde ocorre a o controle termorregulação do corpo? Que mecanismos são induzidos por esta região para alterar a temperatura corporal?
No hipotálamo. Ativação da sudorese, contração da musculatura e modulação do tônus vasomotor periférico.
Onde agem os antitérmicos?
No centro termorregulador do hipotálamo.
Como um anti-inflamatório pode ser utilizado para tratar uma febre?
O anti-inflamatório agirá de forma a reduzir a atividade do sistema imune, diminuindo a produção de pirogênios endógenos (PGE2, IL1, IL6, TNF e interferon), impedindo que estes aumentem o “set point” do centro termorregulador do hipotálamo.
Se na febre ocorre um aumento da temperatura corpórea, por que sentimos frio?
Pois, embora haja um aumento da temperatura corpórea, esse aumento não alcança o “set point” aumentado no hipotálamo, fazendo com que sintamos frio e busquemos nos aquecer ainda mais.
Que fatores caracterizam a resposta febril de fase aguda?
Mialgias, artralgias, sonolência, anorexia, alterações na síntese de proteínas plasmáticas, redução da concentração de ferro e zinco, leucocitose e anemia.
Quais são os “objetivos”/”papeis” da febre?
Acelerar a quimiotaxia de neutrófilos e a secreção de substâncias antibacterianas, aumento da prdução e da ação de antivirais e antitumorais dos interferons, estimulação da resposta imunológica linfocitária e diminuição da disponibilidade de ferro (limitando a proliferação bacteriana e de alguns tumores.
Quais e como são os principais padrões (tipos) clínicos da febre?
A febre persistente é aquela que se mantem constante (s/ grandes variações), a febre irregular/séptica é aquela imprevisível, a febre remitente é aquela que apresenta quedas mas nunca ao ponto de retornar a temperatura norma e a febre intermitente/alternada é aquela que alterna com períodos de temperatura normal.
O que indica uma febre de origem indeterminada?
Febre de T°> 38°C em várias ocasiões, por mais de 3 semanas e com ao menos 1 semana de tentativas falhas de diagnóstico.
O que diferencia a febre de origem indeterminada clássica da nosocomial?
A nosocomial é uma febre de origem indeterminada que surge após a internação de um paciente.
Diferencie febre de hipertermia.
Na hipertermia não há ação de pirogênio endógeno, nem aumento do set point hipotalâmico, além de não haver ação efetiva de antitérmicos.
Que indivíduos podem não apresentar febre mesmo com quadros infecciosos instalados?
Idosos e imunossuprimidos.