Edema Flashcards
Que fator relacionado aos vasos e quais pressões do sangue são responsáveis por causar o extravasamento de líquido do lúmen ao interstício?
A pressão hidrostática aumentada, a pressão oncótica reduzida e a maior permeabilidade vascular.
O que causa um linfedema?
A obstrução de um vaso linfático.
O que pode causar o aumento da pressão hidrostática no pulmão?
Aumento do volume sanguíneo, redução da força de contração do miocárdio e aumento da resistência vascular periférica.
O que pode causar a diminuição da pressão oncótica?
O aumento da perda de proteínas sanguíneas e/ou a redução de sua produção.
Qual é a relação entre a síndrome nefrótica e o edema?
Em condições normais, não há a perda de proteínas na urina, uma vez que estas não atravessam os túbulos renais. Entretanto, na síndrome nefrótica, tais as proteínas passam a atravessar tais túbulos, mas não conseguem voltar aos vasos sanguíneos, levando a uma condição de proteinúria que, por sua vez, implica em uma hipoalbuminemia, que reduz a pressão oncótica, diminuindo a captação do sangue venoso e causando o edema.
Qual é a relação entre a redução da pressão osmótica e a reabsorção de Na e água? Como o edema se instala neste caso?
Com a redução da pressão osmótica, há a diminuição da captação de sangue venoso pelos capilares, reduzindo também o volume intravascular. Esta redução provoca uma tentativa do organismo de recuperar tal volume, aumentando a reabsorção de Na e água, favorecendo ainda mais o edema.
O que é tanasarca?
É um edema generalizado, ou seja, que ocorre em todo o corpo.
Por que em casos de cirrose e doenças hepáticas ocorre ascite?
Pois tais quadros implicam na fibrose do tecido hepático, que leva a uma maior dificuldade para circular o sangue pela região, culminando na sobrecarga da veia porta. Tal sobrecarga gera o aumento da pressão hidrostática dos vasos que desaguam na veia porta, presentes na circulação dos tecidos abdominais, levando ao edema local, a ascite.
O que diferencia o edema causado por disturbios na pressão oncótica e/ou hidrostática do edema causado por alterações na permeabilidade vascular?
No primeiro espera-se a presença de transudato, enquanto no segundo, exsudato.
Resuma o processo da formação de mixedema.
Distúrbios tireoidianos levam a redução da produção de T4, hormônio importante na regulação do flúido vascular. Com essa redução, ocorre um leve aumento da permeabilidade vascular (suficiente para a passagem de proteínas, mas não de células), bem como um aumento da retenção de água e de Na.
Quais são os principais pontos a serem analisados na anamnese de um edema?
A localização do edema, o horário preferencial, os sintomas associados ao edema e a progressão (insidioso?).
O que diferencia a síndrome nefrótica da nefrítica no que tange a formação de edemas?
Na síndrome nefrótica ocorre a formação de edemas pela redução da pressão osmótica, enquanto, na nefrítica, ocorre por aumento da pressão hidrostática.
Quais são os principais pontos a serem abordados no exame físico do edema?
A identificação da localização do edema, classificar como depressível (sinal de godet) ou não, sinais flogísticos da inflamação, presença de derrames cavitários, alterações na auscuta cardíaca e pulmonar, presença de estase jugular,
O que possibilita a formação do sinal de godet no quadro de edema?
O acúmulo de líquido no interstício afasta as fibras elásticas umas das outras, reduzindo a capacidade de elasticidade do tecido, diminuindo a velocidade de retorno à condição morfológica anterior à depressão local (sinal de godet).
Como a presença ou não do sinal de godet pode ajudar na identificação do tipo de edema?
O sinal de godet é característico do edema causado por alterações nas pressões osmótica e hidrostática, não sendo comum no causado por alterações da permeabilidade vascular.