Anti-inflamatórios 1 Flashcards
Por que utilizar anti-inflamatórios, uma vez que irão inibir/limitar a defesa do nosso próprio organismo?
Para reduzir os sintomas clínicos como a dor, a perda de função e o edema, bem como limitar as respostas imunes, para que estas não afetem negativamente o próprio organismo.
Exemplifique mediadores que induzem os neurônios sensoriais a transmitir o estímulo da dor? (o máximo que puder)
ATP, acetilcolina, serotonina, citocinas, quimiocinas, angiotensina II, bradicinina e prostaglandinas.
Que tipos de fibras nervosas são responsáveis pela condução do estímulo doloroso?
Fibras Adelta, mielinizadas e C, não mielinizadas, ambas sendo fibras nociceptivas polimodais, ou seja, são ativadas por diferentes tipos de estímulo (térmico, químico e mecânico). Tais neurônios são aferentes, levando o estímulo da periferia para o SNC.
Resuma o caminho do estímulo nervoso da dor, da periferia à última localidade no SNC.
O estímulo inicia nos neurônios periféricos (aferentes) chamados nocipetivos polimodais, tais neurônios levam o estímulo até zonas específicas da medula espinal (lâminas do corno dorsal), onde alcançam outros neurônios, os de transmissão, que, por sua vez, transmitem o estímulo até o tálamo, do qual sai a última transmissão, que se finaliza no córtex cerebral.
Em que região do sistema nervoso ocorre o reconhecimento da sensação dolorosa e em que região ocorre o reconhecimento da localização da dor?
Tálamo e Córtex cerebral, respectivamente.
Resuma a via descendente inibitória da dor.
A via consiste na estimulação por parte de opioides (endógenos ou não) em zonas do SNC, que ,por sua vez, estimulam o núcleo da rafe a mandar um sinal inibitório para o corno dorsal da medula espinal, impedindo a transmissão da dor do neurônio periférico ao de transmissão neste local. Outras vias também consistem na ação de opioides em zonas periféricas que desembocam no mesmo fim, o corno dorsal da medula espinal, sem passar pela rafe, bem como na ação direta dos opioides na medula.
O que são os Anti-inflamatórios não esteroidais?
São substâncias de diferentes classificações com a propriedade de inibir a ação enzimática da Cicloxigenase (COX) e, desta forma, modular a resposta inflamatória e suas implicações clínicas.
Qual é o principal exemplo de AINEs?
A aspirina.
Qual é a importância de inibir a ação da COX?
Tal enzima é responsável por acelerar a produção de prostaglandinas e tromboxanas, mediadores importantes da inflamação e participantes na indução do estímulo doloroso nos nervo sensoriais.
Qual é o papel da fosfolipase A2 em caso de lesão tecidual? Qual é a consequência imunológica de sua ação?
Ela tem por função converter os fosfolipídeos de membrana das células rompidas em ácido araquidônico. Tal produto é substrato para a enzima COX (cicloxigenase), responsável pela produção de prostaglandinas e tromboxanas.
Qual é a relação entre drogas inibidoras da enzima conversora de angiotensina (ECA), utilizados em quadros de hipertensão, e a bradicinina?
Tal enzima é responsável também por clivar a bradicinina, modificando-a e, por consequência, retirando sua ação vasodilatadora. Desta forma, as drogas inibidoras da ECA permitem que a bradicinina permaneça em seu estado ativo, favorecendo a vasodilatação e reduzindo a PA via diminuição da resistência vascular periférica.
Quais são as principais ações farmacológicas da bradicinina (BK)?
Vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular e estimulação das terminações nervosas da dor.
Qual é a função da bradicinina no estímulo doloroso?
Ela aumenta a sensibilidade dos neurônios noceptivos aos estímulos da dor, ou seja, um estímulo que teria como consequência uma dor de intensidade x, passa a ter uma intensidade >x ou, até mesmo, um estímulo que não seria suficiente para gerar a sensação dolorosa passa a ser (redução do limiar de estímulo). Tal efeito pode ser intensificado por parte de efeitos álgicos de outros agentes locais, como as prostaglandinas.
Quais são as principais funções das protaglandinas?
Elas são responsáveis por causar vasodilatação, aumentar a permeabilidade vascular e potencializar a ação de bradicinina, histamina e praticamente todos os outros mediadores inflamatórios.
Quais são os efeitos terapêuticos esperados para um AINES?
Anti-inflamatório, analgésico e antipirético (reduz febre).