Anti-inflamatórios esteroidais Flashcards
Quais são os principais efeitos clínicos terapêuticos do uso de AIEs?
Imunossupressão, anti-inflamatório, anti-alérgico, alívio da dor, e redução da permeabilidade vascular.
Qual é a associação do uso de AIEs com o desenvolvimento de DM pelo usuário?
Os AIEs, por serem semelhantes ao cortisol, estimulam o processo de neoglicogênese pelas células hepáticas, além de reduzir o consumo de glicose por parte das células periféricas, aumentando a glicemia dos usuários. O aumento constante da glicemia pode desencadear quadros de DM II.
Resumidamente, qual é o mecanismo de ação dos AIEs?
Eles agem no núcleo celular modulando a transcrição gênica, aumentando a síntese celular de proteínas anti-inflamatórios, como a lipocortina 1, inibidora da fosfolipase A2 (impedindo a conversão de fosfolipídeos em ác. aracdônico) e reduzindo a de pró-inflamatórias, como a de COX-2 induzida.
Qual é o principal fator que leva os AIEs a causarem efeitos adversos?
A duração do uso e a frequência.
Quais são os principais AIEs comerciais?
Dexametasona, Betametasona e Prednisona.
Qual é a importância da remoção gradativa do uso de um AIEs?
O que ocorre é que, como os AIEs apresentam uma estrutura semelhante ao cortisol, sua presneça no sangue gera um feedback negativo no hipotálamo que inibe a produção de CRH, por consequência a de ACTH e, por fim, a de cortisol as adrenais. Devido a isso, as adrenais deixam de produzir cortisol, podendo sofrer atrofia. A retirada gradativa permite que as adrenais se “reacostumem” com as menores concentrações plasmáticas da droga e volte a produzir cortisol da maneira adequada.