Título IV, Cap I, do processo legislativo, subc III Flashcards
art. 61. A iniciativa das ______cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.
leis complementares e ordinárias
§ 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:
I - fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas;
§ 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:
II - disponham sobre
a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;
b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;
c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civis, reforma e transferência de militares para a inatividade;
c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)
d) organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios;
e) criação, estruturação e atribuições dos Ministérios e órgãos da administração pública;
e) criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública, observado o disposto no art. 84, VI; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)
f) militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)
2º A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei PL subscrito por, no mínimo, _______, distribuído pelo menos por _______, com não menos de _____ por cento dos eleitores de cada um deles.
Eleitorado nacional - 1 %
Estados - 5
Quantos % em cada Estado? 0,3 %
1 5 0,3
Quais são os critérios para que o presidente adote MP?
Art. 62. Em caso de
1) relevância
2) e urgência
§ 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:
I - relativa a:
a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral;
b) direito penal, processual penal e processual civil;
c) organização do PJ e do MP
d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, § 3º;
II - que vise a detenção ou seqüestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro;
III - reservada LC
IV - já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República.
MP de civil? Apenas processual ou tbm o direito civil?
§ 3º As MP, ressalvado o disposto nos §§ 11 e 12 perderão eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo de _____, prorrogável, nos termos do § 7º, ________, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo DL, as relações jurídicas delas decorrentes.
sessenta dias
uma vez por igual período
até 120 d.
§ 4º O prazo a que se refere o § 3º contar-se-á da _______, suspendendo-se durante os períodos de _______.
data publicação da medida provisória
recesso do Congresso Nacional
§ 6º Se a MP não for apreciada em até ______contados de sua publicação, entrará em regime de urgência, subseqüentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, até que se ultime a votação, todas as demais deliberações legislativas da Casa em que estiver tramitando.
45 quarenta e cinco dias
sobrestado: interrompido
§ 8º As medidas provisórias terão sua votação iniciada na ______.
Câmara dos Deputados
§ 9º Caberá à ________examinar as medidas provisórias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sessão separada, pelo plenário de cada uma das Casas do Congresso Nacional.
comissão mista de Deputados e Senadores
§ 10. É vedada a reedição, _______, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.
na mesma sessão legislativa
§ 11. Não editado o decreto legislativo DL a que se refere o § 3º até_________, as relações jurídicas constituídas e decorrentes de atos praticados durante sua vigência conservar-se-ão por ela regidas.
60 sessenta dias após a rejeição ou perda de eficácia de medida provisória MP
mesmo tempo que a MP irá durar, prorrogável pelo mesmo período.
Art. 64. A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do _______, do _______ e dos _______ terão início ________.
Iniciativa do:
PR
STF
Tri superiores
na Câmara dos Deputados
§ 1º - O Presidente da República poderá solicitar ______ para apreciação de projetos de sua iniciativa.
urgência