Terapia nutricional no paciente grave Flashcards
Quais os 4 critérios analisados para avaliar a necessidade de triagem nutricional completa? Quantos são necessários para proceder à triagem?
Os critérios avaliados para ver se o paciente necessita de triagem são; (1) IMC < 20,5; (2) redução da ingestão de alimentos; (3) perda de peso nos últimos 3 meses; e (4) gravidade da doença. A presença de 1 desses fatores faz com que o paciente seja submetido à triagem.
Caso opte-se por uma solução nutricional hiperosmolar (proteína e carboidrato), qual a via de escolha? Dentro dessa via, qual a melhor opção?
Não se pode infundir soluções hiperosmolares por veia periférica. Dessa forma, sempre deve-se utilizar uma VEIA CENTRAL, de preferência a subclávia infraclavicular.
Na via enteral, qual o melhor posicionamento da sonda? E se houver risco de broncoaspiração?
Sempre que possível deve-se optar pela via enteral, cujo posicionamento preferencial é pré-pilórico. Por outro lado, se houver risco de broncoaspiração, posiciona-se a sonda após o piloro, por endoscopia.
Qual a frequência de avaliação do resíduo gástrico? O que fazer se: (1) > 500mL; (2) < 300mL; (3) > 300mL; e (4) > 300mL na 2ª avaliação
O resíduo gástrico deve ser avaliado de 4 em 4 horas. As condutas são: (1) interromper a nutrição enteral; (2) manter a nutrição enteral; (3) reduzir em 25% a infusão + reavaliar em 4 horas; e (4) reduzir mais 25% e adicionar pró-cinético + reavaliar em 1 hora.
Explique a síndrome da realimentação. Como é a prevenção e o tratamento?
A síndrome da realimentação ocorre quando é reestabelecida nutrição após momento prolongado de jejum, é marcada por hipomagnesemia, hipocalemia e hipofosfatemia (<2,5). A prevenção é feita com uma administração lenta e gradual de carboidratos nos primeiros 5 a 7 dias de terapia nutricional. Já o tratamento é feito com a reposição dos eletrólitos (potássio, magnésio e fósforo) + vitamina B1.
O NUTRIC score deve ser avaliado após quanto tempo de internação do paciente grave em UTI? Quais são os 5 parâmetros avaliados e qual a classificação dos pacientes pelas pontuações? Qual estratégia nutricional é escolhida para cada uma das classificações?
O NUTRIC score deve ser avaliado após 24 horas de internação no UTI. Ele avalia os seguintes critérios: (1) idade; (2) APACHE; (3) SOFA; (4) dias de internação hospitalar antes de admissão em CTI; e (5) presença de comorbidades. Esses critérios apresentam pontuações variadas e, caso o paciente apresente 5 ou mais pontos, ele é enquadrado como alto risco e, assim, deve ser submetido à terapia nutricional agressiva + estabelecimento de metas; se pontuar menos que 5, entretanto, é classificado como baixo risco e deve ser submetido à terapia nutricional conservadora.
O que fazer caso após 3 dias de nutrição enteral o paciente não atingir a meta calórica de 60%?
Caso não se consiga alcançar um balanço calórico de 60% do paciente após 3 dias de nutrição enteral, deve-se fazer nutrição parenteral suplementar (NPS) = suporte misto
Se o TGI é funcionante, mas há risco de broncoaspiração, qual a terapia mais indicada?
Cateter nasoenteral pós pilórico
No caso do nasoenteral pós pilórico, com perspectiva de acesso > 6 semanas, o que fazer?
Ostomia. Se houver risco de aspiração, fazer jejunostomia. Se não houver, gastrostomia
No caso de TGI não funcionante e NPT hiperosmolar, com acesso > 6 semanas, qual cateter usamos?
Permanente