Crises hiperglicêmicas Flashcards
Qual o principal cetoácido da CAD? Por quê na EHH não há elevação significativa de corpos cetônicos?
Beta hidroxibutirato. Porque no EHH, não há deficiência absoluta e a insulina que resta pode impedir cetogênese.
Quais são os critérios diagnósticos e de resolução da CAD e EHH?
Critérios diagnósticos de CAD: (1) ph < 7,3 + AG aumentado; (2) bicarbonato < 18; e (3) cetonúria/cetonemia. Critérios diagnósticos no HHS: (1) ph > 7,3; (2) osmolaridade sérica > 320; (3) estado mental alterado (rebaixamento).Critérios de resolução na CAD: (1) ph > 7,3; (2) bicarbonato > 18; e (3) glicemia < 200. Critérios de resolução do HHS: (1) recuperação do estado mental; (2) osmolaridade sérica < 320; e (3) glicemia < 300.
Caracterize CAD leve, moderada e grave.
Grave: ph < 7/ HCO3-: < 10
Moderada: ph 7-7,24 / HCO3: 10-14
Leve: ph 7,25-7,30 / HCO3: 15 a 18
Quanto ao TTO, fale: (1) como é feita a hidratação venosa; (2) qual a insulina utilizada inicialmente, quando ela não pode ser iniciada, quais as doses, quando diminuir a dose, quando trocar a insulina; (3) valores importantes do potássio para reposição ou não; e (4) quando repor fosfato.
(1) A hidratação venosa deve ser feita de forma vigorosa, com infusão de 15-20 ml/kg/h de SF na 1ª hora (o déficit estimado deve ser corrigido em 24 horas); (2) a insulina utilizada é a regular IV 0,1 UI/kg em bolus + 0,1 UI/kg/h até que os níveis glicêmicos atinjam 200 (CAD) e 300 (EHH), momento em que se diminui a dose (0,05 UI/kg/h) e se adiciona SG5%. A insulina deve ser trocada para SC quando se consegue alcançar os critérios de resolução da doença (fazer sobreposição da IV com SC por 2 horas), quando também se iniciar dieta oral.
(3) A glicoinsulinoterapia só pode ser iniciada se o potássio for maior que 3,5 (pela CSSJ); a reposição de potássio deve ser iniciada junto com a glicoinsulinoterapia em casos de K < 5. O objetivo é manter a calemia entre 4 e 5.
(4) O fosfato deve ser reposto ser menor do que 1,0 ou sintomas (aula da Giovana).
Quando se deve repor bicarbonato? Por que ele não é sempre administrado?
O bicarbonato só deve ser reposto em casos de ph < 6,9. Isso acontece, pois o bicarbonato não corrige a causa inicial, apenas trata o distúrbio final. Dessa forma, como há malefícios intrínsecos ao seu uso, ele deve ser reservado a situações de extrema gravidade, em que a acidose ameaça a vida.
Como corrigir o sódio sérico dosado de acordo com a hiperglicemia?
Para cada 100 mg de glicemia acima de 100mg/dl, deve-se aumentar o valor obtido na dosagem de sódio em 1,6.
Cite a tríade de Whipple e o que ela determina.
manifestações clínicas + dosagem da hipoglicemia + melhora após normalizar glicemia. Ela indica hipoglicemia