Delirium Flashcards
Cite os 5 principais fatores de risco para delirium.
Idade avançada, demência, Parkinson, doença aguda (principalmente grave), polifarmácia, sexo masculino, condição clínica
Explique os critérios CAM-ICU. Quais são imperiosos para o diagnóstico?
Os critérios são quadro agudo e curso flutuante, desatenção, alteração do nível de consciência e pensamento desorganizado. Critérios imperiosos: quadro agudo/curso flutuante + desatenção. Importante = RASS não pode estar -4 nem -5
Quais as possibilidades de TTO/prevenção não farmacológico no delirium?
Evitar ruídos e mudanças contínuas de ambiente, deixar o paciente próximo a uma janela para que ele tenha noção da hora do dia, melhorar a iluminação no local, entre outros.
Qual a droga de escolha para a agitação e opções para doentes com Parkinson? Qual a droga de escolha para a sedação? Quando benzodiazepínicos podem ser utilizados? Quando fazer reposição de vitamina B1?
A droga de escolha é o haloperidol. Fármacos opcionais para pacientes om parkinsonismo são a quetiapina, risperidona e ziprasidona. A droga de escolha para sedar esses pacientes é a dexmedetomidina, um alfa-2-agonista, que apresenta baixa depressão respiratória (e ainda tem poder analgésico).
Os benzodiazepínicos devem ser evitados, na medida em que podem predispor o paciente à delirium. Apesar disso, em situações de agitação por abstinência de álcool/sedativos ou em casos de contraindicação para neurolépticos, eles podem ser utilizados.
Todos os pacientes com delirium devem receber suplementação de vitamina B1 (tiamina).