Sepse Flashcards
Defina SIRS, sepse e choque séptico.
SIRS: sinais de resposta inflamatória sistêmica (hipo ou hipertermia, FC> 90; FR>20; leucopenia < 4000 ou leucocitose > 12000)
sepse: disfunção orgânica relacionada a infecção
choque séptico: necessidade de amina vasoativa para manter PAM >= 65 e lactato >= 2 após ressuscitação volêmica
Quais sistemas são analisados no score SOFA? Detalhe o score q-SOFA.
q-SOFA: FR > 22/ alteração do estado de consciência/ PAS <= 100
sistemas analisados no SOFA: circulatório, renal, neurológico, respiratório, hepático, coagulação
Quais são as duas principais condutas terapêuticas na sepse?
A duas condutas principais na sepse são hidratação vigorosa e precoce (30ml/kg de peso) + antibioticoterapia (deve ser iniciada na 1ª hora e quanto antes melhor). A antibioticoterapia empírica deve ter amplo espectro.
Quando está indicado o uso de corticoide (qual é a escolha e a dose)?
A administração de corticoides só é indicada quando há choque séptico refratário, isto é, altas doses de noradrenalina (pode ter começado já vasopressina, para diminuir a necessidade de nora). Isso acontece, pois é possível que os pacientes em choque séptico desenvolvam insuficiência adrenal relativa, marcada pela capacidade de produzir cortisol endógeno, mas em quantidades insuficientes para suprir as demandas do organismo – elevadas na sepse.
Administrar corticoide se: PAS < 90 mmHg por mais de 1 hora após correta reposição volêmica e dependência de vasopressores.
A droga de escolha é a hidrocortisona (200mg/dia).
Qual a conduta quanto à coleta de hemoculturas?
Fazer imediatamente, de 2 sítios diferentes, antes de fazer o atb. Apesar disso, não se deve atrasar o início da antibioticoterapia para aguardar a coleta de hemoculturas!!
Em um paciente com choque séptico e SARA, como deve ser a conduta quanto ao balanço hídrico?
É fundamental que se priorize o estado hemodinâmico do paciente. Dessa forma, deve-se optar inicialmente por uma hidratação vigorosa (balanço hídrico positivo -> na sepse, deve-se fazer hidratação vigorosa nas primeiras 6 horas) e, após estabilização, cerca de 48-72 horas após, inicia-se o balanço hídrico equilibrado ou negativo, sempre que possível.