Sedação e analgesia no CTI Flashcards
O que deve ser feito antes: analgesia ou sedação? Por quê?
A analgesia deve ser realizada antes, em decorrência do fato de reduzir a necessidade de sedativos.
Qual o antídoto do midazolam?
Flumazenil
Explique por que a dexmedetomidina pode ser usada no desmame de prótese ventilatória.
A dexmedetomidina pode ser utilizada para o desmame ventilatório, em decorrência do fato de acarretar pouca/nenhuma depressão respiratória. Além disso, permite que o paciente se mantenha cooperativo caso estimulado. O efeito analgésico também é importante, mas não sei se é uma das explicações para o uso da dexmedetomidina no desmame.
Detalhe a escala RASS. Ela pode ser usada para pacientes sob efeito de BNM?
A escala de RASS avalia o grau de agitação e sedação dos pacientes, podendo ir de -5 (paciente não apresenta resposta com nenhum tipo de estímulo) até +4 (paciente está muito agitado, denotando risco para a equipe). É importante saber que o grau 0 na escala de RASS é o paciente alerta e calmo.
Essa escala não pode ser utilizada para os pacientes sob efeito de BNM, na medida em que necessita da avaliação da resposta, inclusive motora (abertura ocular), do paciente.
Como avaliar o nível de sedação no paciente com BNM?
Pacientes sob efeito de BNM devem ter o nível de sedação avaliado por meio o BIS (índice bispectral do EEG).
Quanto à sedação, determine: (1) frequência de avaliação pelas escalas; e (2) frequência de interrupção.
A avaliação da sedação e a interrupção devem ser feitas diariamente, independentemente do fato de o paciente ser candidato à desmame ou não. Isso acontece, pois essa prática reduz o tempo de ventilação mecânica (consequentemente a incidência de PAVM) e de internação em CTI.
Quanto à analgesia, cite: (1) uma vantagem do fentanil sobre a morfina e a meperidina; (2) um efeito colateral do fentanil e quando ele acontece; (2) o antídoto dos opioides; e (4) por que a meperidina é CI no CTI.
Essas três drogas são opioides, mas apenas o fentanil não estimula a liberação de histamina e, assim, apresenta menos depressão hemodinâmica. Apesar disso, o uso constante de fentanil pode induzir tolerância. Um efeito adverso do fentanil é a síndrome do tórax duro (redução importante da complacência pulmonar, com consequente aumento das pressões para conseguir ventilar o paciente), que acontece quando se faz a infusão muito rápido.
O antídoto dos opioides é o naloxano (Narcam).
A meperidina é contraindicada no CTI por apresentar risco de convulsão.