Teoria Geral do Direito Constitucional, Constituição, Eficácia, Hermenêutica, etc. Flashcards
- Constituição: conceito, estrutura, supremacia e classificação; - Eficácia das Normas Constitucionais; - Poder Constituinte (originário, derivado, reformador, revisor, decorrente etc); - Aplicação das Normas Constitucionais no Tempo (recepção, repristinação, desconstitucionalização); - Métodos e princípios de interpretação das normas constitucionais;
A denominação Estado como sociedade política, que indica situação permanente de convivência, aparece pela primeira vez em qual obra?
Em “O Príncipe” de Maquiavel, escrito em 1513.
A teoria politica de Maquiavel pode ser identificada com o humanismo cívico? Explique.
O humanismo cívico ou humanismo politizado busca a independência do homem no sentido de que o mesmo possui liberdade política de agir, ou seja, os homens devem construir o seu próprio destino pela política.
Nesse sentido, Maquiavel em sua teoria política busca a unidade política com concentração de poder para que o homem possa viver de forma harmoniosa, conforme os ideais defendidos pelo humanismo cívico. Nesse sentido Maquiavel defende o fortalecimento da liberdade da atuação do homem junto na condução das estruturas governamentais de poder, ou seja, a “coisa” pública.
Para Aristóteles, em “A Política”, o governo pode assumir três formas degeneradas/corrompidas e três formas retas/justas. Quais são elas? Explique-as.
Três formas degeneradas/viciadas/corrompidas, as quais visam somente ao interesse particular:
- Monarquia (governo de um só)
- Oligarquia (governo de alguns)
- e Democracia (governo da multidão).
Por outro lado, também pode assumir três formas virtuosas/retas/justas, que visam ao interesse geral:
- Realeza (governo de um só)
- Aristocracia (governo de alguns)
- e Politeia (governo da multidão).
O que era a constituição mista de Aristóteles?
Por meio da obra “A Política”, Aristóteles defendeu a necessidade de serem constituídos poderes contendo estruturas, atribuições e funções diferentes, sendo as mesmas estabelecidas em função executiva, função deliberativa e função jurisdicional.
Trata-se do conceito de constituição mista, um dos primórdios da teoria da separação dos poderes.
Qual a diferença primordial com relação à visão do Estado Natural entre os contratualistas Hobbes e Locke?
- Hobbes defende o Estado Absolutista, e na sua obra “O Leviatã”(1651), com relação à visão do Estado Natural afirma que “Os homens são maus, egoístas; o homem é um lobo para outro homem. Estado de guerra de todos contra todos.”
- Locke defende o Estado Liberal, e na sua obra “Segundo Tratado do Governo Civil”, com relação à visão do Estado Natural defende que ‘Os homens são bons, livres e independentes, iguais, pacíficos e seguros. Estado de Paz e harmonia”
Em linhas gerais, qual a principal distinção da visão de Montesquieu e de Rosseau com relação ao papel dos representantes no exercício da soberania do Estado?
- Rosseau defende a existência de um contrato social em que os indivíduos se afastam de interesses individuais em prol do coletivo, ou seja, a soberania deve ocorrer conforme a vontade coletiva e sem qualquer tipo de divisão em sua estrutura de representação, sendo o poder soberano vinculado diretamente ao povo.
- Montesquieu define a divisão de Poderes para o exercício das funções soberanas do Estado como estrutura fundamental de exercício da soberania do Estado.
Qual a visão de Montesquieu a respeito do Poder Judiciário?
Montesquieu entendia que o Poder Judiciário deveria ser praticamente nulo, dado ao temor que possuía da magistratura, chegando a ser exercida de maneira não permanente.
Quais as formas de governo e de Estado assentadas no art. 1º da CF/88? Tratam-se de cláusulas pétreas?
- Forma de governo: República
- Forma de Estado: federativa
A Forma Federativa de Estado se encontra dentre as limitações materiais expressas (cláusulas pétreas), no inciso I, § 4º do art. 60 da CF/1988:
No entanto, quanto à forma de governo republicada, o tema não é pacífico. Existem julgados no Supremo Tribunal Federal que sustentam a tese de ser uma cláusula pétrea implícita.
No que consiste a teoria constitucional discursivo-dialógica?
Trata-se de teoria defendida por Jurgen Habermas, segundo a qual a a concretização da democracia está relacionada diretamente a igualdade de condições estabelecidas entre todos os envolvidos (público e privado), de modo que as autonomias pública e privada se articulam e complementam, sendo concebidas como “co-originárias”.
Para Habermas, a democracia não é apenas o governo das maiorias, nem resulta da simples agregação das preferências e interesses conflitantes dos cidadãos. A democracia habermasiana é deliberativa e se baseia no diálogo social entre pessoas livres e iguais, travado no espaço público.
O processo discursivo que se processa dessa forma não apenas racionaliza, como confere legitimidade às decisões tomadas. Mas, para que se instaure um ambiente propício a essas interações comunicativas, a garantia de direitos fundamentais se afigura indispensável.
O que é patriotismo constitucional?
Teoria que surgiu na Alemanha, após a segunda guerra mundial.
Criada pelo sociólogo alemão Dolf Sternberger e popularizada por Jurgen Habermas.
O que deve unir o povo não é a ideia de uma raça superior, a religião verdadeira, as conquistas históricas mais heróicas, a cultura mais rica etc. Essas idéias levaram ao nazismo, ao fascismo e outros regimes extremistas.
No patriotismo constitucional o que deve unir o povo são os valores constitucionais e democráticos, numa sociedade plural e multicultural.
O que é constitucionalismo whig?
Também conhecido como “termidoriano”, ocorrido no séc. XVIII, na Inglaterra, e com origem na revolução francesa, trata-se trata de um processo de mudança constitucional que ocorre de forma lenta e evolutiva, sem a existência de alterações bruscas ou revolucionárias.
No que consiste o “backlash” em teoria constitucional?
O termo backlash pode ser traduzido como reação, resposta contrária, repercussão. Dentro da teoria constitucional, vem sendo concebido como a reação contrária e contundente a decisões judiciais que buscam outorgar sentido às normas constitucionais. Seriam, então, reações que acontecem desde a sociedade e questionam a interpretação da Constituição realizada no âmbito do Poder Judiciário.
No que consiste o constitucionalismo democrático?
Para o constitucionalismo democrático, o engajamento público desempenha papel relevante na orientação e legitimação dos julgamentos constitucionais, em que as razões técnicas jurídicas adquirem legitimidade democrática se seus motivos estiverem enraizados em valores e ideais populares.
A ordem constitucional apresenta um regular intercâmbio entre cidadãos e julgadores sobre questões de significado constitucional.
Qual foi a primeira Carta de Declaração de Direitos moderna, assim definida por conferir a suas normas eficácia jurídico-positiva mais elevada, inserindo as garantias das liberdades individuais em documento constitucional que delimitava a própria atuação reformadora do Poder Legislativo?
Carta da Colônia Americana da Virgínia de 1776 (Virginia Bill of rights).
Qual foi a primeira constituição de um Estado Moderno?
Foi a Constituição Americana de 1787, elaborada e aprovada por uma Assembléia Constituinte, a Convenção de Filadélfia.
Maquiavel era um teórico liberal ou absolutista?
Absolutista, eis que defendia que o Estado não deveria medir esforços para alcançar os seus objetivos, ou seja, a partir da teoria conhecida como “os fins justificam os meios”.
O que era a Lex Regia?
A Lex Regia era o instituto que, no Direito Romano, servia para fundamentar e para limitar o poder do Imperador. Era uma doutrina jurídica de acordo com a qual o Imperador recebia o seu Poder do povo romano.
Em qual constituição brasileira a ordem econômica social passou a fazer parte do texto constitucional?
Na Constituição de 1934.
É correto dizer que a constituição americana deu pouca relevância ao papel do juiz?
Não. Uma das principais características da experiência americana foi justamente o fortalecimento do Poder Judiciário.
É correto dizer que a Constituição francesa de 1791 construiu um sistema fundado na supremacia do legislativo?
Sim.
A Constituição Francesa de 1791 representou uma ruptura com o absolutismo. Ela consagrou o princípio da separação dos poderes, no entanto, pautada na supremacia do poder legislativo.
Ao executivo coube apenas a função de dispor dos meios aptos à aplicação da lei. Da mesma forma, o judiciário ficou restrito ao papel de mero emissor da lei, em virtude de seu histórico de forte vinculação com a nobreza, que no período não era bem visto.
Qual a classificação da CF/88 quanto a origem?
Promulgada (assembleia constituinte).
Qual a classificação da CF/88 quanto a estabilidade?
Rígida, eis que requer um procedimento mais complexo comparado a legislação infraconstitucional para alterações em seu conteúdo.
OBS: há doutrinadores, como Alexandre de Moraes, que a definem como superrígida, porquanto possui uma parte imutável (cláusulas pétreas)
Quais foram as constituições outorgadas no Brasil?
- Carta de 1824
- Carta de 1937
- Carta de 1967 (formalmente promulgada, mas materialmente outorgada)
- e a EC n°1 de 1969 (considerada pela doutrina como uma carta constitucional).
Qual o marco histórico do surgimento do Estado Novo?
O surgimento do Estado novo ocorreu a partir do golpe de Estado ocorrido no ano de 1937, havendo o fechamento do Congresso Nacional e o controle pelo Poder Executivo das demais instâncias de poder.