Dos Direitos e Garantias Fundamentais (arts. 5º a 17 da CF/1988) Flashcards
Os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal são garantidos a quem?
Aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país.
Qual a diferença entre direito e garantia fundamentais?
- os direitos são bens e vantagens prescritos na norma constitucional
- as garantias são os instrumentos através dos quais se assegura o exercício dos aludidos direitos (preventivamente) ou prontamente os repara, caso violados.
Exemplos:
- A vedação à censura assegura o direito à liberdade de expressão.
- A vedação ao confisco garante a liberdade financeira e o direito de propriedade
- A proibição da tortura assegura a dignidade da pessoa humana
No que consiste a denominada “metodologia fuzzy”?
Em virtude de a dogmática e a teoria jurídica dos direitos sociais, culturais e econômicos expressarem uma metodologia vaga ou mesmo indeterminada, a teoria da ciência, por meio de tons caricaturais, conferiu-lhe o apelido de “metodologia juzzy”. Traduz-se, na verdade, em forte censura aos juristas, no sentido de que estes, na abordagem dos complexos problemas dos direitos sociais, culturais e econômicos, não sabem o que dizem.
Diz respeito à instabilidade e imprecisão normativa de um sistema jurídico aberto.
O que é teoria da sujeição especial?
A teoria da sujeição especial tem origem na doutrina alemã e preconiza que determinados agentes, públicos ou privados, estariam sujeitos a regime de menor liberdade em relação aos indivíduos comuns.
O que é efeito cliquet?
É conhecido no Brasil como princípio da vedação do retrocesso. Significa dizer que é inconstitucional qualquer medida tendente a revogar os direitos individuais e sociais já regulamentados, sem a criação de outros meios alternativos capazes de compensar a anulação desses benefícios.
Obs: o termo Cliquet tem origem francesa, e remete ao equipamento de segurança utilizado por alpinistas, para “travar as quedas” impedindo que eventual erro, deslize, ou quebra de pinos de fixações, resulte na queda da montanha e morte do alpinista, possibilitando que continue sua subida com segurança.
É inconstitucional a exigência de depósito prévio como requisito de admissibilidade de ação judicial na qual se pretenda discutir a exigibilidade de crédito tributário?
Sim, confome SV 28.
A Constituição Federal de 1988 contém expressamente cláusula de proibição de retrocesso social?
Não. A cláusula é implícita, construída pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
No que consiste a teoria relativa do núcleo essencial?
A teoria relativa do núcleo essencial visa ao mesmo tempo a proteção de direitos mínimos necessários, ou seja, o núcleo essencial, com a atenção ao respeito ao princípio da proporcionalidade, que visa buscar o equilíbrio entre os direitos individuais e as necessidades de todos.
O principio da proteção do retrocesso social veda qualquer restrição de politicas públicas que já tenham concretizado direitos sociais constitucionalmente positivados?
Não. A vedação diz respeito ao núcleo social dos direitos fundamentais, norteando o legislador em sua atuação a fim de respeitar o núcleo essencial, ou seja, os direitos sociais mínimos, em sua atividade legislativa.
Explique as três teorias a respeito da eficácia horizontal dos direitos fundamentais.
-
Teoria da INEFICÁCIA HORIZONTAL dos direitos fundamentais
- É a teoria adotada nos Estados Unidos, onde se entende (doutrina e jurisprudência) que os direitos fundamentais têm apenas a eficácia clássica, vertical. Aplicam-se às relações entre Estado e particular, mas não seria aplicado às relações entre particulares.
-
Teoria da EFICÁCIA HORIZONTAL INDIRETA (OU MEDIATA) dos direitos fundamentais:
- os direitos fundamentais são analisados do ponto de vista de duas dimensões:
- dimensão negativa ou proibitiva, que veda ao legislador editar lei que viole direitos fundamentais;
- dimensão positiva, impondo um dever para o legislador implementar direitos fundamentais, ponderando, porém, quais deles devam se aplicar às relações privadas.
- É necessária, portanto, uma intermediação através da lei para que incidam os direitos fundamentais nas relações privadas.
- Essa é a teoria prevalente na Alemanha.
- os direitos fundamentais são analisados do ponto de vista de duas dimensões:
-
Teoria da EFICÁCIA HORIZONTAL DIRETA (OU IMEDIATA) dos direitos fundamentais:
-
alguns direitos fundamentais podem ser aplicados diretamente às relações privadas, ou seja, sem a necessidade da intervenção legislativa.
- especialmente diante de atividades privadas que tenham um certo ‘caráter público’, por exemplo, em escolas (matrículas), clubes associativos, relações de trabalho etc.
-
alguns direitos fundamentais podem ser aplicados diretamente às relações privadas, ou seja, sem a necessidade da intervenção legislativa.
O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado, pela doutrina, direito de qual geração dos direitos fundamentais?
Terceira geração (ou dimensão), que se reporta aos direitos de índole coletiva e difusa (pertencentes a um grupo indeterminável de pessoas), com foco na fraternidade e solidariedade entre os povos.
Qual a natureza dos tratados e convenções sobre direitos humanos no ordenamento jurídico brasileiro?
- Normas supralegais: quando não incorporados pelo rito das EC;
- Normas constitucionais: quando incorporadas pelo rito das EC.
Em quais hipóteses o brasileiro naturalizado poderá ser extraditado?
- Crime comum praticado antes da naturalização
- Comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
De que forma será lícita a entrada forçada em domicílio sem mandado judicial, mesmo em período noturno?
Quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade dos atos praticados (STF, RE 603616)
Em tema de cooperação internacional na repressão a atos de criminalidade comum, a existência de vínculos conjugais e/ou familiares com pessoas de nacionalidade brasileira se qualifica como causa obstativa da extradição?
Não.
Não impede a extradição a circunstância de ser o extraditando casado com brasileira ou ter filho brasileiro (S. 421 do STF).
A partir de que momento o tratado, acordo ou ato internacional adquire executoriedade no plano do direito positivo interno?
Para valer no plano interno, o tratado de direitos humanos, conforme o entendimento do STF, depende da promulgação de um decreto executivo do Presidente da República autorizando a execução do tratado.
A impetração de mandado de segurança coletivo ou o ajuizamento de quaisquer outras ações administrativas ou judiciárias por entidade de classe em favor dos associados depende da autorização destes?
-
Representação Judicial (art. 5º, XXI)
- Necessidade de autorização expressa dos associados
- Defesa do direito dos associados em outras ações judiciais (que não mediante impetração de mandado de segurança coletivo) ou recursos administrativos.
-
Substituição Processual (Art. 5º, LXX
- Desnecessidade de autorização expressa dos associados (basta autorização genérica nos atos constitutivos)
- Defesa dos direitos dos associados mediante impetração de mandado de segurança coletivo, nos termos do art. 5º, LXX, da Constituição
Quais crimes a CF/88 considera inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia, cumulativamente?
- tortura
- tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins
- terrorismo
- crimes hediondos
Quais crimes a CF/88 considera inafiançáveis e imprescritíveis, cumulativamente?
- racismo
- ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático
No mandado de segurança contra a nomeação de magistrado da competência do Presidente da República, quem é considerado autoridade coatora se o fundamento da impetração de mandado de segurança for nulidade ocorrida na elaboração da lista tríplice pelos tribunais competentes?
Sempre será o Presidente da República, ainda que o fundamento da impetração seja nulidade ocorrida em fase anterior do procedimento (S. 627, STF).
A falta ou a insuficiência de fundamentação de prisão preventiva pode ser suprida ou sanada por informações prestadas a posteriori pelo órgão prolator?
Não. Para o STF, as falhas na decisão de prisão preventiva não podem ser supridas nem sanadas por informações prestadas a posteriori pelo órgão prolator.
A motivação per relationem pode ser utilizada pelos magistrados brasileiros?
Sim. Revela-se legítima e plenamente compatível com a exigência imposta pelo art. 93, IX, da Constituição da República, a utilização, por magistrados, da técnica da motivação per relationem, que se caracteriza pela remissão que o ato judicial expressamente faz a outras manifestações ou peças processuais existentes nos autos, mesmo as produzidas pelas partes, pelo Ministério Público ou por autoridades públicas, cujo teor indique os fundamentos de fato e/ou de direito que justifiquem a decisão emanada do Poder Judiciário.
O que é retroatividade máxima, média e mínima de uma lei?
-
Máxima
- a lei ataca fatos consumados.
-
Média
- a lei nova atinge as prestações vencidas mas ainda não adimplidas.
-
Mínima
- a lei nova atinge apenas os efeitos dos fatos anteriores, verificados após a data em que ela entra em vigor.
A garantia constitucional da irretroatividade poderá ser invocada pela entidade estatal que a tenha editado?
Não.
Súmula 654/STF: A garantia da irretroatividade da lei, prevista no art 5º, XXXVI, da constituição da república, não é invocável pela entidade estatal que a tenha editado.