T5 Flashcards
O que é um estímulo incondicionado?
EI – provoca uma resposta sistemática sem treino prévio (frequentemente tendência inata, não aprendida) (comida, sopro de ar para a córnea, ligeiro toque num tendão específico do joelho)
Quais são os conceitos base do condicionamento clássico/Pavloviano?
Estímulo incondicionado Resposta incondicionada Estímulo neutro Estímulo condicionado Resposta condicionada
O que é uma resposta incondicionada?
RI – resposta sistemática provocada pelo EI. É frequentemente uma resposta reflexa, que ocorre rápida e automaticamente quando ocorre o EI (ex: salivar, piscar de olhos, reflexo do joelho
O que é um estímulo condicionado?
EC – estímulo que provoca uma resposta após ter sido adequadamente emparelhado no tempo com o EI. Deve estar no reportório sensorial do organismo, ou seja, ser ouvido, visível, palpável, cheirável ou saboreável.
Pavlov apresentou aos cães estímulos distintos (por exemplo, o som de uma
campainha ou de um metrónomo) seguidos de imediato de alimento. Nesta experiência qual é o EI, RI, o EN, o EC e a RC?
- O alimento é o estímulo incondicionado (EI) pois, por si só, desencadeia uma resposta automática, sem necessidade de condicionamento;
- A salivação produzida pelo alimento é a resposta incondicionada (RI) assim chamada por desencadear diretamente em função do EI, sem necessidade de aprendizagem prévia;
- O som da campainha ou do metrónomo, antes do
condicionamento, designa-se estímulo neutro (EN) e,
após o condicionamento, estímulo condicionado (EC); - À salivação em função do som da campainha chamamos resposta condicionada (RC), isto é,
aprendida, adquirida;
Qual a diferença entre os conceitos de EI, EC, EN, RC, RI?
Os estímulos incondicionados conduzem a respostas incondicionadas. As associações entre estímulos incondicionados e respostas incondicionadas não são aprendidas nem treinadas.
Durante o condicionamento, os estímulos neutros transformam-se em estímulos
condicionados.
Os estímulos condicionados conduzem a respostas condicionadas, e as conjunções de ambos são consequência da aprendizagem e treino.
As respostas incondicionadas e as respostas condicionadas são semelhantes, mas a resposta condicionada é aprendida.
De que fatores depende a força da resposta condicionada?
- Amplitude ou magnitude (ex. quantidade de saliva);
- Probabilidade de resposta: quantas vezes ocorre a resposta perante o estímulo condicionado sem o estímulo incondicionado (ensaio não forçado);
- Latência da resposta: tempo entre o início da apresentação do estímulo condicionado e o início da resposta condicionada.
Qual a diferença entre RC e RI?
A resposta condicionada pode não ser igual à resposta incondicionada. Partilham muito em comum, mas há também diferenças entre eles que os torna fáceis de distinguir (amplitude menor, diferenças no tempo de latência da resposta, etc.).
A força da resposta condicionada aumenta com a quantidade de ensaios reforçados, mas cada ensaio acrescenta menos força que o anterior. A partir de certa altura, é relativamente estável. (Curva da aprendizagem)
Como é que se extingue a associação entre EI e EC?
É possível extinguir um comportamento. Para isso é necessário acabar com a associação entre o estímulo condicionado e estímulo incondicionado apresentando uma exposição repetida do primeiro sem o segundo- ensaio não reforçado.
O que é a recuperação espontânea?
Se, depois de um período de descanso, voltar a apresentar o estímulo e houver resposta, então a resposta ainda não foi abolida, havendo apenas uma inibição transitória.
O que é a generalização respondente?
Estímulos semelhantes ao estímulo condicionado podem desencadear a mesma resposta condicionada.
Ex: pelos brancos ou pelos, no caso do pequeno Albert ou diapasão ou apito nos cães de Pavlov.
O que é a discriminação?
É o processo que leva a responder a estímulos que são reforçados e a não responder a estímulos que não são reforçados (ex. o cão recebe carne com o som de um metrónomo a 100 batimentos por minuto e não com o som de 85 batimentos por minuto).
O que é o condicionamento de segunda ordem?
No condicionamento de primeira ordem é feita a associação entre um estímulo incondicionado com um estímulo neutro, que vai se tornar então um estímulo condicionado.
No condicionamento de segunda ordem é feita a associação entre dois estímulos condicionados. O condicionamento de segunda ordem verifica-se quando um estímulo condicionado que foi estabelecido durante um condicionamento anterior é repetidamente associado com um estímulo neutro.
Exemplo: Menino pré-escolar é várias vezes empurrado e arranhado pelo cão do vizinho (chamado Dog). Após alguns destes incidentes, pode acontecer que só o nome do cão provoque medo na criança.
O que é Contracondicionamento?
Condicionar uma resposta contrária à que é produzida pelo estímulo condicionado (ex: emparelhar o estímulo que cria ansiedade com uma resposta de relaxamento; emparelhar o estímulo que dá prazer (cigarro) com a resposta de vomitar).