T3 e T4 Flashcards
Porque podemos dizer que a aprendizagem é inferencial?
Nós não observamos diretamente o processo, mas
sim os seus resultados e produtos.
O que são fases sensíveis?
alturas do desenvolvimento em que a experiência tem um efeito particularmente forte ou duradouro na
formação dos circuitos no cérebro.
Nessas fases é importante receber a experiência certa para o desenvolvimento dos comportamentos que dependem desses circuitos.
Uma aprendizagem dura no tempo?
A aprendizagem envolve mudança, ou seja, adquiro possibilidade de fazer as coisas de um modo diferente, mesmo que não o faça. Dura no tempo, há mudanças temporárias (p. ex. estar sobre o efeito de álcool) que não são aprendizagem, uma vez que mudanças de poucos segundos não se consideram aprendizagem.
O que é a Habituação?
A habituação é a forma mais simples de aprendizagem, onde comparamos o estímulo que percebemos com o que temos em memória e, se for familiar, decidimos que não tem importância (ex. ouvimos um ranger da porta e não ligamos porque é habitual. Se ouvirmos um ruído não usual, levantamo-nos para ver o que é).
Após algum tempo de pausa, o estímulo pode voltar a desencadear reação mas, neste caso, a habituação dá-se mais rapidamente.
O fenómeno de habituação tem como função estreitar a gama de estímulos a que devemos dar atenção: ignoramos os estímulos familiares e podemos dar atenção aos que podem criar alarme.
O que é a Desabituação?
No entanto, o processo de habituação não é para sempre, após um tempo prolongado sem esse mesmo estímulo dá-se a desabituação. No entanto, se esse estímulo voltar, o processo de habituação dá-se mais rapidamente do que se deu da primeira vez.
O que é a Extinção?
O processo de habituação não é duradouro e pode, efetivamente, deixar de existir completamente. Assim, dá-se a extinção, uma forma de deixar de associar um determinado estímulo a uma resposta.
Aprendemos respostas face a cada estímulo ou a classes de estímulos?
Os estímulos que desencadeiam uma resposta são, em geral, generalizados.
Respondemos da mesma forma a uma gama de estímulos semelhantes (ex. responder a cães de categorias diferentes).
O que é a Discriminação?
É por exemplo, eu discriminar entre um cão e um lobo, apesar das suas características semelhantes.
Quais são os fatores que influenciam a aprendizagem?
- Fatores biológicos:
Programação inata que restringe e potencia, ajudando a realizar certas associações em detrimento de outras, a selecionar certas aprendizagens e não outras, influenciando a prontidão com que a aprendizagem acontece. É a programação que eu tenho que me permite aprender certas coisas e outras não. exemplo: Um fator biológico impede-me de apreender voar – há uma programação inata que me impede de fazer tal - Fatores Culturais:
Valores sobre a aprendizagem transmitidos por via de contextos de socialização. - Fatores idiossincráticos ao indivíduo:
Estilos e capacidades específicas individuais de aprendizagem. Está mais relacionado com a sua personalidade, com a sua história de vida do que com a espécie em que está inserido. Aquilo que é específico ao individuo.
O que significa dizer que a aprendizagem é um produto? Que teoria defende isto?
A aprendizagem são as mudanças ou o potencial de mudança que eu observo nos comportamentos como resultado da experiência.
Comportamentalismo – a aprendizagem é determinante por aquilo que me acontece, independentemente das minhas características individuais; idiossincráticas. Mudança que é observável ou mensurável. Não refere fatores internos. O determinante é o ambiente.
O que significa dizer que a aprendizagem é um processo e que teoria defende isso?
Cognitivismo: A aprendizagem é um processo mental interno que é inferido a partir do que a pessoa diz e faz. Para os cognitivistas as diferenças individuais/fatores idiossincráticos são fundamentais. Aquilo que se passa entre o estímulo e a resposta está dentro do individuo. Podemos falar em crenças e motivações.
Estes teóricos estão menos centrados no comportamento visível, exteriorizado, e mais preocupados em estudar as formas como as pessoas
“compreendem, ou experimentam, ou concetualizam
o mundo que as rodeia”. O foco é no ganho de conhecimento ou capacidade através da experiência.
O que é que Watson defende?
“O que nós somos é o que fazemos, e o que fazemos é o que o ambiente nos faz fazer”
Watson é comportamentalista e defende que o comportamento é o verdadeiro objeto de estudo da Psicologia. A Psicologia deve estudar o comportamento manifesto dos indivíduos e não os “elementos não
observáveis de Wundt”. Aprendizagem é uma acumulação de associações estímulos-respostas
As teorias comportamentalistas veem a aprendizagem como uma mudança na velocidade, frequência ou forma do comportamento ou resposta que ocorre
fundamentalmente em função de fatores ambientais.
O que é que Skinner defende?
É comportamentalista. Defende que aprender resulta de criar associações entre estímulos (recebidos pelos sentidos) e respostas ou estímulos e estímulos.
(aprendizagem por associação)
Ex: Bebé que sorri quando vê a papa.
“Processamento de informação” é um aspeto central de que teorias? Porquê?
Teorias cognitivistas. Teorias que consideram que os seres humanos são processadores de informação e que, neles, se dá uma sequência e uma execução de processos cognitivos. Considera as características do sujeito, as suas motivações e as suas experiências anteriores. Centra-se nos processos cognitivos que medeiam o que se passa entre o S e a R. Considera as condições dos contextos. São teorias que se focam em processos como: Atenção, Perceção, Codificação, Armazenamento e Recuperação.
O que defendem as teorias Gestaltistas?
São cognitivistas. Aprender não é só fazer associações. Ou seja, apreender é reorganizar coisas/situações. O todo é maior que a parte. Não somos passivos neste processo de aprendizagem,
somos ativos na forma como reorganizamos os elementos com os quais estamos a lidar. Aprender é reorganizar perceções.