Autoconceito, autoeficácia e desempenho escolar Flashcards
O que é Autoconceito?
O autoconceito é a minha representação mental de quem sou, ligada à forma como vejo as minhas competências pessoais e capacidade intelectual; avaliação mais geral das nossas capacidades e está intimamente ligado à noção de competência pessoal. Este é um conceito retrospetivo, pois é a avaliação da minha experiência do passado em vários domínios.
O que é Autoeficácia?
A autoeficácia é a crença ou expectativa que o indivíduo tem sobre sua capacidade de realizar com sucesso determinada atividade. Este é um conceito prospetivo, pois é a expectativa de que sou capaz de fazer face a uma tarefa que ainda não realizei.
Quais são as semelhanças entre Autoconceito e Autoeficácia?
- São multidimensionais
- São focados no self
- São referentes a avaliações percebidas
- Relacionam-se com a perceção de competências
- Têm implicações no desempenho
Quais são as diferenças entre Autoconceito e Autoeficácia?
- Especificidade
Autoconceito: Ao nível do domínio de realização sem especificar tarefas.
Autoeficácia: Ao nível microanalítico da tarefa - Normatividade
Autoconceito: Normativo- por comparação com o grupo de referência
Autoeficácia: Não normativo - Estabilidade
Autoconceito: Mais estável; pode haver efeito camaleão
Autoeficácia: A sua estabilidade depende das tarefas; efeito pigmaleão; profecias autorrealizáveis
Autoeficácia e Autoconceito estão correlacionados?
Existem correlações positivas entre o autoconceito e a autoeficácia, sendo mais fortes quanto mais próximos forem os domínios em que os dois constructos estão a ser avaliados. No entanto, podem não estar correlacionados quando falamos de níveis diferentes de especificidade ou em diferentes domínios de realização.
Qual é a relação da Autoeficácia e do Autoconceito com o Desempenho escolar?
Comportamentos de evitamento quando os alunos consideram que as tarefas estão além das suas competências (evitamento do fracasso). Comportamentos de envolvimento quando se avaliam com competentes e creem ser capazes de realizar com sucesso as tarefas (procura do sucesso). Os alunos com expectativas de eficácia mais positivas tendem a estar mais motivados e a envolverem-se em tarefas mais desafiantes, a estabelecer objetivos mais ambiciosos e a persistir mais perante dificuldades e obstáculos, a utilizar estratégias de aprendizagem e realização mais eficazes e a ter melhores resultados. Ambos demonstram possuir valor preditivo quanto ao sucesso escolar: Auto-conceito académico- estando positivamente associado à motivação intrínseca e ao nível de esforço do aluno; Auto-eficácia- face a certas tarefas escolares (por exemplo, matemática) tende a motivar e a envolver alunos em tarefas mais desafiantes.