Súmulas do STJ - Direito Penal Flashcards

1
Q

A incidência da circunstância atenuante pode conduzir à redução da pena abaixo do mínimo legal?

A

Súmula 231 - A incidência da circunstância atenuante não pode conduzir à redução da pena abaixo do mínimo legal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A reincidência penal pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial?

A

Súmula 241 - A reincidência penal não podeser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

É admissível aplicar, no furto qualificado, pelo concurso de agentes, a majorante do roubo?

A

Súmula 442 - É inadmissível aplicar, no furto qualificado, pelo concurso de agentes, a majorante do roubo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O aumento na terceira fase de aplicação da pena no crime de roubo circunstanciado exige fundamentação concreta, ou é suficiente para a sua exasperação a indicação do número de majorantes?

A

Súmula 443 - O aumento na terceira fase de aplicação da pena no crime de roubo circunstanciado exige fundamentação concreta, não sendo suficiente para a sua exasperação a mera indicação do número de majorantes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

É cabível a aplicação retroativa da Lei n. 11.343/2006 caso o resultado da incidência das suas disposições, na íntegra, seja mais favorável ao réu do que o advindo da aplicação da Lei n. 6.368/1976, ou é necessário fazer a combinação de leis?

A

Súmula 501 - É cabível a aplicação retroativa da Lei n. 11.343/2006, desde que o resultado da incidência das suas disposições, na íntegra, seja mais favorável ao réu do que o advindo da aplicação da Lei n. 6.368/1976, sendo vedada a combinação de leis

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A ‘abolitio criminis’ temporária prevista na Lei n. 10.826/2003 aplica-se ao crime de posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado, praticado antes de 23/10/200?

A

Súmula 513 - A ‘abolitio criminis’ temporária prevista na Lei n. 10.826/2003 aplica-se ao crime de posse de arma de fogo de uso permitido com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado, praticado somente até 23/10/2005

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

É possível o reconhecimento do privilégio previsto no § 2º do art. 155 do CP nos casos de crime de furto qualificado?

A

Súmula 511 - É possível o reconhecimento do privilégio previsto no § 2º do art. 155 do CP nos casos de crime de furto qualificado, se estiverem presentes a primariedade do agente, o pequeno valor da coisa e a qualificadora for de ordem objetiva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quando a confissão for utilizada para a formação do convencimento do julgador, o réu fará jus à atenuante prevista no art. 65, III, d, do Código Penal?

A

Súmula 545 - Quando a confissão for utilizada para a formação do convencimento do julgador, o réu fará jus à atenuante prevista no art. 65, III, d, do Código Penal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Para a incidência da majorante prevista no art. 40, V, da Lei n. 11.343/2006, é necessária a efetiva transposição de fronteiras entre estados da Federação, ou basta a demonstração da intenção de realizar o tráfico interestadual?

A

Súmula 587 - Para a incidência da majorante prevista no art. 40, V, da Lei n. 11.343/2006, é desnecessária a efetiva transposição de fronteiras entre estados da Federação, sendo suficiente a demonstração inequívoca da intenção de realizar o tráfico interestadual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Aplica-se o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência?

A

Súmula 606 - Não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei n. 9.472/1997.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A majorante do tráfico transnacional de drogas (art. 40, I, da Lei n. 11.343/2006) configura-se com a prova da destinação internacional das drogas, ou é necessária a transposição de fronteiras?

A

Súmula 607 - A majorante do tráfico transnacional de drogas (art. 40, I, da Lei n. 11.343/2006) configura-se com a prova da destinação internacional das drogas, ainda que não consumada a transposição de fronteiras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A incidência da atenuante da confissão espontânea no crime de tráfico ilícito de entorpecentes exige o reconhecimento da traficância pelo acusado, ou basta a admissão da posse ou propriedade para uso próprio?

A

Súmula 630 - A incidência da atenuante da confissão espontânea no crime de tráfico ilícito de entorpecentes exige o reconhecimento da traficância pelo acusado, não bastando a mera admissão da posse ou propriedade para uso próprio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A folha de antecedentes criminais é documento suficiente a comprovar os maus antecedentes e a reincidência?

A

Súmula 636 - A folha de antecedentes criminais é documento suficiente a comprovar os maus antecedentes e a reincidência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O princípio da insignificância é aplicável aos crimes contra a administração pública?

A

Súmula 599 - O princípio da insignificância é inaplicável aos crimes contra a administração pública.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A configuração do crime do art. 244-B do ECA depende da prova da efetiva corrupção do menor, ou se trata de delito formal?

A

Súmula 500 - A configuração do crime do art. 244-B do ECA independe da prova da efetiva corrupção do menor, por se tratar de delito formal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, também é necessária prova de ausência de consentimento da vítima para a prática do ato, de sua experiência sexual anterior ou da existência de relacionamento amoroso com o agente?

A

Súmula 593 - O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato, sua experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Para efeitos penais, o reconhecimento da menoridade do réu requer prova por documento hábil?

A

Súmula 74 - Para efeitos penais, o reconhecimento da menoridade do réu requer prova por documento hábil.

18
Q

Cominadas cumulativamente, em lei especial, penas privativas de liberdade e pecuniária, é possível a substituição da prisão por multa?

A

Súmula 171 - Cominadas cumulativamente, em lei especial, penas privativas de liberdade e pecuniária, é defeso a substituição da prisão por multa.

19
Q

É admissível a adoção do regime prisional semiaberto aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a quatro anos?

A

Súmula 269 - É admissível a adoção do regime prisional semiaberto aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a quatro anos se favoráveis as circunstâncias judiciais.

20
Q

Fixada a pena-base no mínimo legal, é possível o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, com base na gravidade abstrata do delito?

A

Súmula 440 - Fixada a pena-base no mínimo legal, é vedado o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, com base apenas na gravidade abstrata do delito.

21
Q

É possível a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base?

A

Súmula 444 - É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base.

22
Q

É admissível a fixação de pena substitutiva (art. 44 do CP) como condição especial ao regime aberto?

A

Súmula 493 - É inadmissível a fixação de pena substitutiva (art. 44 do CP) como condição especial ao regime aberto.

23
Q

O indulto extingue apenas os efeitos primários da condenação (pretensão executória), ou também atinge os efeitos secundários, penais ou extrapenais?

A

Súmula 631 - O indulto extingue os efeitos primários da condenação (pretensão executória), mas não atinge os efeitos secundários, penais ou extrapenais.

24
Q

Quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, é por este absorvido?

A

Súmula 17 - Quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, é por este absorvido.

25
Q

Aplica-se ao crime de estelionato, em que figure como vítima entidade autárquica da previdência social, a qualificadora do § 3º, do art. 171 do Código Penal (“A pena aumenta-se de um terço, se o crime é cometido em detrimento de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência”)?

A

Súmula 24 - Aplica-se ao crime de estelionato, em que figure como vítima entidade autárquica da previdência social, a qualificadora do § 3º, do art. 171 do Código Penal.

26
Q

A utilização de papel moeda grosseiramente falsificado configura, em tese, qual crime, e de competência de qual Justiça?

A

Súmula 73 - A utilização de papel moeda grosseiramente falsificado configura, em tese, o crime de estelionato, da competência da Justiça Estadual.

27
Q

O crime de extorsão consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida?

A

Súmula 96 - O crime de extorsão consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida.

28
Q

A conduta de atribuir-se falsa identidade perante autoridade policial é atípica caso praticada em situação de alegada autodefesa?

A

Súmula 522 - A conduta de atribuir-se falsa identidade perante autoridade policial é típica, ainda que em situação de alegada autodefesa.

29
Q

Sistema de vigilância realizado por monitoramento eletrônico ou por existência de segurança no interior de estabelecimento comercial torna impossível a configuração do crime de furto?

A

Súmula 567 - Sistema de vigilância realizado por monitoramento eletrônico ou por existência de segurança no interior de estabelecimento comercial, por si só, não torna impossível a configuração do crime de furto.

30
Q

A conduta de permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa que não seja habilitada, ou que se encontre em qualquer das situações previstas no art. 310 do CTB, constitui crime de per si, ou é necessária a ocorrência de lesão ou de perigo de dano concreto na condução do veículo?

A

Súmula 575 - Constitui crime a conduta de permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa que não seja habilitada, ou que se encontre em qualquer das situações previstas no art. 310 do CTB, independentemente da ocorrência de lesão ou de perigo de dano concreto na condução do veículo.

31
Q

Consuma-se o crime de roubo com que ato? A posse mansa e pacífica ou desvigiada é prescindível?

A

Súmula 582 - Consuma-se o crime de roubo com a inversão da posse do bem mediante emprego de violência ou grave ameaça, ainda que por breve tempo e em seguida à perseguição imediata ao agente e recuperação da coisa roubada, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

32
Q

O crime de fraude à licitação é material, formal ou de mera conduta? Sua consumação prescinde da comprovação do prejuízo ou da obtenção de vantagem?

A

Súmula 645 - O crime de fraude à licitação é formal e sua consumação prescinde da comprovação do prejuízo ou da obtenção de vantagem.

33
Q

Mesmo presentes a materialidade e a autoria, afigura-se atípica, em relação ao crime previsto no art. 184, § 2º, do CP, a conduta de meramente expor à venda CDs e DVDs piratas?

A

Súmula 502 - Presentes a materialidade e a autoria, afigura-se típica, em relação ao crime previsto no art. 184, § 2º, do CP, a conduta de expor à venda CDs e DVDs piratas.

34
Q

Para a configuração do delito de violação de direito autoral e a comprovação de sua materialidade, é suficiente a perícia realizada por amostragem do produto apreendido, nos aspectos externos do material, ou é necessária a identificação dos titulares dos direitos autorais violados ou daqueles que os representem?

A

Súmula 574 - Para a configuração do delito de violação de direito autoral e a comprovação de sua materialidade, é suficiente a perícia realizada por amostragem do produto apreendido, nos aspectos externos do material, e é desnecessária a identificação dos titulares dos direitos autorais violados ou daqueles que os representem.

35
Q

A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da extinção da punibilidade? A ela subsistem quais efeitos condenatórios?

A

Súmula 18 - A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da extinção da punibilidade, não subsistindo qualquer efeito condenatório.

36
Q

É admissível a extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva com fundamento em pena hipotética?

A

Súmula 438 - É inadmissível a extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva com fundamento em pena hipotética, independentemente da existência ou sorte do processo penal.

37
Q

O tempo de duração da medida de segurança pode ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado?

A

Súmula 527 - O tempo de duração da medida de segurança não deve ultrapassar o limite máximo da pena abstratamente cominada ao delito praticado.

38
Q

A pronúncia é causa interruptiva ou suspensiva da prescrição? E se o Tribunal do Júri vier a desclassificar o crime?

A

Súmula 191 - A pronúncia é causa interruptiva da prescrição, ainda que o Tribunal do Júri venha a desclassificar o crime.

39
Q

A reincidência influi no prazo da prescrição da pretensão punitiva?

A

Súmula 220 - A reincidência não influi no prazo da prescrição da pretensão punitiva.

Não confundir. A reincidência influencia no prazo da prescrição da pretensão EXECUTÓRIA. Segundo o art. 110 do CP, os prazos necessários para que ocorra a prescrição executória são aumentados de um terço, no caso de o condenado ser reincidente. O que a súmula diz é que esse aumento previsto no art. 110 do CP não se aplica no caso da prescrição da pretensão punitiva.

40
Q

O período de suspensão do prazo prescricional é regulado por qual pena?

A

Súmula 415 - O período de suspensão do prazo prescricional é regulado pelo máximo da pena cominada.