Súmulas do STJ - Direito Civil Flashcards

1
Q

O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial nos próprios autos?

A

Súmula 358 - O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O Ministério Público tem legitimidade ativa para ajuizar ação de alimentos em proveito de criança ou adolescente independentemente do exercício do poder familiar dos pais, ou do fato de o menor se encontrar nas situações de risco descritas no art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente? E se houver defensoria pública adequadamente instalada no local?

A

Súmula 594 - O Ministério Público tem legitimidade ativa para ajuizar ação de alimentos em proveito de criança ou adolescente independentemente do exercício do poder familiar dos pais, ou do fato de o menor se encontrar nas situações de risco descritas no art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente, ou de quaisquer outros questionamentos acerca da existência ou eficiência da Defensoria Pública na comarca.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A obrigação alimentar dos avós tem que natureza? Em que caso ela se configura?

A

Súmula 596 - A obrigação alimentar dos avós tem natureza complementar e subsidiária, somente se configurando no caso de impossibilidade total ou parcial de seu cumprimento pelos pais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

BEM DE FAMÍLIA

É válida a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação?

A

Súmula 549 - É válida a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia total da garantia?

A

Súmula 332 - A fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia total da garantia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

DANO MORAL

As indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato são cumuláveis?

A

Súmula 37 - São cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A pessoa jurídica pode sofrer dano moral?

A

Súmula 227 - A pessoa jurídica pode sofrer dano moral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Caracteriza dano moral a apresentação antecipada de cheque pré-datado?

A

Súmula 370 - Caracteriza dano moral a apresentação antecipada de cheque pré-datado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

É lícita a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral?

A

Súmula 387 - É lícita a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A simples devolução indevida de cheque caracteriza dano moral?

A

Súmula 388 - A simples devolução indevida de cheque caracteriza dano moral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A indenização pela publicação não autorizada de imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais depende de prova de efetivo prejuízo?

A

Súmula 403 - Independe de prova do prejuízo a indenização pela publicação não autorizada de imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

É possível cumular a indenização do dano moral com a reparação econômica da Lei 10.559/2002 (Lei da Anistia Política)?

A

Súmula 624 - É possível cumular a indenização do dano moral com a reparação econômica da Lei 10.559/2002 (Lei da Anistia Política).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O direito à indenização por danos morais transmite com o falecimento do titular? Os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir na ação indenizatória?

A

Súmula 642 - O direito à indenização por danos morais transmite com o falecimento do titular, possuindo os herdeiros da vítima legitimidade ativa para ajuizar ou prosseguir na ação indenizatória.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Julgada procedente a investigação de paternidade, os alimentos são devidos a partir de que momento?

A

Súmula 277 - Julgada procedente a investigação de paternidade, os alimentos são devidos a partir da citação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Em ação investigatória, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presunção de paternidade? Se sim, de que tipo?

A

Súmula 301 - Em ação investigatória, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presunção juris tantum de paternidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Incide correção monetária sobre dívida por ato ilícito a partir de que momento?

A

Súmula 43 - Incide correção monetária sobre dívida por ato ilícito a partir da data do efetivo prejuízo.

17
Q

A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento?

A

Súmula 130 - A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento.

18
Q

A ausência de registro da transferência implica a responsabilidade do antigo proprietário por dano resultante de acidente que envolva o veículo alienado?

A

Súmula 132 - A ausência de registro da transferência não implica a responsabilidade do antigo proprietário por dano resultante de acidente que envolva o veículo alienado.

19
Q

No transporte desinteressado, de simples cortesia, o transportador pode ser civilmente responsabilizado por danos causados ao transportado?

A

Súmula 145 - No transporte desinteressado, de simples cortesia, o transportador só será civilmente responsável por danos causados ao transportado quando incorrer em dolo ou culpa grave.

20
Q

No dano decorrente de publicação pela imprensa, quem pode ser civilmente responsabilizado pelo ressarcimento? O autor do escrito, o proprietário do veículo de divulgação, ou ambos?

A

Súmula 221 - São civilmente responsáveis pelo ressarcimento de dano, decorrente de publicação pela imprensa, tanto o autor do escrito quanto o proprietário do veículo de divulgação

21
Q

O contrato de seguro por danos pessoais compreende os danos morais? Cláusula de exclusão é válida?

A

Súmula 402 - O contrato de seguro por danos pessoais compreende os danos morais, salvo cláusula expressa de exclusão.

22
Q

As instituições financeiras respondem pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias de que forma? Objetiva ou subjetiva?

A

Súmula 479 - As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.

23
Q

No seguro de responsabilidade civil facultativo, cabe o ajuizamento de ação pelo terceiro prejudicado direta e exclusivamente em face da seguradora do apontado causador do dano?

A

Súmula 529 - No seguro de responsabilidade civil facultativo, não cabe o ajuizamento de ação pelo terceiro prejudicado direta e exclusivamente em face da seguradora do apontado causador do dano.

24
Q

Em ação de reparação de danos, a seguradora denunciada, se aceitar a denunciação ou contestar o pedido do autor, pode ser condenada, direta e solidariamente junto com o segurado, ao pagamento da indenização devida à vítima?

A

Súmula 537 - Em ação de reparação de danos, a seguradora denunciada, se aceitar a denunciação ou contestar o pedido do autor, pode ser condenada, direta e solidariamente junto com o segurado, ao pagamento da indenização devida à vítima, nos limites contratados na apólice.

25
Q

DPVAT

O valor do seguro obrigatório pode ser deduzido da indenização judicialmente fixada?

A

Súmula 246 - O valor do seguro obrigatório deve ser deduzido da indenização judicialmente fixada.

26
Q

A falta de pagamento do prêmio do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) é motivo para a recusa do pagamento da indenização?

A

Súmula 257 - A falta de pagamento do prêmio do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) não é motivo para a recusa do pagamento da indenização.

27
Q

Qual o prazo prescricional para a ação de cobrança de seguro obrigatório (DPVAT)?

A

Súmula 405 - A ação de cobrança do seguro obrigatório (DPVAT) prescreve em três anos.

28
Q

Os juros de mora na indenização do seguro DPVAT fluem a partir de que momento?

A

Súmula 426 - Os juros de mora na indenização do seguro DPVAT fluem a partir da citação.

29
Q

A indenização do seguro DPVAT, em caso de invalidez parcial do beneficiário, será paga de forma proporcional ao grau da invalidez?

A

Súmula 474 - A indenização do seguro DPVAT, em caso de invalidez parcial do beneficiário, será paga de forma proporcional ao grau da invalidez.

30
Q

Na ação de cobrança do seguro DPVAT, o autor deve ajuizar a ação no foro do seu domicílio, do local do acidente ou no foro do domicílio do réu?

A

Súmula 540 - Na ação de cobrança do seguro DPVAT, constitui faculdade do autor escolher entre os foros do seu domicílio, do local do acidente ou ainda do domicílio do réu.

31
Q

Nas ações de indenização decorrentes de seguro DPVAT, a ciência inequívoca do caráter permanente da invalidez, para fins de contagem do prazo prescricional, depende de laudo médico?

A

Súmula 573 - Nas ações de indenização decorrentes de seguro DPVAT, a ciência inequívoca do caráter permanente da invalidez, para fins de contagem do prazo prescricional, depende de laudo médico, EXCETO nos casos de invalidez permanente notória ou naqueles em que o conhecimento anterior resulte comprovado na fase de instrução.