SUMÚLAS Flashcards
A quem compete julgar ações de servidores públicos municipais que pleiteiam direitos relativos ao vínculo estatutário?
Justiça Comum Estadual
A quem compete julgar conflitos entre município e servidor contratado sem concurso público após a CF/88?
Justiça Comum
A quem compete julgar pedidos de direitos e vantagens previstos na legislação trabalhista referente a período anterior à Lei 8.112/90?
Justiça do Trabalho
Qual é a competência para julgar reclamação de servidor público relativa a vantagens trabalhistas anteriores à instituição do regime jurídico único?
Justiça do Trabalho
Configura-se conflito de competência entre um Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e uma Vara do Trabalho a ele vinculada?
Não, não se configura conflito de competência entre um Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e uma Vara do Trabalho a ele vinculada, conforme a Súmula 420 do TST.
Qual justiça é competente para julgar ações de acidente do trabalho, inclusive em segunda instância, quando a autarquia seguradora é parte?
Justiça Cível Comum
A Justiça Ordinária Estadual é competente para processar e julgar causas de acidente do trabalho promovidas contra quais entidades?
em ambas as instâncias, causas de acidente do trabalho, ainda que promovidas contra a União, suas autarquias, empresas públicas ou sociedades de economia mista, conforme a Súmula 501 do STF.
Qual é a competência da Justiça do Trabalho em relação à execução de contribuições previdenciárias?
alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados
A Justiça do Trabalho tem competência para determinar o recolhimento de quais contribuições?
determinar o recolhimento das contribuições fiscais, e sua competência quanto à execução das contribuições previdenciárias limita-se às sentenças condenatórias em pecúnia que proferir e aos valores, objeto de acordo homologado, que integrem o salário-de-contribuição
Quem é responsável pelo recolhimento das contribuições previdenciárias e fiscais resultantes de crédito do empregado oriundo de condenação judicial?
É do empregador a responsabilidade pelo recolhimento das contribuições previdenciárias e fiscais, resultantes de crédito do empregado oriundo de condenação judicial, conforme a Súmula 368 do TST. A culpa do empregador pelo inadimplemento das verbas remuneratórias não exime a responsabilidade do empregado pelos pagamentos do imposto de renda devido e da contribuição previdenciária que recaia sobre sua quota-parte.
Quem é competente para processar e julgar ações ajuizadas por empregados relativas ao cadastramento no Programa de Integração Social (PIS)?
Justiça do Trabalho
Quem tem legitimidade passiva para integrar processos em que se discute a correção monetária do FGTS?
A Caixa Econômica Federal tem legitimidade passiva para integrar processos em que se discute correção monetária do FGTS
Qual justiça é competente para processar e julgar feitos relativos à movimentação do FGTS, excluindo as reclamações trabalhistas?
Justiça Federal
A Justiça do Trabalho é competente para executar, de ofício, a contribuição referente a qual seguro?
A Justiça do Trabalho é competente para a execução, de ofício, da contribuição referente ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT), que tem natureza de contribuição para a seguridade social
A Justiça do Trabalho é competente para julgar lides entre empregado e empregador envolvendo qual tipo de indenização?
julgar lides entre empregado e empregador que envolvem indenização pelo não fornecimento das guias do seguro-desemprego