Sofrimento Fetal Flashcards
Quanto à classificação, o sofrimento fetal … é aquele relacionado ao trabalho de parto, em que o feto sofre um quadro de hipoxemia e acidose metabólica, e podemos monitorizar através de CTG e PBF, e as situações que mais ocorrem é: pós-datismo, diabetes, sangramentos, redução da movimentação fetal.
Agudo
Quanto à classificação, o sofrimento fetal … é aquele relacionado a doenças vasculares que levam a insuficiência placentária, e podemos monitorizar através do Doppler, e as situações que mais ocorrem é: CIUR, HAS, DM com vasculopatia, colagenosas e trombofilias, isoomunização, falciforme e gestações gemelares.
Crônico
A primeira resposta fisiológica do feto ao sofrimento fetal é a …
Taquicardia
Os órgãos nobres que serão melhores perfundidos no cenário de sofrimento fetal e centralização fetal são: (1), (2) e (3).
(1) Cérebro ; (2) Coração ; (3) Adrenais
A … vai avaliar os efeitos da hipoxemia no sistema nervoso central e o reflexo na frequência cardíaca fetal.
Cardiotocografia
Os melhores preditores de bem-estar fetal na cardiotocografia são?
Variabilidade e acelerações transitórias
Frente a uma variabilidade … devemos diferenciar se se trata de uma acidose ou sono fetal, podendo lançar mão de um traçado longo (40min) ou o estímulo vibroacústico.
Reduzida
O padrão … tem um aspecto de “onda” e a principal causa é anemia fetal grave, ou ainda isoimunização Rh, hemorragia feto materna.
Sinusoidal
Na desaceleração intraparto tipo 1, ou (1) ou precoce, é (2) e ocorre pela compressão do polo cefálico.
(1) Cefálico ; (2) Fisiológico
Na desaceleração intraparto tipo 2, ou (1) ou tardia, é (2) e ocorre pela compressão dos casos intramiometrais e insuficiência placentária.
(1) Placentário ; (2) Patológico
A DIP tipo … tem um formato de “V”.
1
A DIP tipo … tem um formato de “U”.
2
Na DIP tipo … a decalagem, ou seja, o intervalo entre a contração e a desaceleração, é pequeno, e praticamente coincidem.
1
Na DIP tipo … a decalagem, ou seja, o intervalo entre a contração e a desaceleração, é maior, e a desaceleração demora a ocorrer após a contração.
2
Na desaceleração intraparto tipo 3, ou funicular ou variável, pode ser patológica, a depender do tempo, e ocorre pela compressão funicular, ou seja, compressão do …
Cordão umbilical
As principais indicações de … na cardiotocografia são: variabilidade ausente, DIP 2 e 3 repetidas, padrão sinusoidal e após reanimação intrauterina sem melhora.
Parto