Prematuridade: TPP, RPMO e Corioamnionite Flashcards
Qual a definição da prematuridade?
Parto entre 20 e 36,6 semanas
Um … é aquele que nasce com idade gestacional <28 semanas.
Pré-termo extremo
Um … é aquele que nasce com idade gestacional entre 28 e final de 30 semanas.
Muito pré-termo
Um … é aquele que nasce com idade gestacional entre 31 e final de 33 semanas.
Pré-termo precoce
Um … é aquele que nasce com idade gestacional entre 34 e final de 36 semanas.
Pré-termo tardio
Qual o principal fator de risco para prematuridade?
Prematuridade anterior
Com relação à … e predição da prematuridade pode-se realizar a identificação de fatores de risco, rastreio de infecções, uso de progesterona e rastreio de colo curto.
Prevenção
Com relação ao rastreio de colo curto deve ser feito de forma universal através de USG-TV entre 20-24 semanas, e é diagnosticado quando encontrado valores iguais ou menores a …mm.
25
Com relação ao rastreio de colo curto, se há a presença de fatores de risco, como história de prematuro espontâneo anterior, história de abortamento tardio (>16s) ou ainda malformações uterinas ou cirurgias cervicais prévias, deve ser feito de forma … a partir das 14 semanas, até 24 semanas a cada 2 semanas.
Seriada
Com relação ao tratamento da síndrome do colo curto, se colo menor ou igual a 25mm, sem fatores de risco, qual a conduta?
Progesterona micronizada 200mg, via vaginal
Com relação ao tratamento da síndrome do colo curto, se colo menor ou igual a 25mm, com fatores de risco, qual a conduta?
Cerclagem
O uso da progesterona é utilizado entre … semanas, para quadros de colo curto sem fatores de risco, história de prematuro espontâneo anterior e história de abortamento tardio (>16s) para a prevenção da prematuridade.
16-36
Mesmo em vigência de um colo normal, devo indicar … para a prevenção de parto prematuro em pacientes com história anterior.
Progesterona
O trabalho de parto prematuro é definido como (1) organizadas e suficientes que provocam a descida do feto e (2) cervicais.
(1) Contrações ; (2) Modificações
Para as pacientes que temos dúvida se estão em trabalho de parto prematuro, posso dosar a … fetal, que estará positiva nas secreções caso a paciente esteja realmente em trabalho de parto.
Fibronectina
Diante de uma fibronectina fetal … eu descarto um trabalho de parto prematuro verdadeiro, e posso fazer o acompanhamento ambulatorial.
Negativa
Com relação a fibronectina fetal, normalmente, está presente nos fluidos cervico-vaginais durante as primeiras 20 semanas de gestação. Verdadeiro ou Falso?
VERDADEIRO
Com relação a fibronectina fetal, após a 24ª semana, a sua presença na secreção vaginal é um importante marcador do início da cascata de eventos que antecedem o parto. Verdadeiro ou Falso?
VERDADEIRO
Com relação a fibronectina fetal, o seu valor preditivo negativo é alto. Verdadeiro ou Falso?
VERDADEIRO
Com relação a fibronectina fetal, deve ser realizado em gestantes com alto risco para prematuridade. Verdadeiro ou Falso?
VERDADEIRO
Com relação a fibronectina fetal, o teste deve ser precedido por toque vaginal para indicar o local adequado para coleta. Verdadeiro ou Falso?
FALSO, o toque pode mexer com as membranas favorecendo a sua liberação e dando um falso positivo.
A primeira conduta frente a um TPP inevitável é … por reduzir morbimortalidade neonatal.
Corticoterapia antenatal
A corticoterapia antenatal no TPP deve ser feita em ciclo único de 48h, se utilizar … devo fazer 2 doses, que serão aplicadas de forma IM, 12mg 24/24h.
Betametasona
A corticoterapia antenatal no TPP deve ser feita em ciclo único de 48h, se utilizar … devo fazer 4 doses, que serão aplicadas de forma IM, 6mg 12/12h.
Dexametasona
Devo realizar corticoterapia antenatal para todos os TPP entre …/37s
24-34
A segunda conduta frente a um TPP é a … que vai ter como função principal “ganhar tempo” para a realização do ciclo completo do corticoide, ou ainda para transferir a gestante.
Tocólise