Questões - Orçamento 2 Flashcards
Quanto às Técnicas Orçamentárias / Espécies de Orçamento, qual a classificação do orçamento?
- Orçamento tradicional – somente prevê as receitas e autoriza as despesas.
- Orçamento por desempenho – é realizado buscando atingir objetivos.
- Orçamento-programa – trabalha com o planejamento.
- Orçamento por resultados – resultados definidos em contrapartida aos impostos.
- Orçamento base-zero – elaborado do zero, sem considerar o orçamento anterior.
- Orçamento participativo – população decide a aplicação de uma parte dos recursos.
- Orçamento incremental – ajustes marginais nas receitas e despesas do exercício anterior.
- (Cebraspe/2021/APEX/Assistente)
O orçamento público é um processo dinâmico que evoluiu com o tempo. Nesse percurso histórico, o orçamento tradicional ficou conhecido por
a) importar-se apenas com as necessidades dos órgãos públicos para realização de suas tarefas, sem questionamento sobre objetivos e metas.
b) associar-se necessariamente ao planejamento.
c) ser utilizado como instrumento de administração.
d) ser objeto de controle, com vistas a avaliar a eficiência e eficácia das ações.
Comentários
O orçamento tradicional ficou conhecido por importar-se apenas com as necessidades dos órgãos para realizar as suas tarefas, consistindo meramente em um documento com previsão
de receitas e autorização de despesas, sem considerar planejamento, objetivos e metas, portanto, a alternativa correta é a letra A.
A alternativa B está associada ao orçamento-programa e as alternativas C e D podem ser
associadas tanto ao orçamento-programa como ao orçamento de desempenho.
Gabarito: A
12.(Cebraspe/2018/CGM João Pessoa/Técnico de Controle Interno)
O orçamento-programa consiste no processo de elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.
Comentários
A questão está errada porque traz características do orçamento base-zero, o qual, inclusive, tem como característica a incompatibilidade com estabelecimento de planejamentos de médio e longo prazo. No orçamento-programa devem ser avaliados inclusive os custos que extrapolam o exercício, e a cada ano para a elaboração do orçamento deve se analisar as metas atingidas e definir as alocações conforme os resultados pretendidos.
Gabarito: Errado
13.(Cebraspe/2018/STM/Técnico Judiciário)
O orçamento incremental tem como base as receitas e despesas ocorridas no período anterior, sobre as quais são feitos ajustes marginais.
Comentários
Correto! No orçamento incremental basicamente se aplica o índice de inflação sobre o orçamento anterior, realizando-se assim os ajustes.
Gabarito: Certo
16.(Cebraspe/2018/STJ/Técnico Judiciário)
A ideia central do orçamento por resultados é que os cidadãos devem explicitar quais os resultados que querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.
Comentários
O orçamento por resultado parte do pressuposto de que a administração pública é sustentada
por meio de impostos e, portanto, os contribuintes devem definir quais os resultados que esperam que sejam atingidos com os recursos desses impostos que pagaram. Portanto, a
alternativa está correta.
Gabarito: Certo
20.(Cebraspe/2018/TCE-MG/Analista de Controle Externo - Contábeis)
O orçamento que se caracteriza por apresentar propósitos para os créditos orçamentários solicitados, os custos necessários para o alcance de tais propósitos e informações
quantitativas que mensurem os resultados é denominado
a) orçamento por objeto.
b) orçamento por desempenho.
c) orçamento base-zero.
d) orçamento funcional-programático.
e) orçamento participativo.
Comentários
O enunciado traz características do orçamento por desempenho, no qual se definem os objetivos, alocam-se os recursos e definem-se métricas para avaliar os resultados atingidos, sendo a letra B o gabarito.
Gabarito: B
23.(Cebraspe/2017/TCE-PE/Analista de Controle Externo)
O orçamento base-zero facilita o processo de revisão da decisão a respeito da alocação dos recursos públicos, sendo, por essa razão, adequado às situações em que as despesas públicas são limitadas por um teto de gastos.
Comentários
Questão interessante! Já vimos várias vezes ao longo da aula o orçamento base-zero, mas a questão é interpretativa. Vamos pensar na prática, hoje temos um teto de gastos no governo federal. Vendo o noticiário, você certamente já viu vários políticos e gestores públicos
afirmando que o teto dificulta o trabalho, pois boa parte dos recursos já são vinculados, assim como há várias despesas obrigatórias, sobrando pouca margem para o gestor trabalhar, motivo pelo qual muito se fala em “furar o teto”.
Podemos perceber então que a questão está correta, pois um orçamento base-zero não tem despesas vinculadas nem carrega obrigações do orçamento anterior. Portanto, em uma situação de despesas limitadas por um teto de gastos, o orçamento base-zero se mostra
adequado, pois o gestor tem maior liberdade para decidir a alocação dos recursos.
Gabarito: Certo