Processo Civil Flashcards
Tribunal de justiça estadual, ao julgar recurso de apelação, conferiu provimento para cassar a sentença de extinção do processo, determinando o prosseguimento do feito. Nessa situação, a interposição do recurso especial deve observar o procedimento de subida imediata do recurso. C ou E
E (1- decisão interlocutória e o recurso especial interposto em face dele deve seguir a sistemática do §3° do art.542 do CPC.
Vejamos, pois, o que Didier sobre casos com esse:
“Assim, por exemplo, conhecida e provida a apelação para anular a sentença, o acórdão que assim concluiu ostenta conteúdo de decisão interlocutória, eis que haverá o retorno dos autos ao juiz de primeira instância para que seja proferida outra sentença, não havendo encerramento da atividade jurisdicional. No particular, o recurso especial ou extraordinário que fosse interposto haveria de ficar retido, porquanto está se voltando contra uma decisão interlocutória, ou seja, contra um acórdão com conteúdo de decisão interlocutória”.
(Fredie Didier Jr. e Leonardo J. C. da Cunha. Curso de Direito Processual Civil, V. 3, Salvador: Juspodivm, 2007, p. 230)
Trecho citado no julgamento do AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.186.301/MS pela 3ª Turma do STJ.
Dessa forma, o erro está em afirmar o recurso especial deve observar o procedimento de subida imediata do recurso, quando, pelo que vimos, deverá sim observar o procedimento de retenção do recurso especial.)
João, em sede de contestação, suscitou a preliminar de pedidos incompatíveis entre si, e o juiz, convencido, pelos argumentos do réu, da caracterização da preliminar de inépcia da petição inicial, extinguiu o processo. Inconformado, o autor interpôs recurso de apelação. Nessa situação, o juiz poderá retratar-se e reformular a decisão.
E
A inépcia da inicial, enquanto causa que impede o desenvolvimento válido e regular do processo, resultará em sua invalidade, salvo se a inépcia se der por falta de pedido, quando será considerado o processo como inexistente.
C (“São os indispensáveis para que o processo seja válido. Não tão essenciais quanto os de existência, mas também importantes. Se omitidos, implicarão a nulidade do processo. Entre os principais, podem ser mencionados:
a) petição inicial apta: a inépcia da petição inicial impede o desenvolvimento válido e regular do processo. As hipóteses de inépcia estão previstas no art. 295, parágrafo único, do CPC. Mas há um caso de inépcia que não resultará em invalidade, mas em inexistência do processo. Trata-se da falta de pedido, mencionada no inc. I. Nas demais, haverá apenas nulidade")
A impugnação ao valor da causa é resolvida por meio de decisão interlocutória, passível de agravo.
C
Por decorrência do efeito translativo, se o tribunal, ao apreciar um agravo de instrumento interposto pelo autor contra decisão que não concedeu uma liminar por ele solicitada, constata a falta de uma das condições da ação, julgará, de ofício, o processo extinto sem julgamento de mérito, não importando que a questão não tenha sido aventada.
C (9.4. Efeito translativo
É a aptidão que os recursos em geral têm de permitir ao órgão ad quem examinar de ofício matérias de ordem pública, conhecendo-as ainda que não integrem o objeto do recurso. É decorrência natural de elas poderem ser conhecidas pelo juízo independentemente de arguição. Questões como prescrição, decadência, falta de condições da ação ou de pressupostos processuais poderão ser examinadas pelo órgão ad quem ainda que não suscitadas.)
A Convenção de Arbitragem é considerado pressuposto processual negativo, podendo o juiz reconhecer de ofício e extinguir o processo sem resolução de mérito quando verificar, por exemplo, a existência de compromisso arbitral firmado entre as partes.
E. Nao pode o juiz conhecer de oficio
Compete ao Tribunal de Justiça o julgamento de conflito de competência entre juiz estadual e juiz arbitral.
E (STJ)
Embora coisa julgada seja questão de ordem pública, podendo ser reconhecida de ofício e a qualquer tempo ou grau de jurisdição, uma vez que foi alegada, apreciada e rejeitada, não poderia ser reapreciada em sede dos embargos infringentes.
C (Nos embargos infringentes interpostos, não poderiam ser aduzidas ou apreciadas questões processuais, como a preliminar de coisa julgada, ensejando a extinção do processo sem resolução do mérito.
Com a revogação pela Lei 13.043/2014 da competência delegada da Justiça Estadual para julgar execuções fiscais da União e de suas autarquias e fundações públicas, deverão os processos já em andamento serem remetidos às varas federais com competência sobre os respectivos municípios.
E (O fim da competência delegada só vale para execuções fiscais propostas a partir de 14/11/2014. As execuções fiscais propostas perante o juízo de direito antes dessa data deverão ser por ele sentenciadas e o eventual recurso é dirigido ao Tribunal Regional Federal.)
O fato de determinada pessoa ter participado do processo na condição de assistente simples não implica a sua ilegitimidade para interpor embargos de terceiro se houver constrição do bem disputado.
C
O conflito de competência pode ser suscitado por qualquer das partes, pelo MP ou pelo juiz, devendo ser dirigido ao presidente do tribunal, devidamente instruído com os documentos necessários à prova do conflito. Nesse caso, além de apreciar o conflito, o tribunal poderá conhecer de ofício as questões de ordem pública, tais como ilegitimidade de partes e coisa julgada.
Errada. No conflito, a apreciação fica adstrita apenas em definir o juízo competente para a causa, nao sendo possível ao tribunal conhecer de ofício de questões de ordem pública.
Quando o acórdão for parte unânime, parte não unânime, os prazos para embargos infringentes e recursos especial e extraordinário correrão simultaneamente, porém estes últimos somente serão processados quando julgados os embargos.
Quando o acórdão for parte unânime, parte não unânime, os prazos para embargos infringentes e recursos especial e extraordinário correrão simultaneamente, porém estes últimos somente serão processados quando julgados os embargos.
Muito embora a reclamação tenha se originado da teoria dos poderes implícitos, segundo o STF, vigora no Brasil a teoria do da reserva legal.
C
Nas execuções fiscais com base em Certidão de Dívida Ativa da União, compete ao Tribunal Regional Federal julgamento dos embargos infringentes opostos em face de sentença proferida em execução de valor igual ou inferior a 50 ORTNs
E (“A petição é dirigida para quem? O juiz que proferiu a sentença. Ele mesmo irá receber esses embargos infringentes de alçada e ele mesmo julgará. Ele abre vista para resposta e ele mesmo julga.”)
A questão federal ventilada somente no voto vencido é suficiente para fins de atendimento ao requisito do prequestionamento.
E (Súmula 320 do STJ: “A questão federal somente ventilada no voto vencido não atende ao requisito do prequestionamento”.)
O fato de o laudo arbitral não ser exequível no país de origem impede à homologação pelo STJ. C ou E?
E
As partes interessadas poderão submeter a solução de seus litígios ao juízo arbitral mediante convenção de arbitragem, a qual é materializada por meio da clausula compromissória, inserida em um contrato, para resolver conflitos futuros, decorrentes desse negocio jurídico, ou do compromisso arbitral, relativamente a um litigio ja estabelecido, podendo o compromisso arbitral ser judicial ou extrajudicial.
C
Nos contratos de adesão, caso conste cláusula compromissória de arbitragem, esta terá eficácia, desde de que o aderente consinta, mediante a assinatura do contrato.
E (so será valida a convenção de arbitragem se partir do aderente a iniciativa de instituir a arbitragem ou concordar, expressamente, com sua instituição, desde que por escrito em documento anexo ou em negrito, com assinatura ou visto especialmente para essa cláusula).
A cláusula compromissória firmada em contrato declarado nulo importa também na nulidade da convenção de arbitragem.
E. (a clausula compromissória é autônoma em relação ao contrato em que foi inserida).
O compromisso arbitral extrajudicial, para ser válido, deverá ser formalizado por meio de instrumento público.
E (instrumento público ou particular, assinado por duas testemunhas).
A convenção de arbitragem pode ser conhecida de ofício pelo juiz, a fim de extinguir o processo sem resolução de mérito.
E. (depende de alegação da parte).
O arbitro é juiz de fato e de direito, e a sentença que proferir não fica sujeita a recurso ou a homologação pelo Poder Judiciário.
C (art. 18 da lei n. 9.307/96)
Sobrevindo no curso da arbitragem controvérsia acerca de direitos indisponíveis e verificando que a sua existência, ou não, dependerá o julgamento, o árbitro ou tribunal arbitral remeterá as partes à autoridade competente do Poder Judiciário, para dirimir a controvérsia, e também o litígio posto a arbitragem, encerrando-se o procedimento arbitral.
E (somente a controvérsia sobre direitos ou indisponíveis será levada ao Poder Judiciário, suspendendo-se o procedimento arbitral).
A sentença arbitral produz os mesmos efeitos da sentença proferida pelo órgãos do Poder Judiciário, valendo, inclusive, como titulo executivo judicial, se condenatória.
C