Problema 8 - Artrite séptica Flashcards
O que é artrite séptica?
A Artrite Séptica (AS) é definida como uma infecção osteoarticular causada por microrganismo piogênico. Trata-se de uma condição de urgência, que requer tratamento precoce e correto para se evitar comorbidades. Pode ser subdividida em AS gonocócica quando causada pela Neisseria gonorrhoeae (gonococo) e AS não-gonocócica, que engloba os demais microrganismos.
Qual a fisiopatologia da artrite séptica?
Após a entrada da bactéria, ocorre liberação de grande quantidade de endotoxinas, além de fator de necrose tumoral e interleucinas, que combinados realizam quimiotaxia de leucócitos e outras células de defesa. Todos esses fatores produzidos, associados à intensa atividade de células de defesa, promovem uma grande e rápida destruição da sinóvia, matriz cartilaginosa e posteriormente toda a articulação. Esse processo se inicia normalmente em até 24h após a entrada do microrganismo, por isso existe urgência no diagnóstico e tratamento.

Como são divididas as artrites sépticas?
Qual a diferença entre artrite reativa e artrite séptica?
- REATIVA: Na artrite reacional o microorganismo esta no trato gastrointestinal ou genitourinário, não esta dentro da articulação e temos uma reação a esse microorganismo
- SÉPTICA: o patogeno está localizado na artrite.
O que é a artrocentese?
Artrocentese = punção articular. Acesso à articulação do joelho para aspiração do liquido ou para infiltração de medicamentoss
Quais são as indicações da artrocentese?
O que pedir na artrocentese?
Como é feita a classificação do liquido sinovial a partir da artrocentese?
Qual a etiologia e epidemiologia da artrite séptica?
Qual etiologia pensar de acordo com a condição clínica?
Em relação as artrites sépticas agudas não gonococcicas, qual o quadro clínico?
Em relação as artrites sépticas agudas não gonococcicas, qual o tratamento?
O prognóstico das artrites sépticas agudas não gonococcicas são bons e das artrites sépticas agudas gonococcicas são ruins.
Verdadeiro ou falso?
Falso
O prognóstico das artrites sépticas agudas não gonococcicas são RUINS e das artrites sépticas agudas gonococcicas são BONS.
Qual o quadro clínico da artrite séptica aguda gonogococcica?
DICA: pergunte se seu paciente teve febre, porque depois da fase bacteremica o pct vai para monoartrite, mas ele pode ter tido poliartrite há uns 2 dias atrás
Qual o tratamento para artrite séptica gonogococcica
Azitromicina: uso associado porque as vezes tenho o estafilo com clamidia
Qual a possível diferença da AS gonocóccica e não gonogocóccica?
- Na história clínica já é possível tirar algumas conclusões importantes. Em geral, pacientes com AS gonocócicas terão, associado à artrite, um quadro atual ou prévio de corrimento genital ou uretrite, tratada ou não.
- No caso ainda da gonocócica, o quadro pode se iniciar com poliartrite, lesões cutâneas (gonocoxemia) e posteriormente a monoartrite clássica de AS.
O estudo do líquido sinovial de um paciente com artrite séptica revela:
Alta celularidade, aspecto translúcido e viscosidade reduzida.
verdadeiro ou falso?
Falso
Alta celularidade, aspecto turvo e predomínio de polimorfonucleares.
Menino, 5 anos, com febre há 3 dias (3-4x/dia com temperatura axilar de 39 °C a 40 °C) associado a dor e limitação de movimento de joelho esquerdo. Ao exame físico encontra-se em regular estado geral, febril (38,7 °C), FC = 140 bpm, FR = 32 irpm, com pulsos periféricos e perfusão adequada. Para se estabelecer o diagnóstico definitivo, qual dos exames a seguir deve ser realizado?
Punção articular de joelho esquerdo.
Qual o principal agente etiológico da artrite séptica se considerarmos todas as idades?
Stafilococus aureus.
Antibioticoterapia é o tratamento inicial de escolha. para AS
verdadeiro ou falso?
FALSO
O tratamento inicial consiste em drenagem articular e antibioticoterapia.
Mulher de 30 anos de idade procura ambulatório com queixa de dor em punho direito e joelho esquerdo há 1 dia. Ao exame clínico: edema e eritema em punho direito e joelho esquerdo, com lesão pustulosa em antebraço esquerdo. Aspirado de líquido sinovial do joelho (1 ml) revelou 10.000 células com 90% de polimorfonucleares, sem microorganismos à coloração de Gram e cultura negativa. A conduta antibiotica para esta paciente é?
Ceftriaxona é o tratamento de escolha para artrite gonocócica.
Menino de dez anos com quadro de febre alta persistente há cinco dias, associada à dor na virilha, coxa e joelho direito, com claudicação. Há três dias parou de andar. No exame físico, há atitude antálgica em abdução, rotação externa e flexão do quadril direito e a movimentação do joelho é livre. Não há lesão óssea evidente nas radiografias do quadril, coxa e joelho direitos. O hemograma mostra leucocitose com desvio. Qual o diagnóstico mais provável e a conduta mais apropriada?
Artrite séptica do quadril; artrocentese do quadril em centro cirúrgico, seguida de drenagem, e antibioticoterapia endovenosa.
Criança com quadro de FEBRE e DOR ARTICULAR há 05 dias, associados a LEUCOCITOSE COM DESVIO. Além disso, nos traz a atitude clássica numa criança com Artrite Séptica de quadril, a ABDUÇÃO, ROTAÇÃO EXTERNA e FLEXÃO DO QUADRIL. Dessa forma, devemos realizar a artrocentese diagnóstica, além da drenagem cirúrgica com antibioticoterapia.
Qual exame diagnóstico mais importante na artrite séptica?
Análise do líquido sinovial.
