Prisão e Medidas Cautelares Flashcards
Após a entrada em vigor da Lei chamada de “Pacote Anticrime”, as medidas cautelares passam a ser, em regra, decretadas apenas após a manifestação da parte contrária, no prazo de ___.
Assim sendo, apenas excepcionalmente (casos de urgência ou perigo de ineficácia da medida) pode o magistrado decretar a medida cautelar, a pedido, sem ouvir a parte contrária.
5 dias
O juiz não pode promover a substituição da medida cautelar por uma medida de prisão de ofício. Para o juiz promover essa substituição, deverá haver requerimento do ___(2p), do ___ ou do ___.
Ministério Público/ assistente / querelante
A prisão preventiva somente será determinada quando não for cabível a sua substituição por outra medida cautelar.
Correto.
No processo penal, o juiz poderá impor ao investigado o recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga se ele possuir residência e trabalho fixos. Essa medida imposta pelo juiz é chamada de?
Medida Cautelar.
A chamada prisão cautelar é gênero, possuindo algumas espécies, dentre elas: a prisão temporária e a prisão preventiva.
Qual dessas 2 espécies de prisão cautelar citadas só pode ser decretada durante a fase pré-processual (investigativa)?
Prisão Temporária.
A prisão temporária será decretada pelo Juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público, e terá o prazo de ___, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.
5 dias
Qual é o prazo para prisão temporária no caso de crimes hediondos?
30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias.
De acordo com o CPP, qual é o prazo de duração da prisão temporária?
5 dias, prorrogável por mais 5 dias.
A prisão temporária, em algumas situações, poderá ser decretada de ofício pelo juiz.
Errado. ( A prisão temporária deve sempre ser precedida de requerimento do MP ou de representação do delegado de polícia.)
Quais são os crimes que a autoria ou participação do indiciado poderá ensejar em prisão temporária? (15x)
I - homicídio doloso; II - sequestro ou cárcere privado; III - roubo; IV - extorsão; V - extorsão mediante sequestro; VI - estupro; VII - atentado violento ao pudor; VIII - rapto violento; IX - epidemia com resultado de morte; X - envenenamento de água potável ou substância alimentícia ou medicinal qualificado pela morte; XI - quadrilha ou bando; XII - genocídio; XIII - tráfico de drogas; XIV - crimes contra o sistema financeiro; e XV - crimes previstos na Lei de Terrorismo.
Em relação às prisões cautelares, enquanto a prisão ___ só pode ser decretada no curso da investigação criminal, a prisão ___ pode ser decretada a qualquer tempo (ou seja, tanto na fase investigativa quanto na fase processual).
temporária / preventiva
O prazo de duração da prisão preventiva é de 30 dias.
Errado. ( A prisão preventiva, ao contrário da temporária, não possui prazo previsto em lei. A preventiva deve ser mantida enquanto for necessário.)
Quais são os 2 requisitos gerais, impostos pelo CPP, para que se possa decretar a prisão preventiva?
I - prova da existência do crime; e
II - indícios suficientes de autoria.
Existindo prova do crime, e indícios suficientes de autoria, e a privação de liberdade do acusado, de forma cautelar, for necessária para a garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, poderá ser decretada a prisão preventiva do acusado. Porém, se o acusado for réu primário e possui bons antecedentes criminais, então não será aplicada tal medida cautelar.
Errado. ( Argumentar que o réu é primário e possui bons antecedentes criminais não é suficiente para revogar a prisão preventiva.)
Será admitida a decretação da prisão preventiva nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a ___ anos.
4
Será admitida a decretação da prisão preventiva se o crime envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência, para garantir a execução das medidas protetivas de urgência.
Correto.
Não é possível decretar a prisão preventiva em crimes culposos em hipótese alguma.
Errado. ( Via de regra, não é possível decretar a prisão preventiva em crimes culposos. Porém, excepcionalmente, a doutrina admite que seja autorizada a referida medida cautelar em tais casos.)
É lícita a decretação de prisão preventiva de acusado de crime culposo quando houver dúvida sobre a identidade civil deste ou quando ele não fornecer elementos suficientes para esclarecer sua identidade?
Nesse caso é lícito SIM. Essa é uma exceção a regra de que não cabe prisão preventiva em crimes culposos.
A decisão que decretar, substituir ou denegar a prisão preventiva será sempre ___ e ___.
motivada / fundamentada
O juiz poderá, de ofício ou a pedido das partes, revogar a prisão preventiva se, no correr da investigação ou do processo, verificar a falta de motivo para que ela subsista, bem como novamente decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem.
Correto.
Decretada a prisão preventiva, deverá o órgão emissor da decisão revisar a necessidade de sua manutenção a cada ___(prazo), mediante decisão fundamentada, de ofício, sob pena de tornar a prisão ilegal.
90 dias