Princípios Flashcards

1
Q

Permite-se a atuação do agente público, ou da Administração, apenas se permitida concedida ou deferida por norma legal, não se admitindo qualquer atuação que não contenha prévia e expressa permissão legal. Tal disposição se refere ao princípio da…

A

Permite-se a atuação do agente público, ou da Administração, apenas se permitida concedida ou deferida por norma legal, não se admitindo qualquer atuação que não contenha prévia e expressa permissão legal. Tal disposição se refere ao princípio da LEGALIDADE ou JURIDICIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A atuação conforme a lei e ao direito é um dever imposto à Administração Pública pelo princípio da …

A

A atuação conforme a lei e ao direito é um dever imposto à Administração Pública pelo princípio da LEGALIDADE ou JURIDICIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O princípio da _________ impõe um agir da Administração Pública respeitando a CF, Tratados Internacionais, lei em sentido estrito, regulamentos.

A

O princípio da LEGALIDADE ou JURIDICIDADE impõe um agir da Administração Pública respeitando a CF, Tratados Internacionais, lei em sentido estrito, regulamentos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A Administração Pública só pode fazer o que a lei (em sentido amplo) expressamente prevê conceitua de maneira simplista o princípio da …

A

A Administração Pública só pode fazer o que a lei (em sentido amplo) expressamente prevê conceitua de maneira simplista o princípio da LEGALIDADE ou JURIDICIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O decreto autônomo utilizado para extinção de cargo ou função vaga é uma exceção ao princípio da ….

A

O decreto autônomo utilizado para extinção de cargo ou função vaga é uma exceção ao princípio da LEGALIDADE ou JURIDICIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Estado de Defesa e de Sítio podem dispor sobre restrição a alguns direitos fundamentais sendo exceção ao princípio da …

A

Estado de Defesa e de Sítio podem dispor sobre restrição a alguns direitos fundamentais sendo exceção ao princípio da LEGALIDADE ou JURIDICIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A limitação à forma (lei ordinária, complementar) de regulamentação de determinadas matérias, cuja natureza é indicada pela constituição se refere ao princípio da…

A

A limitação à forma (lei ordinária, complementar) de regulamentação de determinadas matérias, cuja natureza é indicada pela constituição se refere ao princípio da RESERVA LEGAL ou RESERVA DE LEI.

Este princípio é diferente da LEGALIDADE, uma vez que a LEGALIDADE significa submissão da Adm Pública ao império da lei em sentido amplo (DE ACORDO COM A LEI). RESERVA DE LEI se refere à forma (POR MEIO DE LEI).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A imputação da prática do ato pelo Estado e não pelo agente público é uma aplicação do princípio da….

A

A imputação da prática do ato pelo Estado e não pelo agente público é uma aplicação do princípio da IMPESSOALIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A proibição da utilização da atuação como meio de promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, vedando a utilização de nomes, símbolos ou imagens é uma aplicação do princípio da….

A

A proibição da utilização da atuação como meio de promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, vedando a utilização de nomes, símbolos ou imagens é uma aplicação do princípio da IMPESSOALIDADE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A manutenção dos efeitos de ato administrativo editado por servidor ilegalmente investido no cargo ou função é uma aplicação do princípio da ….

A

A manutenção dos efeitos de ato administrativo editado por servidor ilegalmente investido no cargo ou função é uma aplicação do princípio da IMPESSOALIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O princípio da _____________ obriga ao Estado o tratamento isonômico entre os particulares .

A

O princípio da IMPESSOALIDADE obriga ao Estado o tratamento isonômico entre os particulares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O princípio da _____________ impõe a busca pelo interesse público das atividades administrativas, devendo estas serem genéricas e abstratas.

A

O princípio da IMPESSOALIDADE impõe a busca pelo interesse público das atividades administrativas, devendo estas serem genéricas e abstratas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O princípio da ___________ determina que a Adm. Pública deve seguir padrões éticos de probidade, lealdade, decoro, honestidade e boa-fé.

A

O princípio da MORALIDADE determina que a Adm. Pública deve seguir padrões éticos de probidade, lealdade, decoro, honestidade e boa-fé.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O concurso público e a licitação são formas de garantir o tratamento isonômico previsto no princípio da ….

A

O concurso público e a licitação são formas de garantir o tratamento isonômico previsto no princípio da IMPESSOALIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

As proibições de atuação de autoridade em processos administrativos por motivo de amizade íntima, inimizade notória, interesse na causa, são aplicações do princípio da ….

A

As proibições de atuação de autoridade em processos administrativos por motivo de amizade íntima, inimizade notória, interesse na causa, são aplicações do princípio da IMPESSOALIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A nomeação de parentes de até 3º grau para cargos em comissão ou funções de confiança violam os princípios das ….

A

A nomeação de parentes de até 3º grau para cargos em comissão ou funções de confiança viola o princípio da MORALIDADE (não é ético) e IMPESSOALIDADE (não trata de forma isonômica os demais interessados em ocupar o cargo).

Súmula Vinculante 13
A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

17
Q

V ou F - Não se aplica nepotismo a nomeação para cargos políticos (ministros e secretários de estado) e decorrentes de aprovação em concurso público.

A

VERDADEIRO.

18
Q

Divulgação oficial dos atos administrativos é uma aplicação do princípio da …

A

Divulgação oficial dos atos administrativos é uma aplicação do princípio da PUBLICIDADE.

19
Q

V ou F A fixação em local público de publicação nos entes que não tenham impressa oficial cumpre o princípio da publicidade.

A

VERDADEIRO. A fixação em local público de publicação nos entes que não tenham impressa oficial cumpre o princípio da PUBLICIDADE.

20
Q

V ou F - A publicação de edital de licitação apenas a impressa oficial respeita o princípio da publicidade.

A

FALSO. A licitação exige a publicação do edital na impressa oficial e em jornal de grande circulação.

21
Q

V ou F - As intimações em processo administrativo devem ser feitas através de comunicação que garanta a ciência do administrado, sob pena de não respeitar o princípio da PUBLICIDADE.

A

VERDADEIRO.

22
Q

V ou F - A comunicação de nomeação para cargo público após muito tempo do resultado homologado deve se dar por comunicação pessoal, sob pena de desrespeitar o princípio da PUBLICIDADE.

A

VERDADEIRO.

23
Q

V ou F - A omissão de publicidade de ato que coloque em risco a segurança nacional não desrespeita o princípio da PUBLICIDADE.

A

VERDADEIRO

24
Q

São exceções constitucionalmente previstas ao princípio da publicidade: (2)

A

São exceções constitucionalmente previstas ao princípio da publicidade:
RISCO A SEGURANÇA NACIONAL
VIOLAÇÃO AO DIREITO À INTIMIDADE OU PRIVACIDADE

25
Q

V ou F - Ato que viole a privacidade ou a intimidade de cidadão não precisa ser publicado, não desrespeitando o princípio da PUBLICIDADE.

A

VERDADEIRO.

26
Q

A falta de publicação de ato atua no plano da ______ (EFICÁCIA/VALIDADE).

A

A falta de publicação de ato atua no plano da EFICÁCIA. Depois de publicado, o ato passa a produzir efeitos.

27
Q

A Adm Publica deve buscar alcançar os melhores resultados pelos meios mais econômicos caracteriza a definição do princípio da …

A

A Adm Publica deve buscar alcançar os melhores resultados pelos meios mais econômicos caracteriza a definição do princípio da EFICIÊNCIA.

28
Q

V ou F - O princípio da EFICIÊNCIA deve ser observado no âmbito das relaçoes entre Ad. Publica e os administrados (externa) e as rotinas e procedimentos internos (interno).

A

VERDADEIRO.

29
Q

O princípio da ________________ também denominado como da estabilidade das relações jurídicas, mira garantir certa perpetuidade nas relações jurídicas estabelecidas com ou pela Adm Pública.

A

O princípio da SEGURANÇA JURÍDICA também denominado como da estabilidade das relações jurídicas, mira garantir certa perpetuidade nas relações jurídicas estabelecidas com ou pela Adm Pública.

30
Q

O princípio da _______________ visa buscar estabilidade das relações.

A

O princípio da SEGURANÇA JURÍDICA visa buscar estabilidade das relações.

31
Q

A proibição de decisões administrativas contraditórias (vedação do ‘venire contra factum proprium’) é um exemplo de aplicação do princípio da ________________.

A

A proibição de decisões administrativas contraditórias (vedação do ‘venire contra factum proprium’) é um exemplo de aplicação do princípio da SEGURANÇA JURÍDICA.

32
Q

O princípio da ___________ define que Adm Pública tem o poder-dever de rever seus próprios atos.

A

O princípio da AUTOTUTELA define que Adm Pública tem o poder-dever de rever seus próprios atos.

33
Q

Os princípios da ______ evitam atuação tresloucada da Adm. Pública.

A

Os princípios da PROPORCIONALIDADE e RAZOABILIDADE evitam atuação tresloucada da Adm. Pública.

34
Q

O princípio da _______ considera a adequação entre os meios e os fins, banindo medidas abusivas ou de qualquer modo com intensidade superior ao estritamente necessário.

A

O princípio da PROPORCIONALIDADE considera a adequação entre os meios e os fins, banindo medidas abusivas ou de qualquer modo com intensidade superior ao estritamente necessário.

35
Q

O princípio da ___________ exige uma relação de equivalência entre a medida adotada e o critério que a dimensiona.

A

O princípio da RAZOABILIDADE exige uma relação de equivalência entre a medida adotada e o critério que a dimensiona.

36
Q

Ação popular, Ação Civil Pública e Ação de Improbidade são instrumentos para garantir a aplicação ao princípio da ___________.

A

Ação popular, Ação Civil Pública e Ação de Improbidade são instrumentos para garantir a aplicação ao princípio da MORALIDADE.

37
Q

A lei de acesso à informação está embasada no princípio da __________.

A

A lei de acesso à informação está embasada no princípio da PUBLICIDADE.

38
Q

As avaliações de desempenho dos servidores públicos são um instrumento de aplicabilidade do princípio da ___________.

A

As avaliações de desempenho dos servidores públicos são um instrumento de aplicabilidade do princípio da EFICIÊNCIA.