Poderes da Administração Flashcards
São características dos poderes da Administração pública: (2) _________ E ___________
IRRENUNCIABILIDADE (poder-dever de agir) e LIMITADO POR LEI E PELA PROPORCIONALIDADE.
São características do abuso de poder: (2) ________ E ___________.
EXCESSO DE PODER: Quando o agente extrapola os limites de sua competência.
DESVIO DE FINALIDADE: Quando o agente, dentro dos limites de sua competência, atua buscando finalidade diversa da prevista em lei.
V ou F - Excesso de poder será caracterizado quando o agente, dentro dos limites de sua competência, atua buscando finalidade diversa da prevista em lei.
FALSO.
EXCESSO DE PODER: -> problema na competência.
DESVIO DE FINALIDADE: -> problema na finalidade.
V ou F - Quando o agente extrapola os limites de sua competência, será caracterizada o desvio de finalidade.
FALSO.
EXCESSO DE PODER: -> problema na competência.
DESVIO DE FINALIDADE: -> problema na finalidade.
V ou F - É possível o abuso do poder em condutas omissivas.
VERDADEIRO: Ex: quando o agente, com finalidade de prejudicar desafeto, deixa de analisar benefício protocolado por este desafeto.
V ou F - A omissão da administração pública sempre configura ilegalidade.
FALSO. Nos casos onde a administração pública não tiver dinheiro para realizar a atividade, não será configurada abuso de poder por omissão. (RESERVA DO POSSÍVEL).
V ou F - Poder/Ato Vinculado é a prática de atos da adm pública cujos elementos estão integralmente previstos na lei, sendo possível uma única conduta possível e válida.
VERDADEIRO.
V ou F - Poder Discricionário se caracteriza pelo fato de um ato da administração pública ter apenas uma conduta possível e válida.
FALSO.
Poder discricionário se caracteriza pela administração pública poder escolher o resultado possível e válido.
O vinculado é que somente possibilita um único resultado possível.
A prática de atos em que a lei concede a administração pública uma margem de escolha na atuação é denominada_________
A prática de atos em que a lei concede a administração pública uma margem de escolha na atuação é denominada PODER OU ATO DISCRICIONÁRIO.
V ou F - O mérito administrativo reside na escolha de resultado baseado na conveniência (fazer ou não) e oportunidade (momento) dentro da margem de escolha na atuação administrativa no poder discricionário.
VERDADEIRO, Sempre que disser sobre mérito administrativo (conveniência e oportunidade), estará falando sobre poder discricionário.
O poder discricionário é _________ (subordinado à/independente do disposto na) lei, e as escolhas são _________ (limitadas pela proporcionalidade e razoabilidade/ de livre escolha do agente).
O poder discricionário é SUBORDINADO À lei, e as escolhas são LIMITADAS PELA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE.
V ou F - A escolha da atuação da administração pública no poder discricionário poderá ser exercida pelo poder judiciário.
FALSO. O judiciário pode apenas julgar a ilegalidade da escolha, mas o judiciário não pode escolher pela administração pública.
V ou F - Poder de polícia é o poder da Adm. Pública de impor limitações, restrições, condições ao exercício de direitos, bens, atividades, liberdades dos administrados, visando o interesse público.
VERDADEIRO.
V ou F - O poder de polícia incide sobre todos os administrados, derivando de vínculo genérico com a administração pública, incidindo inclusive sobre a própria administração pública.
VERDADEIRO.
V ou F - O poder de polícia incide sobre diversas áreas de atuação da Administração Pública, como exemplo na investigação de crimes e imposição de penas privativas de liberdade.
FALSO. A polícia judiciária é a responsável pela investigação criminal e apenas o poder judiciário pode impor penas privativas de liberdade.
V ou F - A taxa de custeio do poder de polícia é devida independentemente do exercício efetivo da fiscalização no caso concreto, bastando estar sujeito ao exercício potencial (possibilidade do órgão fiscalizador de exercer tal poder)
VERDADEIRO
São ciclos/fases do poder de polícia: 1 2 3 4
São ciclos/fases do poder de polícia:
1 ORDEM - NORMAS (ATOS GERAIS) Ex.: Resolução do Contran.
2 CONSENTIMENTO - ATOS CONCRETOS ex: licenças, autorizações e permissões.
3 FISCALIZAÇÃO - ATOS CONCRETOS ex: Blitz de transito.
4 SANÇÃO - ATOS CONCRETOS PUNITIVOS. ex: Multas de Transito.
as 3 primeiras fases são preventivas, evitar o ilícito.
a 4a fase é punitiva.
V ou F - O poder de polícia originário está descrito na CF/88 ao atribuir competências aos entes federativos. Logo o poder de polícia originário é exercido pelos entes políticos (União, Estados, DF, Municípios).
VERDADEIRO.
A Administração Pública ___________ (pode/não pode) delegar ao particular o poder de polícia.
VERDADEIRO. Exceção, Capitão de Navio.
ATENÇÃO 1: EMPRESA DE VIGILÂNCIA PRIVADA NÃO EXERCE PODER DE POLÍCIA, ELA PROTEGE O PATRIMÔNIO PRIVADO.
ATENÇÃO 2: PARTICULAR PODE AUXILIAR NO EXERCÍCIO DO PODER DE POLÍCIA - ATOS MATERIAIS AUXILIARES DE PREPARAÇÃO OU EXECUÇÃO (empresa privada que instala radar em rodovia, empresa que faz vistoria de veículos para o s Detrans).
O poder de polícia _____ (pode/não pode) ser delegado às entidades públicas de direito público da administração indireta.
O poder de polícia PODE ser delegado às entidades públicas de direito público da administração indireta.
Ex: IBAMA, ANVISA, BANCO CENTRAL.
V ou F - As entidades públicas de direito privado podem exercer o poder de polícia em todas as suas dimensões.
FALSO.
V ou F - As entidades públicas de direito privado podem exercer o poder de polícia nas fases de consentimento e fiscalização.
VERDADEIRO.
Não podem exercer nas fases que há incidência da supremacia do interesse público: ORDEM (edição de normas) e SANÇÃO (aplicação de penalidades).
São atributos do poder de polícia: (3)
1
2
3
São atributos do poder de polícia: (3)
1 DISCRICIONARIEDADE (em alguns atos).
2 COERCIBILIDADE (imposição independente da vontade/concordância do particular, inclusive, se necessário, com uso da força). OBS.: Os atos de consentimento (ex: licenças e autorizaçoes) não são coercitivos
3 AUTOEXECUTORIEDADE (execução direta dos atos pela Adm. pública por seus próprios meios e agentes por iniciativa própria (de ofício) sem depender de prévia autorização judicial. OBS: cobrança de multa/tributos não tem autoexecutoriedade.
V ou F - A autoexecutoriedade do poder de polícia permite a cobrança ou execução de dívidas decorrentes da aplicação de multas ou tributos pela própria administração pública.
FALSO. Somente judicialmente poderá o administrado ser executado pelas dívidas decorrentes de multas ou tributos.