Português Flashcards
Os seguintes vocábulos do texto são acentuados devido à mesma regra: “Imobiliário”, “Colégio”, “seminários”, “notários” e “área”.
CERTO.
Os vocábulos “imobiliário”, “colégio”, “seminários”, “notários” e “área” são acentuados, pois são paroxítonas terminadas em ditongo oral, seguidos ou não de “s”.
- imo-bi-li-á-rio;
- co-lé-gio;
- se-mi-ná-rios;
- no-tá-rios;
- á-rea.
Nas formas verbais sublinhadas em “têm um teto para morar, têm trabalho” (L.19-20), distintamente de “tem rumo e esperança” (L.51), foi empregado o acento circunflexo porque o verbo ter está flexionado no plural.
CERTA.
Pela norma de CONCORDÂNCIA VERBAL e de ACENTUAÇÃO, o verbo TER deve receber acento circunflexo se o seu sujeito estiver no plural. Caso o sujeito esteja no singular, o verbo TER ficará sem acento.
As palavras “desconfiado” (v.9) e “entristecido” (v.13) têm em comum o fato de serem formadas pelo processo de parassíntese vocabular.
ERRADA.
Os vocábulos não foram formadas pelo mesmo processo, a parassíntese. O termo “DESCONFIADO” foi formado pelo processo da prefixação e sufixação, diferente do termo “ENTRISTECIDO” que foi formado pelo processo da parassíntese.
“chuá” e “chuê” classificam-se como interjeições típicas da fala popular.
ERRADO
CHUÁ e CHUÊ são INTERJEIÇÕES, mas não são típicas da fala popular. Não é comum observar as pessoas usando-as.
A forma verbal “caldeou-se” (linha.7) relaciona-se, no texto, ao sentido de mistura, fusão ou associação.
CERTO.
A questão exigiu o conhecimento acerca de Sinônimos e o seu significado a depender do contexto.
O telegrama é uma forma de comunicação oficial que, por ser dispendiosa e tecnologicamente ultrapassada, foi substituída integralmente por formas de comunicação mais modernas, econômicas e rápidas, como o fax e o correio eletrônico.
ERRADA.
A banca exige o conhecimento acerca da Redação Oficial. O erro da afirmativa da questão está em: “foi substituída integralmente por formas de comunicação mais modernas”. Embora seja um meio de comunicação antigo e custoso, ele não foi substituído de forma integral, ainda em alguns casos faz-se necessário o uso do telegrama, como por exemplo em situações as quais não seja possível uso do e-mail ou fax.
Obs.: o fax ainda era bem utilizado á época da elaboração dessa questão.
A comunicação mediada por uma exposição de motivos tem como interlocutores um ministro (ou ministros de Estado), no papel de emissor(es) do expediente, e o presidente da República (ou o vice-presidente), no papel de destinatário da comunicação oficial.
CERTO
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República “Exposição de motivos (EM) é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:
a) propor alguma medida;
b) submeter projeto de ato normativo à sua consideração; ou
c) informá-lo de determinado assunto.
A exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado. Nos casos em que o assunto tratado envolva mais de um ministério, a exposição de motivos será assinada por todos os ministros envolvidos, sendo, por essa razão, chamada de interministerial.
A redação dos atos normativos deve permitir que cada cidadão, a partir de suas condições próprias de leitura, atribua ao texto legal sua própria interpretação.
ERRADA.
A redação dos atos normativos NÃO deve permitir que cada cidadão, a partir de suas condições próprias de leitura, atribua ao texto legal sua própria interpretação. O cidadão deve ser capaz que apreender o sentido real que o redator quis passar e não divagar acerca dele. Divagações não são permitidas.
Embora estabeleça parâmetros para o uso da língua em redações oficiais, o MRPR rejeita a adoção de um padrão de escrita baseado em uma linguagem administrativa específica, alheia à evolução natural da língua.
CERTO.
O enunciado afirma que embora estabeleça parâmetros para o uso da língua em redações oficiais, o MRPR rejeita a adoção de um padrão de escrita baseado em uma linguagem administrativa específica, alheia à evolução natural da língua. Afirmação correta, pois a língua é viva e passa por modificações.
A administração não pode ficar desatualizada, deve seguir as tendências contemporâneas da linguagem. Caso fique alheia à evolução, corre o risco de utilizar um linguajar antiquado, retrógrado e até ininteligível, o que não condiz com as necessidades atuais da sociedade globalizada e nem do trabalho em si.
De acordo com a legislação vigente, o e-mail institucional tem valor documental e, por isso, deve ser aceito como documento original.
ERRADO.
A questão está errada, pois nem sempre o e-mail institucional terá valor documental.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, para que o e-mail tenha valor documental, deve existir certificação digital que ateste a identidade do remetente (Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001).
Entre as características da redação oficial incluem-se a objetividade, a impessoalidade e a informatividade.
ERRADO.
A questão está errada, pois uma das características da redação oficial é a formalidade.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial possui os seguintes atributos:
a) clareza e precisão;
b) objetividade;
c) concisão;
d) coesão e coerência;
e) impessoalidade;
f) formalidade e padronização;
g) uso da norma padrão da língua portuguesa.
A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos, podendo, por isso, os assuntos objetos dos expedientes oficiais ser tratados tanto de forma pessoal quanto impessoal.
ERRADA.
A banca exige o conhecimento acerca da Redação Oficial.
Entenda, embora as comunicações oficiais do Poder Público tratem de assuntos do interesse público, a redação não pode ser dotada de pessoalidade, uma vez que quem comunica é sempre o serviço público.
A Impessoalidade é parte dos princípios constitucionais/administrativos. De modo que, os atos da administração pautem-se pelo interesse público, não havendo privilégios ou intenção de prejudicar alguém. Na comunicação oficial deve-se atentar para a ausência de impressões pessoais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do assunto tratado.
Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino, como no seguinte exemplo: Ministra de Estado.
CERTA.
A banca exige o conhecimento acerca da Redação Oficial. Os termos dos cargos dos signatários, assim como assessórios dos pronomes de tratamento, devem acompanhar o gênero da pessoa, por exemplo:
Ministra de Estado
Secretária-Executiva interina
Técnica Administrativa
Coordenadora Administrativa
O pronome Vossa Excelência deve ser utilizado para fazer referência de forma indireta a autoridades, como no seguinte exemplo: A Vossa Excelência, o Ministro de Estado da Educação.
ERRADA.
A banca exige o conhecimento da Redação Oficial. O erro da afirmativa da questão está no exemplo mal elaborado. Nesse caso, a aplicação correta seria:
A Sua Excelência o Ministro de Estado Chefe da Casa Civil
O texto do documento oficial, padrão ofício, deve seguir a seguinte padronização de estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão, sendo facultativo o desenvolvimento nos casos em que há apenas encaminhamento de documentos.
CERTA.
A banca exige o conhecimento acerca da Redação Oficial. A afirmativa da questão trata corretamente das partes do texto do documento oficial. Nos casos em que não houver encaminhamento de documentos, o texto dividir-se-á em:
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão.
Quando houver encaminhamento de documento, teremos apenas Introdução e Desenvolvimento.