Informática Flashcards
No padrão Ethernet, uma largura de banda de 10 Gbps corresponde a uma largura que permite a transmissão de até 10 bilhões de bits por segundo.
CERTO
O padrão Ethernet é genericamente associado à rede cabeada e pode apresentar diferentes velocidades. Considerando a variante cuja largura de banda é de 10 Gbps, devemos entender que o giga representa bilhão e que serão transmitidos 10 bilhões de bits por segundo.
Em cada tipo de rede, temos uma tecnologia diferente, as redes locais cabeadas seguem um padrão IEEE 802.3 denominado Ethernet. As redes Ethernet evoluíram ao longo do tempo, oferecendo transmissões cada vez mais rápidas. São exemplos de padrões Ethernet e suas respectivas velocidades:
● Ethernet, 10Mbps
● Fast Ethernet, 100 Mbps
● Gigabit Ethernet, 1Gbps
● 10 Gigabit Ethernet, 10Gbps
● 40G Ethernet, 40Gbps
As terminologias são importantes para concursos públicos e devemos saber que o b minúsculo representa a abreviação do bit e o B maiúsculo representa a abreviação de byte. Um byte é igual a 8 bits, sendo assim, são unidades de medida diferentes.
As redes de computadores usam vários tipos de conexões físicas para se interligarem, como fios de cobre, fibras óticas e sinais de rádio.
CERTO
Os fios de cobre são utilizados nos cabos par trançado e coaxial, a fibra óptica pode ser derivada de vidro ou plástico e as conexões sem fio, atualmente, utilizam principalmente sinais de rádio.
Ao utilizar um navegador web típico para visitar os sites na internet, o usuário notou a existência do ícone com um cadeado fechado na barra de endereços do navegador. A presença desse ícone indica que: A comunicação entre o navegador e o site é criptografada.
CERTO
O cadeado fechado ao lado da URL é exibido com o uso do HTTPS e indica um acesso seguro, criptografado. Com um clique no cadeado, é possível, também, obter informações adicionais de segurança que possam assegurar a autenticidade do servidor.
No contexto de acesso remoto a computadores, o protocolo que utiliza criptografia para acesso a um computador remoto, permitindo a execução de comandos, transferência de arquivos, entre outros, é o: SSH.
CERTO
Um usuário acessa um site de internet cujo endereço é https://www.legislation.gov.uk/
O website está ligado a uma entidade governamental do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
CERTO
Embora o Google detenha o domínio do mercado, há buscadores concorrentes com significativo número de usuários.
CERTO
Buscadores de internet não possuem utilidade significativa, visto que o número de páginas é diminuto e pode ser facilmente decorado pelos usuários.
ERRADO
Os buscadores de internet, inclusive o mecanismo do Google, estão caindo em desuso por conta dos smartphones e do metaverso.
ERRADO
As empresas podem oferecer diversos serviços via web para seus clientes e fornecedores por meio de uma tecnologia de rede de computadores que permite o compartilhamento de dados, serviços e aplicações mediante autenticação segura. Conceito de Extranet.
CERTO
Basicamente a Intranet é uma rede aberta atendendo colaboradores internos.
ERRADO
Rede fechada (pivada).
Em especial a Extranet foca em atender clientes e parceiros comerciais.
CERTO
Via VPN (na internet).
Por meio do Google Chrome mais recente, André necessita acessar, a partir do seu dispositivo móvel, os dados armazenados na sua estação de trabalho, referentes à navegação que ele realizou também usando o Google Chrome mais recente. Nessa situação, André terá sucesso se efetuar login no Google Chrome com o mesmo usuário na estação de trabalho e no dispositivo móvel, o que lhe permite ter acesso às senhas, ao histórico e aos favoritos em todos os dispositivos configurados.
CORRETO.
Isso mesmo, André terá que efetuar login com o mesmo usuário e isso permitirá que ele tenha acesso às senhas, ao histórico, favoritos, etc. Ou seja, iria permitir sincronizar configurações salvas, tais como senhas, favoritos, histórico, entre outros.
Dessa forma, o usuário consegue usar o navegador do meu notebook com a mesma configuração do navegador do computador.
Em determinado computador, no histórico de navegação de um usuário do Google Chrome, observou-se que havia, na lista de endereços acessados, mais sítios com endereços iniciados com https:// do que com http://. Nessa situação, com base somente nessa informação, conclui-se que esse usuário acessa mais sítios de intranet do que de Internet, uma vez que uma das prerrogativas da intranet é o caráter limitado ao seu acesso.
ERRADA.
O fato de um determinado usuário acessar mais sítios com endereços iniciados com https:// do que com http://, NÃO quer dizer que esse usuário acessa mais sítios de intranet do que de Internet, pois tanto a intranet quanto a internet são redes de computadores baseadas na Pilha de Protocolos TCP/IP e utilizam os mesmos protocolos.
Dessa forma, é possível apenas observar que o usuário acessa um determinado site seguro com criptografia (https://) e inseguro sem criptografia (http://).
O Internet Explorer 11 permite a abertura de arquivos com extensões htm e html armazenados localmente no computador.
CERTO.
Navegadores web, como o Internet Explorer 11, são programas que permitem abrir e visualizar páginas codificadas em HTML, exibindo-as com uma formatação compreensível ao usuário comum.
Os conteúdos HTML tanto podem ser recebidos de um servidor, quando uma página HTML é retornada, quanto a partir de arquivos HTML, armazenados na máquina localmente. Tais arquivos normalmente possuem as extensões .html ou .htm.
O Internet Explorer é um editor de páginas web que permite ao usuário, durante uma consulta, alterar a página visitada, de modo a criar links aleatórios a outras páginas e, com isso, facilitar o acesso de outros usuários.
ERRADO.
Na verdade, o Internet Explorer um NAVEGADOR DE PÁGINAS WEB e não de um editor de páginas. Ele foi desenvolvido pela Microsoft e a sua principal função é disponibilizar acesso a recursos necessários para as pessoas na internet.