Poder Judiciário Flashcards
Qual a composição da Justiça Comum? E a da Especial? O STJ compõe qual dessas Justiças?
Justiça Comum =
Justiça Estadual (TJs + Juízes de Direito) + Justiça Federal (TRFs + Juízes Federais).
Justiça Especial = Justiça do Trabalho + Justiça Eleitoral + Justiça Militar.
O que acontece se a proposta orçamentária do Poder Judiciário for encaminhada em desacordo com os limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias?
O Poder Executivo procederá aos ajustes necessários para fins de consolidação da proposta orçamentária anual
Qual o prazo para que o magistrado de primeiro grau adquira vitaliciedade? Durante seu estágio probatório, como ele pode perder o cargo?
Após 2 anos de exercício. No estágio probatório, o juiz poderá perder o cargo por deliberação do Tribunal a que esteja vinculado (art. 95, I, CF).
Qual o prazo para que o magistrado de primeiro grau faça jus à garantia da inamovibilidade? Essa garantia é absoluta?
Não há prazo para aquisição da inamovibilidade – o magistrado já possui tal garantia desde sua posse.
A inamovibilidade não é uma garantia absoluta: o juiz poderá ser removido por motivo de interesse público, por decisão da maioria absoluta do respectivo
tribunal ou do CNJ, conforme art. 93, VIII, CF/88:
Um magistrado pode, havendo compatibilidade de horários, acumular seu cargo com o de técnico de universidade?
Não, o juiz só pode acumular seu cargo com cargo ou função de magistério, conforme art. 95, parágrafo único, I da CF:
Qual o prazo da quarentena ao qual está submetido o juiz que se aposenta? Ele pode exercer a advocacia antes desse período?
Três anos, conforme art. 95, parágrafo único, V da CF:
Antes disso o juiz aposentado pode exercer a advocacia, desde que não seja no juízo ou tribunal do qual se afastou
O tribunal pode recusar a promoção por antiguidade do juiz mais antigo?
Sim, mas somente pelo fundamentado de dois terços de seus membros, conforme procedimento próprio, e assegurada ampla defesa, repetindo-se a votação até fixar-se a indicação, conforme CF, art. 93, II, “d”:
O órgão especial, que pode ser constituído nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, deve possuir quantos membros?
Esse órgão poderá exercer atribuições administrativas ou jurisdicionais?
No mínimo 11 e no máximo 25 membros, podendo exercer tanto atribuições jurisdicionais quanto administrativas, nos termos da CF, art. 93, XI:
Qual a quantidade de integrantes que deverá conter a lista enviada pelo TRF ao Poder Executivo para ocupar vaga nesse tribunal pertencente ao quinto constitucional?
3 integrantes – lista tríplice, conforme parágrafo único do art. 94 da CF:
Qual a composição do CNJ?
Segundo o art. 103-B, CF/88, o CNJ compõe-se de 15 membros
Descreva o processo de escolha do Presidente e Ministro-Corregedor do CNJ. Qual deles ficará excluído da distribuição de processos no tribunal?
Por disposição constitucional, o Presidente do CNJ é o Presidente do STF e o Ministro-Corregedor é o Ministro do STJ, conforme §§ 1º e 5º do art. 103-B:
Conforme § 5º acima, o Ministro-Corregedor ficará excluído da distribuição de processos no Tribunal, ou seja, no STJ - no CNJ recebe processos normalmente!
Caso um magistrado pratique conduta que necessite exame por meio de processo disciplinar, o CNJ, se desejar examinar o caso, precisa esperar a atuação do tribunal ao qual o referido magistrado está vinculado?
Não precisa esperar a atuação do tribunal, já que a competência correcional e disciplinar é concorrente entre os Tribunais e o CNJ
A quem compete o julgamento dos membros do Congresso Nacional por crime comum? E por crime de responsabilidade?
Nos crimes comum, a competência originária para julgamento é do STF
Por outro lado, a rigor, os membros do Congresso Nacional não praticam crimes de responsabilidade (portanto não existe órgão que os julgue por tais crimes),
embora possam perder seu mandato por quebra de decoro parlamentar (art. 55, II), a partir de decisão da respectiva Casa (art. 55, § 2º)
A quem compete o julgamento do habeas corpus quando o sujeito ativo ocupar o cargo Ministro de Estado? E quando o Ministro de Estado
figurar como sujeito passivo?
Os Ministros de Estado e os Comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica possuem habeas corpus julgado:
a) pelo STJ, quando forem autoridades coatoras
b) pelo STF, quando forem pacientes, a competência será do STF
A quem compete o julgamento do mandado de segurança contra ato do Tribunal de Contas da União? E do STJ?
O STF julga o mandado de segurança contra atos do Tribunal de Contas da União (CF, art. 102, I, “d”), porém é o STJ que julga o mandado de segurança contra atos do próprio STJ (CF, art. 105, I, “b”).
Regra importante: o mandado de segurança e o habeas data contra o ato de um Tribunal será sempre julgado no próprio Tribunal. Entretanto, tal regra não vale para os tribunais de contas, somente para aqueles integrantes do Poder Judiciário