Poder Judiciário Flashcards

1
Q

Quais as funções típicas e atípicas do Poder Judiciário?

A

Este tem como função típica a jurisdicional. Tem função atípica de natureza legislativa (elabora seu regimento interno) e de natureza executivo-administrativa (administração interna do órgão).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Cite alguns órgãos do Poder Judiciário.

A

Os órgãos do Poder Judiciário são: o STF, CNJ, STJ, TST, TRFs e juízes federais, Tribunais e juízes do trabalho, Tribunais e juízes eleitorais, Tribunais e juízes militares e, também, os tribunais e juízes dos estados e do DF.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais cargos que, para a posse, dependem de sabatina do Senado Federal? Qual o quórum de aprovação?

A

Para integrar o STF, STJ, TST e CNJ precisa de aprovação da maioria absoluta dos membros. Já para assumir cargo no STM, precisa da aprovação da maioria simples dos membros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é o Quinto Constitucional?

A

É a reserva de um quinto dos lugares no TRF, TST, TRT e nos Tribunais dos Estados e do DF para membros do Ministério Público e da advocacia, com mais de dez anos de carreira.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como se dá a escolha do magistrado que ocupará a vaga em decorrência do quinto constitucional?

A

Os órgãos de representação das respectivas classes elaboram uma lista sêxtupla. Esta é reduzida pelo Tribunal para uma lista tríplice, a qual será enviada ao Executivo que, nos vinte dias subsequentes, escolherá um componente da lista para nomeação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como se dá a formação da lista sêxtupla caso não tenha membros o suficiente com mais de dez anos de carreira?

A

O STF determinou que é possível a formação da lista sêxtupla com membros que não cumprem o requisito do tempo de carreira, quando não tenha membros suficientes que cumprem. Diz-se que essa interpretação feita pela Corte aproximava do ideal do “pensamento do possível”, ou seja, entre os vários caminhos decisórios possíveis, optou-se pelo que melhor realizava a Constituição em sua integralidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que são as garantias institucionais do Poder Judiciário? Explique a autonomia orgânico-administrativa e a autonomia financeira.

A

As garantias institucionais visam proteger o Judiciário como um todo e buscam tutelar este Poder na sua relação com os demais.
A autonomia orgânico-financeira se manifesta em âmbito administrativo e legislativo. Elas são concernentes à capacidade que os Tribunais possuem de estruturação, gestão e funcionamento, desempenhadas sem qualquer ingerência dos demais Poderes.
A autonomia financeira garante recursos ao Poder Judiciário e alguma discricionariedade para utilizá-los. Pode, também, elaborar suas propostas orçamentárias, observados os limites da lei.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que é e quais são as garantias funcionais?

A

As garantias funcionais permitem ao magistrado o cumprimento de suas atribuições constitucionais e legais com a necessária imparcialidade e liberdade diante de eventuais ingerências externas. São garantias de independência e de imparcialidade. Dentre as garantias de independência inserem-se as garantias de vitaliciedade, inamovibilidade e a irredutibilidade de subsídios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é o CNJ? Como é a sua composição?

A

É um órgão com atribuições exclusivamente administrativas, desprovido de competências jurisdicionais, para controlar a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, bem como fiscalizar os juízes no cumprimento de seus deveres funcionais. É composto por quinze membros, com mandato de dois anos, sendo admitida apenas uma recondução.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais são as competências do CNJ? É um rol taxativo ou exemplificativo?

A

As competências do Conselho estão elencadas na Constituição de modo exemplificativo. Elas, no geral, visam alcançar maior eficiência na prestação dos serviços judiciais; outras tem o intuito de firmar a moralidade; algumas visam ofertar a prestação de serviços ao cidadão; estabelecer tarefas de gestão do Poder Judiciário. Têm, também, atribuições de política judiciária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A instauração de PAD contra magistrados pelo CNJ depende da inércia do Tribunal? Explique.

A

Não. O CNJ possui competência originária e concorrente com os Tribunais para instaurar procedimentos administrativos disciplinares aplicáveis a magistrados. Portanto, o órgão não deve aguardar a atuação, ou omissão, do Tribunal de origem antes de agir.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em quais argumentos se pautou o questionamento quanto a constitucionalidade do CNJ? Qual foi a decisão final do STF?

A

Alegavam que o CNJ seria uma ofensa ao princípio da separação de Poderes e uma lesão ao pacto federativo. O primeiro destes argumentos foi rejeitado, uma vez que os membros que integram o CNJ são integrantes do próprio Poder Judiciário. Além disso, o Conselho não tem função jurisdicional, logo não interfere na independência e autonomia do Judiciário. Quanto ao argumento de lesão ao pacto federativo, este também foi rejeitado, uma vez que o órgão tem caráter nacional. Assim sendo, o STF afirmou a constitucionalidade do Conselho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que são as súmulas e qual o objetivo delas?

A

As súmulas são enunciados que explicitam, de maneira concisa, a interpretação de um Tribunal a respeito de determinados temas. Elas têm o objetivo de descongestionar o Tribunal, por meio de fixação de entendimento a cerca de um assunto corriqueiramente apresentado e, também, para uniformizar as respostas estatais ofertadas aos jurisdicionados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais são os requisitos constitucionais para uma súmula ser considerada vinculante?

A

Existência de reiteradas decisões sobre a matéria constitucional; controvérsia atual que acarrete grave insegurança jurídica ou a multiplicação de processos idênticos; e a aprovação de 2/3 dos membros da Corte (oito ministros).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quem são os legitimados para provocar o STF para cancelar, rever ou editar uma súmula vinculante?

A

Somente o STF tem competência para editar, rever e cancelar os enunciados das súmulas vinculantes, o que pode ser feito de ofício (mediante apresentação de proposta por um dos ministros) ou por provocação daqueles que são legitimados a propor ADI, pelo defensor público geral da união e pelos tribunais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Os Municípios tem legitimidade para provocar o STF para rever ou cancelar uma súmula vinculante? Explique.

A

Os Municípios têm legitimidade incidental, vez que podem fazer isso apenas no curso de um processo em que sejam parte.

16
Q

Quais são os motivos que ensejam a revisão, edição ou cancelamento de uma súmula vinculante?

A

É preciso que haja: evidências de superação da jurisprudência do STF no trato do assunto, modificação substancial de contexto político, econômico ou social e alteração legislativa quanto a matéria.

17
Q

A partir de quando as súmulas vinculantes aprovadas começam a ter eficácia? É possível fazer a modulação dos efeitos?

A

A súmula com efeito vinculante tem eficácia imediata, a partir da publicação do enunciado na imprensa oficial. Contudo, o STF poderá realizar a modulação temporal de efeitos, ou seja, restringir os efeitos vinculantes ou decidir que só tenha eficácia a partir de outro momento.

18
Q

A proposta de cancelamento ou edição de uma súmula vinculante autoriza a suspensão dos processos em que se discute a mesma questão?

A

Não.

19
Q

O STF e os demais poderem estão vinculados pelo teor da súmula? Explique.

A

O pleno do STF não fica vinculado pelo teor da súmula, uma vez que está autorizado a revê-la ou cancelá-la. Contudo, os Ministros, individualmente, e as duas turmas devem segui-las. Os Poderes Executivo e Legislativo, por sua vez, ficam vinculados a súmula, salvo quando estiverem no exercício da produção normativa.

20
Q

Quando deve ser utilizada a reclamação constitucional?

A

Utilizada quando uma decisão judicial ou ato administrativo contrariar enunciado de súmula vinculante, negar-lhe vigência ou aplicá-la indevidamente. Caso o STF julgue procedente a reclamação, anulará o ato administrativo ou cassará a decisão judicial impugnada, determinando que outra seja proferida.