Poder Executivo Flashcards
Quais as funções típicas e atípicas do Poder Executivo?
Este tem função típica de administrar a coisa pública, exercer a chefia de estado, de governo e da Administração Pública Federal. Tem função atípica de natureza legislativa (MP e leis delegadas) e de natureza jurisdicional (dirimir os conflitos internos).
O que é sistema de governo? Qual o adotado pelo Brasil?
É a forma de identificar o modo como se desenvolve a relação entre os Poderes dentro de um Estado, em especial entre o Executivo e Legislativo. O Brasil adota o sistema presidencialista.
Quanto aos sistemas de governo: diferencie o sistema presidencialista do parlamentarista.
- Presidencialista: Há completa independência política entre os dois poderes. As funções executivas estão todas concentradas no próprio Poder Executivo. Neste, a chefia é una, concentrando-se a chefia de Estado e de Governo em uma só autoridade: o Presidente da República.
- Parlamentarista: Os poderes se articulam com relativa interdependência. Uma parcela da função executiva será deslocada para ser exercida pelo Legislativo. Neste, a chefia é dual, sendo a chefia de Estado exercida pelo monarca e a chefia de Governo pelo Primeiro-Ministro.
Qual o dia da posse do Presidente, Vice e Governadores?
A posse do Presidente e do Vice é no 5 de janeiro do ano seguinte ao do pleito eleitoral. Esta se dará a partir das eleições de 2026. No caso dos Governadores, a posse será no dia 6 de janeiro do ano seguintes às eleições.
O que acontece caso o Presidente e o Vice não apareçam para tomar posse na data fixada?
Não comparecendo o Presidente e o Vice para tomar posse na data fixada, estes serão declarados vagos depois de decorridos dez dias, salvo se houver motivo de força maior. Se não houver justificativa, após dez dias os cargos serão declarados vagos pelo Congresso Nacional, em verdadeiro ato político, devendo o Congresso convocar nova eleição direta em até noventa dias.
O que acontece se apenas o Vice comparecer a posse e o Presidente não, injustificadamente? E se apenas o Presidente comparecer?
Se o Presidente não comparecer a posse injustificadamente, mas comparecer o Vice, este assume o cargo de Presidente definitivamente. Caso somente o Presidente compareça, ele assumirá e governará sozinho, permanecendo o cargo de Vice vago até o final do mandato.
Diferencie impedimento e vacância do cargo.
O impedimento é um afastamento temporário do cargo. A vacância, por sua vez, é a impossibilidade categórica e decisiva de exercer a função.
O que acontece caso o Presidente esteja impedido/cargo vacante? E se for o Vice?
Se o Presidente se ausentar das suas funções, temporária ou definitivamente, pertence ao Vice a atribuição primária de substituí-lo. Estando o Vice impedido, o Presidente governará sozinho enquanto durar o seu afastamento. O mesmo ocorrerá em caso de vacância.
Quem assume em caso de impedimento simultâneo do Presidente e do Vice?
Em caso de impedimento simultâneo do Presidente e do Vice, obedece-se a linha de substituição presidencial, a saber: 1º Presidente da Câmara dos Deputados, 2º Presidente do Senado Federal e 3º Ministro Presidente do STF.
O que acontece em caso de vacância simultânea do Presidente e do Vice nos dois primeiros anos de mandato? E nos dois últimos?
No caso de vacância simultânea, haverá novas eleições e os substitutos eventuais assumem até serem realizadas. Se esta se der nos dois primeiros anos do mandato presidencial, deverá ser organizada nova eleição direta em até noventa dias. Em caso de vacância nos últimos dois anos do mandato, será feita eleição indireta, realizada pelo Congresso Nacional, em até trinta dias.
As regras atinentes ao impedimento e vacância do Presidente e Vice se aplicam em âmbito estadual ao Governador e seu Vice? Explique.
Esta não é uma norma de repetição obrigatória. Então, as Constituições estaduais regulamentarão, livremente, as normas de sucessão do Governador e Vice, mas não pode suprimir completamente as eleições. Esta possibilidade decorre da capacidade de autogoverno.
Quem são os substitutos eventuais em caso de impedimento simultâneo ou dupla vacância no âmbito estadual? E distrital?
Os substitutos eventuais em caso de impedimento simultâneo ou dupla vacância no âmbito Estadual são: o Presidente da Assembleia Legislativa e o Presidente do Tribunal de Justiça local. Em âmbito Distrital, por sua vez, são: o Presidente da Câmara Legislativa e o Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Quem são os substitutos eventuais em caso de impedimento simultâneo ou dupla vacância no âmbito municipal?
É o Presidente da Câmara Municipal. Convém que a Lei Orgânica inclua, na sequência, o Vice-Presidente da Câmara Municipal.
O que são os órgãos consultivos do Poder Executivo? Quais são eles?
São órgãos superiores de consulta do Presidente para assuntos de acentuada relevância nacional, emitindo pareceres meramente opinativos, que não vinculam o Presidente. São eles: o Conselho da República e o Conselho da Defesa Nacional.
Quando será acionado o Conselho da República?
Quando o Presidente preside este Conselho ele o faz enquanto chefe de governo, de estado ou da administração federal?
O Conselho da República será acionado para pronuncia-se sobre questões internas e, também, sobre os demais temas relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.
Quando o Presidente preside o Conselho da República ele o faz enquanto chefe de Governo.