Direito da Nacionalidade Flashcards

1
Q

Conceitue nacionalidade.

A

É o vínculo jurídico-político que liga o indivíduo a um determinado Estado, tornando-o um componente do povo, o que o capacita a exigir a proteção estatal, fruição de prerrogativas e, também, o sujeita ao cumprimento de deveres.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como, normalmente, os Estados definem se empregarão o critério territorial ou o critério sanguíneo?

A

Os Estados de formação recente, tipicamente de imigração, empregam o critério territorial com o intuito de vincular os imigrantes ao solo, integrando-os ao país por meio da nacionalização dos seus descendentes. Por outro lado, países de emigração normalmente adotam critérios sanguíneos, evitando perder o vínculo com os descendentes dos seus nacionais que para outras terras se foram.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Para definição dos brasileiros natos, o Brasil adota o critério territorial ou sanguíneo?

A

O art. 12, I, da CF traz as hipóteses nas quais o brasileiro é considerado nato. A alínea “a” é decorrente da aplicação do critério territorial. As alíneas “b” e “c” adotam um critério sanguíneo, em nítida mitigação à exclusividade do critério territorial. Contudo, este critério não está sozinho, ele sempre vem conjugado com algum outro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Explique as mudanças ocorridas quanto a hipótese prevista na alínea “c” do art. 12, CF, a saber, o registro em repartição brasileira competente.

A

Esta possibilidade foi instituída pelo Poder Constituinte Originário na redação original da Constituição de 1988. Contudo, foi suprimida pela Emenda Constitucional de Revisão em 1994 e apenas voltou a ser possível com uma Emenda Constitucional de 2007. Para restaurar o prejuízo das pessoas que não puderam usufruir dessa possibilidade de 1994 a 2007, inclui-se o art. 95 da ADCT, a qual previa que essas crianças poderiam agora ser registradas na repartição diplomática ou consular brasileira competentes ou em um ofício de registro para adquirirem a condição de brasileiros natos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Em relação a hipótese de critério sanguíneo, somado a um critério residencial e confirmação após completada a maioridade, o menor de idade não terá a nacionalidade até que tenha idade suficiente para realizar essa confirmação? Explique.

A

Não. Se o menor de idade preenche o critério residencial é concedida a ele uma nacionalidade primária provisória, que fica sob condição suspensiva a partir da maioridade, que somente será superada com a opção confirmativa. Esta última, quando efetivada, operará efeitos ex tunk.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Diferencie nacionalidade primária da nacionalidade secundária.

A
  • Primária/Originária: resultante de fato natural, o nascimento
  • Secundária/Adquirida:resultante de ato voluntário, a naturalização
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Explique a aquisição de nacionalidade secundária de forma tácita. Essa é possível no Brasil?

A

A nacionalidade tácita determina que os estrangeiros residentes adquirirão automaticamente a nacionalidade do Estado em cujo território se encontram, caso não declarem, dentro de determinado período, o ânimo de permanecerem estrangeiros, ou seja, portadores da sua nacionalidade de origem.
No Brasil havia esta possibilidade nas Constituições de 1824 e 1891. Atualmente, a Constituição de 1988 não prevê esta espécie de naturalização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Explique a aquisição de naturalidade secundária de forma expressa. Esta é admitida no Brasil?

A

A naturalização expressa é a única admitida pelo atual documento constitucional. Esta é possível através da declaração volitiva do interessado e pode se dar de forma ordinária ou extraordinária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Explique a aquisição de naturalidade secundária de forma expressa ordinária.

A

É um procedimento administrativo que depende da decisão final do Presidente da República e produz efeitos ex nunk após publicada no Diário Oficial da União.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Explique a aquisição de naturalidade secundária de forma expressa extraordinária.

A

Nesta, o simples preenchimento de todos os requisitos constitucionais é suficiente à aquisição da nacionalidade. Existe direito público subjetivo à naturalização extraordinária, ou seja, não há discricionariedade do Presidente da República. Após preencher os requisitos, basta requerer a nacionalidade que alcançará a condição de naturalizado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

É possível haver tratamento diferenciado entre brasileiros natos e naturalizados?

A

Em decorrência do princípio da igualdade, não podem haver distinções entre natos e naturalizados. Contudo, existem algumas hipóteses taxativas em que a diferenciação é admitida. São elas: relativa a cargos, funções, à propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão e à extradição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que justifica que somente brasileiros natos possam ocupar certos cargos?

A

Existe essa distinção em relação a ocupação dos cargos porque ou esses agentes compõem a linha sucessória presidencial ou por razões de segurança nacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quanto aos membros do STF e STJ, eles podem ser brasileiros naturalizados?

A

Membros do STF devem ser brasileiros natos. Já os ministros do STJ podem ser brasileiros natos ou naturalizados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é extradição?

A

É o ato através do qual um determinado Estado entrega um indivíduo, que está sendo acusado de um crime ou já foi condenado pela atividade delituosa à justiça de outro Estado, que postula o direito de julgá-lo e puni-lo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Diferencie a extradição ativa da passiva.

A
  • Extradição ativa: o Brasil requisita a outro Estado a extradição.
  • Extradição passiva: outro Estado requer a extradição ao Brasil.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Em quais hipóteses brasileiros natos e naturalizados podem ser extraditados?

A

Os brasileiros natos não podem ser extraditados em hipótese alguma (extradição passiva). Já os brasileiros naturalizados podem ser extraditados em duas situações: em razão da prática de um crime comum antes da naturalização e na hipótese de envolvimento comprovado com o tráfico ilícito de entorpecentes ou drogas afins.

17
Q

Como ocorre a extradição quando mais de um Estado requer esta quanto a mesma pessoa?

A

Quando mais de um Estado requer a extradição da mesma pessoa, pelo mesmo fato, terá preferência o pedido daquele em cujo território a infração foi cometida. Se forem crimes diversos, tem preferência onde cometeu o crime mais grave; ou quem pediu primeiro; ou o Estado de domicilio do extraditando.

18
Q

Cite algumas hipóteses na qual há o impedimento à extradição.

A

Quando a pessoa for brasileiro nato; o fato não for considerado crime no Brasil ou no requerente (dupla tipicidade); o Brasil for competente para julgar o crime; a lei brasileira impuser ao crime pena inferior a 2 anos; o extraditando tiver respondendo a processo no Brasil pelo mesmo fato; punibilidade extinta pela prescrição; fato for crime político ou de opinião; o extraditando tiver de responder perante tribunal de exceção; o extraditando for beneficiário de refúgio ou asilo territorial; possibilidade de se impor pena de prisão perpétua ou de morte.

19
Q

Existe um impedimento a extradição quando houver possibilidade de se impor pena de prisão perpétua ou de morte ao extraditando. Qual a hipótese na qual, mesmo diante desta possibilidade, torna-se possível a extradição?

A

Para que neste caso seja possível a extradição, o Estado requerente deverá assumir formalmente, perante o governo brasileiro, o compromisso de respeitar a pena extrema admitida na legislação brasileira, a saber, 40 anos.

20
Q

O extraditado ser casado com brasileira ou ter filho brasileiro impede a extradição?

A

Não. Nos termos da Súmula 421, STF: “Não impede a extradição a circunstância de ser o extraditado casado com brasileira ou ter filho brasileiro”.

21
Q

Aprovada a extradição pelo STF, torna-se uma obrigação do Presidente consumá-la?

A

O Presidente da República tem a faculdade de não consumar a extradição, mesmo que já aprovada pelo STF.

22
Q

O que é a repatriação?

A

É uma medida administrativa de devolução da pessoa em situação de impedimento ao país de procedência ou de nacionalidade.

23
Q

O que é a deportação?

A

Decorre da entrada irregular do estrangeiro em território nacional e consiste na determinação de sua saída compulsória para o seu país de nacionalidade, caso não saia voluntariamente no prazo estipulado. Após devidamente satisfeitos os requisitos legais, o estrangeiro pode retornar ao país.

24
Q

O que é a expulsão e quais as hipóteses em que ela pode acontecer?

A

É medida compulsória que ocasiona na retirada forçada do estrangeiro do território nacional conjugada com o impedimento de reingresso por prazo determinado. Poderá dar causa a expulsão: a prática de crime de genocídio, contra a humanidade, crime de guerra ou crime comum doloso passível de pena privativa de liberdade.

25
Q

De quais formas o brasileiro pode perder a nacionalidade brasileira?

A

A nacionalidade pode ser perdida, por sentença judicial, em virtude de fraude no processo de naturalização e, também, devido a atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático. Além disso, pode ser perdida por pedido expresso perante a autoridade brasileira competente.

26
Q

Uma vez perdida a nacionalidade por pedido expresso, é possível o indivíduo recuperá-la?

A

Sim. A renúncia a nacionalidade não impede o interessado de readquirir sua nacionalidade brasileira originária.

27
Q

É possível a extradição de brasileiro nato que perdeu a nacionalidade?

A

Segundo entendimento do STF, o brasileiro nato que perdeu a nacionalidade brasileira pode enfrentar processo extradicional.